sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Tatuí inicia campanha de orientação sobre o HIV e testagem rápida neste sábado

Praça da Matriz receberá estandes com diversos serviços de saúde gratuitos à população

Tatuí começa na próxima semana mais uma ação de saúde preventiva. A campanha Fique Sabendo 2014, que realiza a partir de 1º de dezembro um mutirão para testagem rápida do HIV e sífilis em todas as unidades básicas de saúde do município. Mas as ações serão antecipadas, já que neste sábado, 29, a Praça da Matriz receberá estandes para atender gratuitamente à população com diversos serviços.

O objetivo da campanha é estimular a mobilização da sociedade em favor do diagnóstico precoce do HIV. A conscientização e o combate ao preconceito também são metas previstas pela ação articulada entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde. 

O diagnóstico precoce é importante para a realização do tratamento na busca de uma vida com melhor qualidade para a pessoa infectada. “Quanto antes uma pessoa HIV positivo conhecer sua sorologia menor será a complexidade de seu tratamento. Além do incentivo à testagem, a campanha visa informar a população sobre as formas de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e identificar as pessoas infectadas com HIV aos serviços especializados”, relata a secretária de Saúde, Cecilia Oliveira França. 

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Costa, explica que a campanha será descentralizada. “Estaremos durante dois dias realizando a campanha em bares da cidade, onde iremos explicar como funcionam os testes rápidos e também distribuir panfletos informativos, com orientações sempre muito importantes”, argumenta. 

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em dois dispositivos de testagem e, para chegar ao resultado, o profissional segue um fluxo determinado cientificamente. Se os dois dispositivos tiverem os mesmos resultados, o diagnóstico já é fechado. Porém, se houver discordância entre os resultados, é feito outro teste com um terceiro para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório. Todo procedimento é tratado com absoluto sigilo. - Comunicação Tatuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário