sábado, 27 de novembro de 2010

Leandro Magrão representará Tatuí no III Encontro Nacional de Conselhos de Juventude, em Brasília

  Tatuí estará representada, de 28 a 30 deste mês, no III Encontro Nacional de Conselhos de Juventude, em Brasília, pelo diretor do Departamento de Juventude da Secretaria de Cultura, LEANDRO MAGRÃO, como prefere ser chamado Leandro de Camargo Barros.
Antes de partir, Leandro concedeu entrevista ao Diário de Tatuí.

1) Onde ocorrerá o evento e em que horário?

Ocorrerá em Brasília nos dias 28, 29 e 30 de Novembro de 2010, no Nobile Lakeside Convention & Resort. O III Encontro Nacional de Conselhos de Juventude é um evento promovido pelo Conselho Nacional de Juventude – Conjuve, sob a responsabilidade da Comissão de Articulação e Diálogo.
  
2) O encontro é voltado para qual público-alvo?

Representantes de conselhos municipais e estaduais de todo o país e convidados de outros países.
  
3) De Tatuí, quem deverá participar do encontro?

Da nossa região administrativa somente Tatuí e Sorocaba terão representantes. Um de cada cidade.

E todas as despesas como passagens aéreas, hospedagem, alimentação, traslados serão por conta do Governo Federal.

 4) Quais serão os temas discutidos no evento?

Seu objetivo principal é socializar as experiências nacionais, estaduais e municipais em torno das Políticas Públicas de Juventude (PPJ). O encontro também se constitui como um espaço de formação para os conselheiros e estimula o progresso da Rede de Conselhos.

 5) Qual é a importância de se discutir juventude, em especial, em Tatuí?

Hoje em Tatuí, segundo dados do Seade (www.seade.com.br), os jovens entre 12 e 29 anos somam aproximadamente 38.567 jovens, cerca de 34,89% da população tatuiana.

É na juventude que garantimos muitas coisas. Qual a profissão que queremos seguir, os valores cristãos, etc... Nosso intuito é mostrar para os jovens que eles podem e devem interferir nas decisões de maneira inteligente e participativa. Os jovens sempre foram atuantes em todas as camadas da sociedade, e estamos tentando levar essa noção de que eles podem ser quem eles quiserem desde que seja um cidadão de bem, um respeitador da ordem e da lei. Nós, como gestores municipais, temos essa preocupação: fazer com que o jovem de hoje seja o cidadão exemplar amanhã.
  
6) Haverá alguma novidade programada para o encontro?

Recentemente foi aprovada a PEC da Juventude - como ficou conhecida a Proposta de Emenda Constitucional nº 42/2008 (antiga 138/2005, de autoria do deputado Sandes Júnior - PP/GO), que regulamenta a proteção dos direitos econômicos, sociais e culturais da juventude, ao alterar a denominação do Capítulo VII do Título VIII da Constituição Federal e modificar seu art. 227, incluindo o termo“JOVEM” no texto da Carta Magna. E iremos discutir sobre a aprovação do estatuto da juventude que foi aprovado pela Comissão especial e agora deverá ser aprovada pelo Plenário da Câmara. Isso tudo aliado a conhecimento de outras realidades, projetos que deram certos e que podemos instituir aqui...

 7) Quais são os grandes desafios para a juventude, em sua opinião?

A prefeitura tem tido um olhar diferente para essa faixa etária que era pouco assistida. Pensa-se muito nas crianças e nos idosos e ficava esquecida essa lacuna ocupada pela juventude. Tanto o Prefeito Gonzaga quanto o Secretário Sr. Jorge Rizek, tem tido uma observância e dedicação enorme em realizar projetos e eventos com a cara do jovem. E os grandes desafios da juventude sem dúvida nenhuma é o trabalho, educação de qualidade e que seja de graça e políticas públicas feitas por/com/para eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário