terça-feira, 18 de setembro de 2018

Jazz Combo homenageia compositores brasileiros nesta quarta-feira

Grupo do Conservatório de Tatuí apresenta-se no Teatro Procópio Ferreira nesta quarta-feira, dia 19, com entrada gratuita


18/09/2018 - O Jazz Combo do Conservatório de Tatuí apresenta nesta quarta-feira, dia 19, o concerto “Compositores Brasileiros”, uma homenagem a alguns dos nomes mais consagrados da Música Popular Brasileira – MPB. O grupo sobe ao palco do Teatro Procópio Ferreira às 20 horas. A entrada é gratuita.

“O concerto ‘Compositores Brasileiros’ presta uma homenagem a uma parcela importante da matéria-prima da MPB. Estes senhores têm um papel fundamental na formação estética do estilo e seguem nos surpreendendo com novos ritmos e sonoridade particulares”, comenta o coordenador do grupo, Cláudio Sampaio “Cambé”.

A seleção musical inclui “Tema Teimoso”, de João Donato; “April Child”, de Moacir Santos; “Improviso” e “São Salvador”, de Milton Banana; “Bebê”, de Hermeto Pascoal, com arranjo de Zimbo Trio; “Gershwin”, “Voo dos Urubus” e “Minas Train”, de Toninho Horta. “Teremos ainda obras de Paulo Malheiros e Hudson Nogueira, professores e compositores do Conservatório de Tatuí”, acrescenta.

Criado em 1992, o Jazz Combo reúne alunos e professores dos cursos de MPB/Jazz da instituição em torno do resgate da história da música popular brasileira, além de desenvolver composições e arranjos inéditos. Nascido com o sobrenome “Combo” (do inglês combination – combinação em Português), o grupo tem uma formação não convencional e a missão de propagar a música instrumental.

Cláudio Sampaio “Cambé” iniciou seus estudos em 1979 com o professor Francisco Belculfiné, o “Chiquito”, na Corporação Musical União dos Artistas de Itu-SP. Posteriormente, estudou na classe do professor Edgar Baptista dos Santos, “Capitão”, no Conservatório de Tatuí, onde formou-se em Trompete Clássico. Na mesma instituição, atuou como primeiro trompete da Big Band por 15 anos e primeiro trompete e chefe de naipe da Orquestra Sinfônica por um ano e meio. Participou de várias turnês e apresentações pelos Estados Unidos, Canadá, Itália, Mônaco, Escandinávia, tocando no “Copenhagen Jazz Festival” e “Aarhus International Jazz Festival”, com a Brazilian-Scandinavian Jazz Orchestra, com a Big Band Paulista Funk Como Le Gusta, Espanha-Madrid e festival de Jazz de Ascona Suíça. Atualmente é professor de Trompete MPB/Jazz no Conservatório de Tatuí.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de CCR SPVias e Coop.

SERVIÇO
Jazz Combo do Conservatório de Tatuí
Cláudio Sampaio “Cambé”, coordenação
Data: 19 de setembro, quarta-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário