sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí toca na Praça da Matriz neste sábado

Concerto encerra o VI Seminário da Regência da instituição neste sábado, dia 29, às 11 horas


A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí fará um concerto ao ar livre neste sábado, dia 29, às 11 horas, na Praça da Matriz da cidade. A apresentação integra o Projeto Música na Praça, realizado pela Prefeitura Municipal com apoio da escola de música. Marca também o encerramento do VI Seminário de Regência da instituição, que trouxe dezenas de maestros do Brasil e do Exterior para a Capital da Música nesta semana.

O concerto terá obras importantes do repertório de banda, como “La Tregenda From Le Villi”, do compositor italiano Giacomo Puccini; “Festivo”, do inglês Edward Gregson; “Illyrian Dances”, do britânico Guy Woolfenden; “Circus Suite”, do húngaro Frigyes Hidas. 

O programa trará também as peças “Miniaturas Brasileiras” e “Carnaval de Rua”, ambas escritas pelo compositor e professor do Conservatório de Tatuí, Hudson Nogueira. “Várias obras de Hudson Nogueira foram estudadas e apresentadas nesta semana, durante o VI Seminário de Regência. É uma forma de resgatar obras desse importante compositor da cidade e, também, de homenageá-lo por seu valioso trabalho”, comenta o assessor artístico do Conservatório, Gustavo Barbosa-Lima. 

“Fico feliz por esse material ser usado de forma pedagógica. As ‘Miniaturas Brasileiras’ foram escritas em 1999, como resultado de uma pesquisa que fiz de folclore e música popular brasileira. O país é carente em publicações e arranjos para bandas, por isso, meu foco é produzir material para bandas. Temos um país com uma riqueza musical imensa, com muitas músicas de qualidade, mas poucos arranjos para essas músicas”, salienta Hudson Nogueira.

Criada em 1992, a Banda Sinfônica é formada por alunos e professores da tradicional escola de música tatuiana. Tem repertório variado e vários CD gravados. O grupo já se apresentou sob a batuta dos mais renomados regentes do meio musical. Nesta semana, foi conduzido pelo maestro húngaro Laszlo Marosi, convidado especial do Seminário de Regência.

Em entrevista, Marosi ressaltou o alto nível de qualificação oferecido pelo Conservatório de Tatuí. “Trabalho em todos os continentes – Ásia, Austrália, África, Europa – e posso fazer uma boa comparação. Posso dizer que o nível de educação desta instituição é excelente. Os estudantes aprendem tanto a técnica quanto a musicalidade, de modo que são preparados para tocar todo tipo de música”, destaca.

Seminário – A sexta edição do Seminário de Regência começou no dia 24 de setembro, com uma semana intensa de aulas, palestras, ensaios e concertos voltados ao aperfeiçoamento de maestros profissionais e estudantes de regência. O evento registrou cerca de 90 participantes, vindos de todas a regiões do Brasil, inclusive do exterior.

“Já estive aqui em vários seminários e este ano foi um momento de celebração, porque tivemos oportunidade de ouvir um dos ícones da regência mundial de bandas sinfônicas, que é Laszlo Marosi. Uma riqueza, porque ele nos trouxe não só conhecimento técnico, mas também ensinou como trabalhar com ser humano, como respeitar cada músico no grupo”, comenta João Batista da Silva, estudante de Música em Natal-RN.

“Esse é meu segundo seminário e aqui temos um aprendizado sem igual, um ganho sem precedentes, com muita troca de informação entre colegas e instrutores”, afirma Antonio Marcos da Silva, regente da corporação Arautos do Rei, em Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte-MG.

“O Maestro Laszlo Marosi é uma referência mundial em regência e é uma honra poder absorver tantas informações, que certamente vão contribuir para o enriquecimento do nosso trabalho”, observa Edmilson Baia, professor do Conservatório de Tatuí.

O professor e compositor Hudson Nogueira acrescenta que os cursos de regência no Brasil e no Exterior preparam o aluno para conduzir orquestras. “O Seminário de Regência do Conservatório de Tatuí é voltado para bandas. Temos que lembrar que, no Brasil, há muito mais bandas do que orquestras, então, o Seminário é uma oportunidade única para os regentes de banda”, completa.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de CCR SPVias e Coop.

SERVIÇO
VI Seminário de Regência
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Gustavo Barbosa-Lima, coordenação
Data: 29 de setembro, sábado
Horário: 11h00
Local: Praça da Matriz de Tatuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário