sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Doar dinheiro a entidades rende descontos no imposto de renda. Decreto de Tatuí permite que doador escolha a entidade beneficiada.

Do G1 - Pouca gente sabe, mas fazer doações em dinheiro para entidades assistenciais pode se reverter em descontos no imposto de renda para pessoas físicas ou jurídicas. Como para essas entidades atrair recursos é sempre um desafio, uma lei federal foi criada há mais de 20 anos para estimular esta prática. O dinheiro doado é depositado numa conta de um fundo municipal, que faz a distribuição às entidades. Este ano, em Tatuí, interior de São Paulo, um decreto aprovado dá a liberdade para o doador escolher a instituição que deseja beneficiar. Para isso, é preciso ter um projeto aprovado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente O projeto da APAE, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da cidade é chamado de "Suave Caminho".

“Criamos um conselho fiscal que trabalha com os valores que chegam de doações. Nesse ano lançamos a campanha 'Imposto Solidário' para estimular que mais pessoas doem”, explica Rita de Cássia Leme Ramos, diretora administrativa da entidade, que atualmente atende 280 crianças e adolescentes. Cada município trabalha de um jeito e o doador, seja pessoa física ou jurídica, deve pegar o comprovante do depósito e levar ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, que vai informar à Receita Federal. Caso contrário, o doador pode cair na malha fina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário