domingo, 23 de novembro de 2014

Planetário de Tatuí realiza a 14ª Semana da Astronomia

O PROGRESSO DE TATUÍ - Sessões, palestras, mesa-redonda, audição de música antiga, observações do céu com telescópios, oficinas e um minicurso introdutório de astronomia integram a programação da 14ª “Semana da Astronomia”. O evento tem início nesta semana e é promovido pelo Planetário de Tatuí, com apoio cultural do Colégio Objetivo, Sítio do Carroção, Conservatório de Tatuí, Holec e Asterdomus.

A organização informou que todas as sessões requerem ingresso. Eles podem ser retirados gratuitamente na secretaria do Colégio Objetivo, estando disponíveis apenas no dia da sessão, após as 18h. As especiais, agendadas entre os dias 1 e 5 de dezembro, são reservadas aos alunos do colégio.

O minicurso introdutório de astronomia é dirigido ao público em geral e recomendado para maiores de 10 anos. Ele consiste em cinco aulas expositivas (três delas dentro do planetário) que serão ministradas a partir do dia 8 de dezembro.

Não há necessidade de anotações em caderno. O coordenador do Planetário de Tatuí informou que haverá distribuição de folhas com o resumo de cada aula.

O curso requer inscrição e pagamento no valor de R$ 50, que pode ser realizado na secretaria do Colégio Objetivo a partir desta segunda. Os concluintes terão direito a certificado.

As oficinas temáticas não possuem datas fixas, mas podem ser agendadas por grupos que manifestem interesse, em qualquer um dos dias da programação. Todas as outras atividades são gratuitas e não requerem ingresso, nem reserva.

O coordenador do Planetário, Luís Marino, explica que o espaço consiste em um equipamento “projetivo eletro-óptico-mecânico capaz de reproduzir dentro de um ambiente especialmente projetado (interior de um domo semiesférico) o céu de qualquer local da Terra e de qualquer época: passado, presente ou futuro”.

Tem como função abordar didaticamente e “imersivamente” temas ligados à astronomia. O equipamento é considerado, ainda, “versátil o suficiente para abranger outras áreas, entre elas física, geografia, história e até mesmo biologia”.

O Planetário de Tatuí está instalado em um domo com oito metros de diâmetro e comporta, atualmente, 50 pessoas. O projetor principal é o planetário modelo NYX Octo-3 da Sigma Octantis, fabricado em Tatuí, que está em operação desde 22 de abril de 2000 e já atendeu mais de 15 mil pessoas, entre alunos das escolas de nossa região e o público em geral, durante os diversos eventos realizados.

Ele tem como missão, realizar a divulgação científica e despertar no público a curiosidade e a fascinação pela astronomia e ciências correlatas. O Planetário de Tatuí recebe o nome de “Professor Romildo P. Faria”, como homenagem póstuma ao divulgador da astronomia no Brasil.

Físico e autor de vários livros, Faria trabalhou no Planetário de São Paulo, sendo diretor do Planetário de Campinas. Estava à frente do Planetário de Natal (RN), quando faleceu em 2009.

“Foi uma pessoa extraordinária, além de valioso colaborador que contribuiu na época da implantação e no desenvolvimento do Planetário de Tatuí”, disse Marino.

A Semana da Astronomia acontece no município desde 2001. Até 2009, ela teve atividades realizadas em abril – mês do aniversário do Planetário e quando se celebra o Dia Internacional da Astronomia. A partir do ano seguinte, o evento passou para novembro, quando o patrono do Planetário local nasceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário