quinta-feira, 6 de março de 2014

Vacinação gratuita contra o HPV chega pela primeira vez a Tatuí

A vacinação contra o HPV chega pela primeira vez gratuitamente a Tatuí. A imunização contra o Papiloma Vírus Humano acontece entre 10 de março e 10 de abril, em todos os postos de saúde, incluindo as unidades rurais. A campanha é destinada a meninas de 11 a 13 anos.

As doses são fornecidas pelo Ministério da Saúde. A vacina é quadrivalente, ou seja, previne contra quatro tipos de HPV. Dois deles, do tipo 16 e 18, correspondem a 70% dos casos de câncer de colo de útero – que é a segunda modalidade de tumor que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama. O esquema estabelecido pelo Ministério da Saúde é que a segunda dose seja aplicada em setembro e a terceira, e última, após cinco anos. Em 2015, a vacina deverá ser ofertada também para meninas de 9 e 10 anos.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Costa, lembra que 95% dos casos de câncer no país são de colo de útero. “A vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Vacina contra o HPV é uma medida preventiva. Mas, cabe ressaltar que o exame papanicolau continua sendo o método de detecção precoce e eficaz para o câncer de colo uterino”, argumenta. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Tatuí tem 2.876 meninas entre 11 e 13 anos. A meta da campanha é imunizar pelo menos 80% deste total até o final da campanha. Para receber a vacina basta apresentar um documento com foto e o cartão SUS. Veja os horários de cada posto:

Nas quatro unidades básicas de saúde da zona rural, nos bairros Congonhal, Enxovia, Mirandas e Distrito da Americana, mais os postos de saúde do CDHU e Doutor Laurindo, a vacinação acontece entre as 8h e 12h30. Na UBS do Jardim Gonzaga das 8h às 15h. Na Vila Angélica e Santa Rita o horário será das 8h às 16h. Em todos os outros postos, o atendimento acontece das 8h às 17h30.

Um comentário:

Sagye ~ ☆ disse...

É verdade que as escolas também vão oferecer a vacina aos estudantes?

Postar um comentário