sábado, 3 de agosto de 2019

Projetos do programa Futuro Cientista são avaliados

Ao todo, 32 grupos apresentaram seus projetos.

02/08/2019 | Alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino que participam do Programa “Futuro Cientista”, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Tatuí e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - campus Sorocaba -, passaram pela primeira avaliação deste ano, realizada nesta quinta-feira (01/08), no auditório do Núcleo de Educação Básica Municipal "Ayrton Senna da Silva" (Nebam), acompanhada pelo diretor do Programa, Fábio de Lima Leite.

Ao todo, 32 grupos apresentaram seus projetos, sendo 9 da EMEF "Profª. Lígia Vieira de Camargo Del Fiol", 7 do Núcleo de Educação Básica Municipal "Ayrton Senna da Silva, 9 da EMEF "Prof. Alan Alves de Araújo" e 7 da EMEF "Profª Maria Helena Machado", somando, aproximadamente, 100 alunos, dos 6º aos 9º anos do Ensino Fundamental, com idade entre 11 e 15 anos.

Os trabalhos apresentados abrangeram diversos temas, tanto da atualidade, como por exemplo o trabalho intitulado “Crise na Venezuela”, quanto de temas históricos, como a Guerra Fria. Também foram apresentados trabalhos sobre teorias científicas, direitos humanos e de curiosidades em geral.

O diretor do Programa “Futuro Cientista”, Fábio de Lima Leite, com o objetivo de estimular os alunos, verifica o andamento dos trabalhos e propõe novos desafios para sua próxima visita, que está prevista para ocorrer a partir do mês de novembro. “O meu trabalho é elaborar o plano de vida desses alunos, e cabe a eles participar do Programa com seriedade e dedicação, porque certamente existem muitas outras crianças que gostariam de ter essa oportunidade”, enfatizou.

O ciclo da atual turma terminará em fevereiro de 2020, quando os alunos concorrerão a prêmios como medalhas, certificados de honra ao mérito e viagens a lugares condizentes com a proposta do Programa, como museus e feiras de ciência.

A supervisora do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, pertencente à Secretaria de Educação da Prefeitura de Tatuí, Márcia Menezes, acompanhou a apresentação dos projetos e destacou a seriedade com que os alunos têm participado do Programa. “Nós estamos vendo uma grande evolução nos trabalhos apresentados pelos alunos e também temos observado uma melhora significativa no desempenho deles em sala de aula. Foi a dedicação por parte dos alunos que permitiu que Tatuí recebesse vários prêmios no ano passado, competindo com nove municípios da região”, ressaltou.

Criado em 2009, o Programa “Futuro Cientista” oferece a alunos de escolas públicas condições para ingressar em universidades, independentemente da área de interesse, por meio do estímulo à busca constante do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário