sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Tatuí esteve representada no 5º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde


De 19 a 22 de novembro aconteceu o 5º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde na cidade de Manaus, Amazonas. A discussão reuniu representantes de todos os Estados, além do Ministério da Saúde e de Tecnologia. Tatuí foi representada pela gestora municipal de Telessaúde e coordenadora do Projeto Jovem Doutor Maria José Terra que na ocasião recebeu o prêmio “Gente que Faz - Telessaúde” por participar do projeto desde seu início.

O Congresso teve como discussão principal os desafios da telemedicina. Questões técnicas como a necessidade de boa conectividade e equipamentos foram ressaltadas já que o projeto depende dessas ferramentas para atuar efetivamente em suas três frentes de trabaho (teleconsulta, telediagnóstico e teleducação).

A teleconsulta é a segunda opinião médica. Através do sistema em uma consulta, com o paciente presente, o médico pode discutir um exame e sintomas com outro da mesma especialidade para um melhor atendimento e diagnóstico. A teleconsulta pode ser realizada online, com os profissionais conversando em tempo real, ou offline, em que dados clínicos e exames são passados via e-mail para o outro médico que dá sua opinião posteriormente.

O telediagnóstico pode ser exemplificado com casos emergenciais nos quais assim que o paciente chega, os profissionais que estão online, somados ao in loco decidem quais atitudes tomar. Já a teleducação proporciona a constante atualização dos médicos já que disponibiliza diversos cursos e biblioteca virtual.

Os benefícios dessa nova tecnologia são a garantia de atendimento de boa qualidade, menor risco de agravos nos casos, custo de remoção de pacientes, qualificação dos profissionais, redução do isolamento do profissional, melhoria da acessibilidade ao serviço de saúde. Porém para que todos esses pontos sejam postos em prática, Maria José destaca que “a cultura dos médicos seja mudada. Se familiarizem mais com a tecnologia”, diz. Durante o Congresso uma das questões levantadas dói justamente essa, a pouca adesão de profissionais frente a possibilidade da Telessaúde.

Em Tatuí, cerca de 40 casos já foram compartilhados com outros profissionais pela teleconculta para a segunda opinião. Há também outra novidade. Na nova UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Santa Rita será instalado equipamento de Eletrocardiografia, que através do telessaúde terá o exame passado por e-mail ao Emcor (Emergências do Coração) que fará o laudo. O convênio com Encor, a princípio será temporário tendo duração de três meses com limite de 30 exames por mês.

Profissionais da saúde de nível técnico podem fazer parte da Telemedicina. Para se cadastrar é preciso entrar no sitewww.telessauderedes.gov.br. Também há o UNA - SUS (Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde), que disponibiliza cursos virtuais. Para conhecer acesse:www.unasus.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário