segunda-feira, 17 de junho de 2013

Tatuí deverá integrar Região Metropolitana de Sorocaba

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio, recebeu na manhã de sexta-feira (14) a visita do deputado estadual Hamilton Pereira. O parlamentar veio comunicar ao chefe do Executivo seu entusiasmo com a possibilidade da criação da Região Metropolitana de Sorocaba.

Em conversa com o secretário-adjunto de Desenvolvimento Metropolitano do Estado de São Paulo, Edmur Mesquita, Hamilton obteve resposta positiva quanto a isso e, mais, a confirmação de que outros municípios como Tatuí e Tapiraí deverão ser anexados à territorialidade da proposta do deputado que, inicialmente, contemplava 17 cidades. O número de cidades integrantes sobe, então, para 19. Hamilton é autor do Projeto de Lei de Complementar nº 33/2005, que propõe a criação da Região Metropolitana de Sorocaba.

Favorável a este modelo de desenvolvimento econômico e social, Pannunzio disse que a diversidade característica dos municípios é extremamente importante na manutenção da qualidade de vida das populações. O prefeito considera que a região metropolitana de Sorocaba já existe de fato, mediante todas as relações que acontecem entre as cidades. Relações nos campos da Educação, da Saúde e do Trabalho que têm, aqui, um fluxo intenso. Pannunzio considera que, agora, a instituição da Região Metropolitana é uma questão de direito.

O deputado se mostrou muito satisfeito com o trabalho do Núcleo de Planejamento Regional S/A (Nuplan), órgão que trabalha, também, a questão da instituição da forma administrativa e de desenvolvimento. Pela Nuplan, a Região Metropolitana de Sorocaba se comporia de 22 cidades: Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, Sorocaba, São Roque, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

"O trabalho que a Nuplan fez foi fundamental para que a ideia de instituição do Aglomerado Urbano fosse revista", comentou Hamilton Pereira.

Enquanto cidade polo, Sorocaba deverá promover audiências públicas para discutir a criação da Região Metropolitana.

Também participou do encontro o secretário de Governo e Relações Institucionais (SGRI), João Leandro da Costa Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário