terça-feira, 4 de junho de 2013

Big Band do Conservatório de Tatuí recebe jazzista de Nova Iorque, dia 13

Show com Sandro Albert será gravado por alunos da Fatec de Tatuí

A Big Band do Conservatório de Tatuí recebe o compositor e guitarrista Sandro Albert em apresentação agendada para a quinta-feira, dia 13 de junho, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí. Na data, a big band apresenta releitura de dez composições do jazzista, que será gravada pela equipe de produção fonográfica da Fatec de Tatuí.

No programa do concerto, estão composições de Albert, guitarrista de Porto Alegre que reside há 16 anos nos Estados Unidos. Todas foram especialmente arranjadas pelo coordenador da Big Band do Conservatório de Tatuí, Celso Veagnoli. Serão apresentadas as composições “Soulful People”, “They Walk Among Us”, “NY State of Fine”, “Samba City”, “Lara's Eyes”, “Jango Message”, “Beautiful Cloudy Day”, “Message Across the Sea”, “Four Lane Fade” e “Rafaela's Dreams”.

Das dez composições escolhidas por Albert, sete fazem parte dos quatro discos lançados por ele nos Estados Unidos e três são inéditas. Para Albert, a apresentação será marcante. “Esta é a segunda vez que eu me apresento no Teatro Procópio Ferreira de Tatuí. A primeira foi com um quinteto e, agora, pela primeira vez, com a Big Band do Conservatório de Tatuí. A expectativa não poderia ser melhor, pois os arranjos do Celso Veagnoli são fantásticos e os músicos da Big Band são ótimos”, disse ele.
Morando há 16 anos nos Estados Unidos, Sandro Albert é guitarrista e compositor. Iniciou na música aos 13 anos de idade. Em 1996, após dez anos na cena musical de São Paulo, mudou-se para Los Angeles com a cara, a coragem e $ 2.500 no bolso - sem falar inglês e carregando somente sua guitarra, duas malas de roupa e muita esperança. Após três meses nos Estados Unidos foi aprovado em audição para integrar o legendário grupo de funk americano WAR (banda que já havia vendido 40 milhões de discos pelo mundo desde os anos 70). Como integrante do grupo, excursionou por dois anos pelos Estados Unidos. Em 2000, assina contrato com a gravadora europeia Culture Records e grava “Soulful People”, seu primeiro disco solo que conta com as participações de Milton Nascimento, Weather Report, Peter Erskine, Jimmy Haslip, entre outros. Desde então, tem se dedicado exclusivamente à carreira solo, fazendo também participações como convidado especial em discos de outros artistas no cenário R&B, jazz brasileiro e jazz americano. É professor de composição e guitarra no Musician’s Institute – GIT. Lançou quatro CDs autorais que contam com participação de convidados especiais – “Soulful People”, “The Color of Things”, “A Beautiful Cloudy Day” e “Vertical”. É, também, líder do Sandro Albert Quartet, que fez recentemente turnê de 12 shows na Alemanha e Áustria.

A apresentação com a Big Band do Conservatório de Tatuí será registrada por alunos do 5º semestre do curso de Produção Fonográfica – disciplina de técnicas de gravação – da Fatec de Tatuí. O curso é mantido em parceria com o Conservatório de Tatuí. A gravação do show é considerada uma atividade extra-curricular. Ela será feita no sistema multicanal ao vivo, a partir de um mix de microfones das duas instituições que serão divididos para o endereçamento público e o sistema de gravação de 24 canais. “A atividade surgiu a partir de um convite do coordenador Celso Veagnoli, pois o convidado é um músico importante e gostaria de ter uma gravação da apresentação. Para nós, da Fatec, a contrapartida é um material de alta qualidade sonora para servir de fonte para as disciplinas de mixagem e masterização”, afirmou o professor José Carlos Pires Junior.

Organizado há três anos, em parceria com o Conservatório de Tatuí, o curso de produção fonográfica da Fatec Tatuí forma sua primeira turma no próximo mês de julho.

A Big Band do Conservatório de Tatuí é um dos mais antigos grupos da instituição. Fundada em 1975, une professores e alunos de nível avançado. Dedica-se à pesquisa de repertório e, também, à apresentações de música popular brasileira instrumental, jazz, entre outros gêneros. É coordenada por Celso Veagnoli, também professor de saxofone da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário