domingo, 2 de março de 2014

Produtora de flores comestíveis de Cequilho ganha prêmio Sebrae

A produtora de flores comestíveis, Débora Costa Gaiotto, de Cerquilho (SP), ficou em terceiro lugar na categoria Produtora Rural do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A Cerimônia de Premiação ocorreu na manhã de 25/02, no auditório da sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF).

A cerquilhense disputou a premiação com as finalistas representantes de todos os estados brasileiros e distrito federal, sendo que a vencedora nesta categoria foi Maria de Fátima Mota Barbosa, de Camalaú (PB), que trabalha com a produção de traíra. A prata foi para Maria de Lourdes Zavarese Secchin, pelo trabalho implantado na Fazenda Fortuna, localizada em Nova Venécia (ES).

A final foi disputada por 66 mulheres, sendo que nove foram premiadas, três em cada categoria (Microempreendedora Individual, Produtora Rural e Pequenos Negócios). Todas receberam um selo específico da etapa e uma viagem de capacitação em território nacional. Além de viagens internacionais. Para as nove finalistas o Google vai oferecer uma visita guiada (Google Day), em que as empreendedoras vão conhecer soluções on linepara seus negócios.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que começou com pouco mais de mil candidatas, completa dez anos com número recorde de 6.987 inscrições na edição de 2014, somando até hoje mais de 30 mil participantes: “Três fatores tem ajudado o empreendedorismo feminino: o crescimento do mercado consumidor e da renda familiar, o aumento da escolaridade das mulheres e o avanço da formalização no país”, afirmou o presidente do Sebrae, Luiz Barreto.

Segundo Bruno Caetano, diretor superintendente do Sebrae-SP, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios tem grande importância, pois estimula e acelera o processo de promoção da igualdade no mercado de trabalho. “Queremos que essas mulheres sirvam de exemplo para que outras aceitem o desafio de se tornarem empreendedoras e promovam maior igualdade no País”.

As vencedoras

Ao reaproveitar óleo de cozinha, caixas de leite e garrafas pet para a fabricação de sabão líquido, a empresária Regina Célia de Oliveira conseguiu, além de lucrar com um negócio próprio, contribuir para a preservação do meio ambiente e servir de exemplo e estímulo para a comunidade de Olaria, bairro onde mora, em Vila Velha (ES). Ela faturou o troféu do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na categoria Microempreendedora Individual.

Já Maria de Fátima Mota Barbosa, ganhadora da categoria Produtora Rural, identificou uma oportunidade de negócio ao constatar a diminuição no consumo do peixe traíra em Camalaú, na Paraíba. Após realizar alguns estudos, ela criou uma técnica de retirada de espinhos que agregou valor ao novo produto e garantiu a retomada da traíra no mercado. Uma ideia inovadora e sustentável que ainda gera renda para as mulheres pescadoras da região.

Os biscoitos produzidos pela empresária Rosângela de Melo contam com um toque de inovação. São feitos na fábrica, mas nunca perderam as características artesanais de quando ela começou o negócio, ainda dentro de casa. Graças à inovação no processo de produção e investimento em pesquisas, a empreendedora do município de Pontegi (RN) oferece uma linha de itens diferenciados. Sua marca Produtos Regionais está nas prateleiras dos principais supermercados da região e vende mais de 60 mil biscoitos por mês. A empresária é a vencedora na categoria Pequenos Negócios.

Confira lista das vencedoras:
Categoria Microempreendedora Individual
Ouro – Regina Célia de Oliveira, marca Sabão Lele em Vila Velha (ES).
Prata – Thais Fernandes de Araújo, Presentes Especiais de João Pessoa (PB).
Bronze - Raquel Aparecida da Cruz, instrutora de circo em Curitiba.

Categoria Produtora Rural
Ouro - Maria de Fátima Mota Barbosa, produção de traíra em Camalaú (PB).
Prata - Maria de Lourdes Zavarese Secchin, Fazenda Fortuna em Nova Venécia (ES).
Bronze - Debora Costa Gaiotto, Fazenda Maria em Cerquillo, no interior de São Paulo.

Categoria Pequenos Negócios
Ouro - Rosângela de Melo, empresa Produtos Regionais, produção de biscoitos caseiros em escala industrial em Potengi (RN).
Prata - Maribel Emilia Gaio, Laboratório Vida de Videira (SC).
Bronze – Glaucineide Del Caro, loja Di Quer, loja cama, mesa e banho e móveis interiores em Aracruz, no Espírito Santo.

Foto: Estadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário