segunda-feira, 31 de março de 2014

Filarmônica de Pasárgada faz único show em Tatuí no dia 10

A Banda Filarmônica de Pasárgada faz, na próxima quinta-feira, dia 10, única apresentação no teatro Procópio Ferreira, do Conservatório de Tatuí. O show, com início às 20h30 e entrada franca, marca o lançamento do primeiro CD do grupo, denominado “O Hábito da Força”. A apresentação é viabilizada pelo Prêmio Funarte de Música Brasileira e integra uma turnê a ser realizada em seis municípios diferentes do Estado de São Paulo – a Filarmônica de Pasárgada também se apresenta em Botucatu, Ribeirão Preto, Campinas, Embu das Artes e Guarulhos.

O primeiro CD do grupo traz repertório de 21 canções inéditas, todas de autoria de Marcelo Segreto, o vocalista. A banda foi formada em 2008 por alunos do curso de música da USP (Universidade de São Paulo), tendo vencido a 17ª edição do Programa Nascente da USP (2009), do I Festival da Canção da UNICAMP (2010), do 41º Festival Nacional da Canção - FENAC (2011). A banda também foi premiada em outros festivais da canção como FAMPOP, Prêmio Botucanto e, em 2011, no Festival de MPB – Certame da Canção, quando ficou em 5º lugar na classificação geral com a música “O Seu Tipo”. Foi, ainda, um dos cinco finalistas do 2° Prêmio Musique do Jornal O Estado de S. Paulo/Rádio Eldorado cujas canções foram enviadas ao compositor Tom Zé e finalista do Festival de Música da Ilha Grande-RJ (2011) e FAM (Ribeirão Preto - 2012).

O grupo é formado por Fernando Henna, Ivan Ferreira, Marcelo Segreto, Migue Antar, Paula Mirhan, Renata Garcia, Rubens de Oliveira e Sérgio Abdalla. Juntos, eles fazem um show marcado por bom humor. Dentre os integrantes, o fagotista Ivan Ferreira é ex-aluno do Conservatório de Tatuí, formado pelo Departamento de Música da ECA-USP sob a orientação do professor Fábio Cury. É integrante da Orquestra de Câmara da USP (OCAM) e atualmente estuda sob orientação de Alexandre Silvério (Osesp).


O Hábito da Força
O CD foi lançado em 2012 por meio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, com produção do renomado Ale Siqueira (Tribalistas, Marisa Monte, Omara Portuondo, Tom Ze, Ana Carolina), projeto gráfico de Guto Lacaz e lançamento pelo selo Coaxo do Sapo de Guilherme Arantes. O disco conta com participações especiais de Luiz Tatit, Ná Ozzetti, Kassin e Lurdez da Luz.
Conforme cita-se em material de divulgação do grupo, “O Hábito da Força é um conjunto de canções que está muito além da maturidade que geralmente se espera de um trabalho inicial: é consistente do ponto de vista musical, poético e conceitual. É autoral, criativo, acessível ao público e dialoga de maneira sensível com outras linguagens artísticas”.
 
Segundo Aylton Escobar, conceituado compositor e regente, "os ritmos e os arranjos de apreciável bom gosto sugerem cenas de mini-óperas populares de grande impacto sobre o palco, mas nada perdendo se ouvidas num CD. Os jogos de sentido e o tempero das palavras nascem de requintada intelectualidade e os recados tem mira certa. Nada e corriqueiro, mas à mão". 

Ao mesmo tempo em que as canções são construídas de uma maneira complexa ao estabelecerem diálogo com as vastas tradições da música e da poesia brasileira, elas buscam simplicidade e acessibilidade. Isso faz do trabalho do grupo algo extremamente promissor. Segundo Gil Jardim, regente titular da Orquestra de Camara da USP, "cada composição tem características distintas, específicas, sendo que todas elas entrelaçam palavras e sons de maneira cativante, inteligente e, acima de tudo, de maneira não previsível. Isso indica uma fonte generosa e abundante de criação".

SERVIÇO
Show Filarmônica de Pasárgada
Lançamento do CD “O Hábito da Força”
Prêmio Funarte de Música Brasileira
Quinta-feira . 10 de abril. 20h30
Entrada franca
Contato: www.filarmonicadepasargada.com.br
Fotos: Edson Kumasata

Nenhum comentário:

Postar um comentário