sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Pais de Julia Abrame adaptam casa após jogo solidário com ex-atletas

Júlia fez transplante em fevereiro deste ano. Família arrecadou R$ 36 mil em jogo com a presença dos ex-jogadores Túlio Maravilha, Veloso, Batata e Jean Carlo

Por Paola Patriarca, G1 Itapetininga e Região, com edição do DT

Júlia Abrame fez transplante de medula óssea com o pai (Foto: Arquivo Pessoal/Adriana Abrame)

07/09/2018 - A família da pequena Júlia Abrame de Oliveira, de 7 anos, que foi submetida a um transplante de medula óssea com o pai em fevereiro deste ano, conseguiu arrecadar R$ 36 mil para a reforma da casa após o jogo beneficente com ex-jogadores da seleção brasileira e um bingo promovido por moradores, de Tatuí.

Júlia motivou uma fila gigante em outubro do ano passado para doação de medula óssea. Como a família não encontrou um doador 100% compatível, o transplante foi feito com o pai dela no dia 15 fevereiro, que tinha o órgão com 50% de compatibilidade.

No dia 28 de fevereiro, os pais foram informados pela equipe médica que o procedimento “foi um sucesso” e a medula nova “pegou” no corpo da Júlia.

Porém, a casa estaria impossibilitada de receber a menina, pois estava com mofo, rachaduras, bolor e infiltrações. Com isso, campanhas foram feitas para ajudar a família a adaptar o imóvel.

Segundo a mãe Adriana Cristina Delarole Abrame de Oliveira, a reforma da casa foi essencial para que Júlia possa continuar com o tratamento.

A adaptação ocorreu durante quase dois meses e a família retornou para o imóvel no final do mês de agosto.

“A casa estava com infiltrações, rachaduras, bolor e mofo, o que deixava o imóvel impossibilitado, já que com a Júlia transplantada os cuidados serão mais intensos e tudo tem que ser muito higienizado. Graças a Deus conseguimos reformar e estamos na nossa casa. Deus é muito bom e agradeço todo mundo que ajudou”, afirma.

De acordo com Adriana, após sete meses do transplante ter sido realizado, Júlia ainda está com restrições para receber visitas, mas se recupera bem. “Ela está ótima. Está com restrições de visita porque só poderá se vacinar no ano que vem. Mas está muito bem e sou muito agradecida por tudo que aconteceu. Não tem dinheiro que pague ver minha filha ótima. É um recomeço que não tem nem palavras para explicar minha alegria”, afirmou ao G1.

Ainda segundo a mãe, aos poucos a família está retornando para suas atividades de rotina. “Eu voltei a trabalhar, mas no período da noite para a Júlia e a irmã ficarem com o pai. Estamos retomando a vida. É uma sensação ótima e só quem passou pelo que passamos sabe o quanto isso significa”, diz.

Jogo solidário

Ex-jogadores participaram de jogo solidário para ajudar família de Júlia Abrame (Foto: Arquivo Pessoal/Farid Ohamad Jamoul)

Ex-jogadores da seleção brasileira, além de ex-atletas que atuaram no Corinthians, Londrina e Palmeiras, participaram do jogo solidário no Estádio Clube de Campo de Tatuí, no dia 10 de junho.

De acordo com o organizador do evento Farid Ohamad Jamoul, entre os ex-jogadores que participaram estão Túlio Maravilha, Eliseu, Junior, Batata, Rodrigo Costa, Derley, Gustavo Nery, Carlos Alberto, Vitor e Jean Carlo.

Ao G1, Túlio afirmou que foi emocionante ter participado do evento, que teve como objetivo arrecadar dinheiro para que a família da criança possa reformar a casa e continuar com o processo de recuperação da Júlia.

“Foi uma alegria muito grande fazer parte desse evento, de ter participado desse jogo. Eu soube da história da Julinha, fui convidado para a partida e sem dúvida nenhuma aceitei vir de Goiânia para prestar essa solidariedade. Os pais ficaram emocionados e nós também. É emocionante demais. A Júlia ainda foi quem deu o ponto inicial da partida. Foi sensacional”, diz.

Túlio Maravilha participou de jogo solidário em Tatuí (Foto: Arquivo Pessoal/Farid Ohamad Jamoul)

Júlia foi diagnosticada com leucemia há seis anos e os pais lançaram uma campanha nas redes sociais em busca de um doador de medula óssea, já que nem a irmã mais nova é 100% compatível.

Como não encontraram um doador compatível e o organismo da menina não suporta mais quimioterapia, os médicos sugeriram que Júlia fosse submetida ao transplante de medula haploidêntico, que é feito com alguém 50% compatível. No caso, o doador foi o pai.

O jogador da ex-seleção brasileira e ídolo do Botafogo Túlio Maravilha foi uma das principais atrações do jogo.

O pai da Júlia, Antônio Sérgio de Oliveira, disse ao G1 que o sentimento é de gratidão após ter feito o procedimento de doação de medula para sua filha.

“O sentimento agora é de gratidão. A gente faz tudo pelos nossos filhos. Então, pela minha filha, eu faria de novo, mil vezes se fosse necessário, a doação de medula óssea. O que importa é que ela fique bem e se recupere”.

Mais de 1,6 mil pessoas formaram uma fila para se cadastrar como doador de medula óssea para ajudar a Júlia no dia 28 de outubro. O mutirão foi organizado no Centro Médico de Especialidades Médicas (Cemem) por uma amiga da mãe da menina, que é enfermeira e se sensibilizou pela história.

“Fiquei emocionada com tanto amor e carinho das pessoas que se mobilizaram para ajudar uma criança, muitos nem a conhecem, mas deixaram de lado seus afazeres e enfrentaram uma fila para se cadastrar. Além dessas pessoas, recebi mensagem de outros estados e até da Argentina e de Dubai, dizendo que fizeram o cadastro para ajudar a Júlia. Eu só tenho a agradecer”, conta emocionada.

Adriana conta que, além das pessoas que se cadastraram, cerca de 400 pessoas foram dispensadas, pois havia acabado os kits para coleta de sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário