sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Concerto da Banda Sinfônica Jovem vai do choro ao rock


A Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí apresenta na próxima segunda-feira, 29, às 20h30, concerto cujo repertório variado será o principal destaque. Sob regência do maestro José Antonio Pereira, o concerto terá entrada franca e integra a semana de apresentações de grupos pedagógicos.

No programa, estão obras de Andre Jutras (Barrie North Celebration ), David Gates (If), N. Rimsky Korsakov (Concerto para Trombone e Banda, com solo de Wilder Ivan Paredes), John Tatgenhorst (Bershire), Benedito Rodrigo de Campos (Destino Comum), Max Ferreira (Chorandinho, com solo de Leandro Borges Viginotti), além de outras composições que são “clássicos” do rock como “Sweet Child O’Mine” (de Axl Rose) e “Legends” (de Paul McCartney).
A Banda Jovem Sinfônica é o mais antigo grupo do Conservatório de Tatuí. Originou-se da Corporação São Jorge, banda infanto-juvenil da Fábrica São Martinho de Tatuí. Desde 1983 tem como regente José Antonio Pereira e, sob sua batuta, conquistou prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) e apresentou-se em visita oficial do Rei da Suécia em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.

“Tocamos repertório diversificado, de composição própria para banda passando por solos, arranjos e adaptações de musicais até o rock. Duas composições merecem destaque porque foram feitas por pessoas próximas do Conservatório de Tatuí. O coordenador da área de prática de conjunto, Max Ferreira, traz um chorinho com gosto da cidade de Leme. Outra composição é de Benedito Campos, sargento da Aeronáutica em Pirassununga, principal arranjador e compositor da instituição. Ele tocou na Banda Sinfônica Jovem dos 13 aos 16 anos”, afirmou o maestro.

Conjunto de Metais
Na mesma data, também no Teatro Procópio Ferreira porém às 19h, faz apresentação o Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí, sob regência de Edmílson Baía.

O grupo faz apresentação de obras de Henrique Crespo (Spirit of Brass), Hoagy Carmichael (Stardust, com solo do trompista Adriano Bueno), John Stevens (Dances, com solo de Luciano Vaz Vieira na tuba), Eric Cook (Bolivar, com solo do trombonista Marcelo Bam Bam), Buddy Rich (Mercy Mercy) e Herbie Hancock (Chamaleon – estas duas últimas com solos de bombardino de Marcos Antônio de Almeida).

O Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí teve início no ano de 2009 com o objetivo de motivar os alunos ao aperfeiçoamento das técnicas e o trabalho de repertórios específicos para esta formação, incentivando também a descoberta de novos talentos com a apresentação de alunos como solistas e execuções de peças que têm como compositores alunos do Conservatório de Tatuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário