A Tatuí o que é de Tatuí

Tatuí,  

PUBLICIDADE

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Celso de Mello: Previsão constitucional supre Lei de Imprensa

POR MARÍLIA SCRIBONI
do site www.conjur.com.br

A simples previsão do direito de resposta no artigo 5º, inciso V, da Constituição Federal basta para suprimir a lacuna deixada com o sepultamento da Lei de Imprensa. Em decisão proferida na quinta-feira (25/11), o ministro tatuiano Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, entendeu que não é necessária uma nova lei para fazer valer a garantia constitucional.

Celso de Mello não acolheu uma ação cautelar incidental na qual o autor requeria a atribuição de efeito suspensivo ao recurso extraordinário interposto pela outra parte, contra uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Na ação, Remi Michelon conquistou direito de resposta no jornal de Omar Batista Luz.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Musical ‘Retirantes’: música, dança e capoeira no mesmo palco


O Grupo de Performance do Conservatório de Tatuí une música folclórica, dança e capoeira no palco do Teatro Procópio Ferreira amanhã, terça-feira, 30, às 20h30. A apresentação é gratuita e os ingressos podem ser retirados antecipadamente. A coordenação é das professoras Míriam Braga e Dalila Ribeiro.

O espetáculo "Retirantes" retrata a cultura nordestina e suas cantigas populares que, passadas de boca em boca, tornaram-se o que é hoje, parte importante da cultura brasileira. A poesia também se mostrou um valioso instrumento nessa grande "suíte nordestina" que busca valorizar a bonita região, dando ao público a oportunidade de uma visita não só a sua casa, mas ao cotidiano, ao povo, trabalhos e lazeres dos mesmos.

No show, canções populares, história de pescadores, samba de roda e roda de capoeira serão atrações. Um forró pé de serra também está no roteiro, assim como declamações de poesias e maracatu.

O Grupo de Performance do Conservatório de Tatuí é integrado por Andréa Grecco Bretherick, Bruce de Oliveira Silva, Carlos Francisco Stocco, Christine Cardozo de Oliveira, Estela de Morais Manfrinato, Estella Braga, Gezez Augusto Teles, Ítalo Bracamonte Castañeda, Jasiel Greggio de Moraes, Lucas Mercadante, Luciana Campanha Pazzato, Matheus Morais, Murilo Pace Vernier dos Santos, Natalia Ortega, Paula Camacho Bucelli, Rafael Chieffi, Robson Barbosa Branco da Conceição, Soraya Kato e Thiago Berto Correa. Fazem participações especiais: Natália Domingues de Campos, Adriana Uliambre, Julio Moura, Edmo Perandim, Antonilde Rosa Pires, Danielle Domingos e Alba Alessandra, além do Grupo de Capoeira Regional Paulista (professor Lablak e mestre Jones). Toda a produção do evento foi feita pelos integrantes, que são alunos do Conservatório de Tatuí.

O Grupo de Performance
Formado em março de 2010 o Grupo de Performance do Conservatório de Tatuí tem como coordenadoras a pianista Miriam Braga e a atriz Dalila Ribeiro. Os integrantes buscam pesquisar diferentes culturas e inovar, criando novas formas de se apresentar a música. Utilizando também expressões artísticas como dança, teatro literatura e artes plásticas, os músicos procuram desinibirem-se melhorando assim, suas interpretações e amadurecendo sua musicalidade. No grupo são possíveis diversas formações musicais, fáceis de serem montadas, já que todos estão dispostos a experimentar. Quando envolvidos em um projeto, os integrantes assumem responsabilidades individuais para que este funcione. Isso contribui para que o aluno, enquanto artista, aprenda a promover sua arte, sem perder a qualidade.

Central de Rádio terá TV na internet

No mês de dezembro, a Central de Rádio, que reúne as emissoras de rádio de Tatuí, deverá inaugurar um canal de tv, transmitindo pela internet. A ideia é fazer reportagens e exibí-las através da rede mundial de computadores. A notícia foi publicada em primeira mão pelo Blog do José Reiner, editor do jornal Integração.

Dr. Baida hospitalizado com embolia pulmonar

Na quinta-feira, o dr. Paulo Baida foi hospitalizado na Santa Casa de Tatuí com um quadro de embolia pulmonar. Transferido para outro hospital, o médico cirurgião foi internado na UTI e o quadro clínico inspira cuidados.

Do Blog do José Reiner

Prefeitura de Tatuí pretende instalar 70 caixas coletoras de bitucas de cigarro

Secretaria do Meio Ambiente busca parceiros para implantar projeto

 A Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e em parceria com a empresa Poiato Recicla, está estudando a possibilidade de instalar caixas coletoras de bitucas de cigarro em vários pontos da cidade. Por isso já buscam parceiros.

A empresa Poiato Recicla, instalada na cidade de Votorantim, desenvolve um projeto que visa coletar e destinar de maneira correta as bitucas de cigarro, que causam graves problemas ambientais quando jogados no chão ou até mesmo no lixo comum. Pesquisas apontam que 28% do lixo de mão descartado indiscriminadamente nas ruas é bituca. Ao contrário de papéis, latas e plásticos, que muita gente já tem consciência de que não podem ser largados em qualquer local, os resquícios do cigarro são, comumente, jogados pelos vidros dos carros, nas guias e calçadas.

Cada bituca de cigarro pode levar até dois anos para se decompor no meio ambiente e cada 20 delas acabam por gerar um litro de esgoto. Anualmente, são produzidos 140 bilhões de cigarros no Brasil, que são consumidos por 28% da população. As bitucas são materiais leves, que as pessoas jogam em todo lugar e que quando molhadas, estufam e acabam entupindo bocas de lobo e redes de esgoto, da mesma forma que as sacolas plásticas. Sem contar que os peixes e pássaros acabam se alimentando delas ao pensarem que é comida.

As caixas coletoras que serão produzidas de tamanhos e formatos diferenciados, a partir da necessidade e anseios das empresas parceiras, conterão mensagens educativas e serão mantidas com recursos conseguidos a partir da destinação de seu espaço para publicidade. Por isso, os custos para os cofres públicos do município, neste momento, serão relativos apenas à colocação de material de propaganda institucional.

A princípio serão instaladas 70 caixas coletoras, espalhadas por todo o município, para que os fumantes possam descartar os resquícios dos cigarros, aumentando gradativamente esse número até atingirmos 100 coletores.

A Poiato Recicla ficará responsável pela coleta do material acumulado nas caixas. Esse material será encaminhado à fábrica da Conspizza Soluções Ambientais, em Urberlândia, Minas Gerais, que passará a produzir, pela primeira vez no país, um subproduto com o acetato de celulose, do qual as bitucas são feitas. Esse composto será aplicado em áreas verdes que precisam ser recuperadas, e será formado por 40% do material da bituca, 40% de composto orgânico e 20% de composto vegetal.

Todo esse processo é inédito no Brasil, a primeira cidade a implantar foi a cidade sede da empresa Poiato Recicla, Votorantim. A Prefeitura Municipal de Tatuí também tem interesse em implantar esse projeto no município e está tomando as medidas cabíveis para que isso aconteça.

Os custos operacionais serão financiados por patrocinadores, que queiram apoiar o projeto. Mais informações: Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Tatuí, Departamento de Planejamento Ambiental, Telefone: (15) 32513250 / (15) 32592731. Endereço: Avenida das Mangueiras, 422. E-mail: sema.deplan@tatui.sp.gov.br.

A Churrascaria O Costelão foi pioneira na cidade, colocando na entrada do estabelecimento uma bituqueira. 

Prefeitura de Tatuí é um dos 50 melhores lugares do Estado para estagiar

Gonzaga, o diretor de RH da PMT Torelli Agnelli e estagiários do Paço Municipal
     
 Na terça-feira, dia 23, em São Paulo, no Teatro Ciee - Centro de Integração Empresa Escola - houve a premiação da 5ª edição do “As melhores empresas para estagiar”. São 50 entidades de estágio do Estado de São Paulo que são escolhidas e recebem o troféu como reconhecimento e incentivo de suas propostas de estágio, em que a Prefeitura de Tatuí ficou entre as dez melhores locais das organizações públicas.

O evento foi promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) com a parceria do Ibope Inteligência e da seccional paulista da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SP).

A premiação contou com cerca de 200 organizações privadas e públicas inscritas. Concorreram todos os estabelecimentos localizados no Estado de São Paulo que se inscreveram de 18 de maio a 20 de junho.

Os vencedores foram classificados a partir de entrevistas sigilosas realizadas com os próprios estagiários e análise de questões técnicas feitas pelo Ibope.

Lançada em 2006, a premiação tem como objetivo reconhecer a qualidade dos programas de estágio das organizações que investem na preparação prática dos estudantes para o mercado de trabalho. Além disso, visa gerar um efeito multiplicador, com a divulgação de cases de sucesso em programas de capacitação prática. Neste ano cerca de 200 se inscreveram para participar do Prêmio, que contou com 3.146 estagiários respondentes.

A avaliação feita pelos estudantes sobre a importância daquela experiência em estagiar nas organizações onde atuam bateu recorde: nunca as notas dadas foram tão altas. Numa escala de zero a dez, os entrevistados outorgaram conceitos excelentes na avaliação dos dois principais objetivos do estágio: contribuição para a formação profissional (9,16) e formação social e cultural (9,29). Em cinco anos, o quesito que mais subiu foi o que avalia o grau de desafio das atividades propostas em estágio, saindo de 5,15 para 8,24.

Santa Casa de Tatuí já realiza o Teste da Orelhinha gratuitamente

Teste é realizado gratuitamente na Santa Casa, conforme lei federal

Desde o mês de outubro a Santa Casa de Misericórdia de Tatuí está realizando gratuitamente o exame de Emissões Otoacústicas Evocadas - EOAS (Teste da Orelhinha) dos recém-nascidos. Os exames são realizados para os pacientes do SUS, particulares e convênios, pela fonoaudióloga Andrea Brisotti da Silva.

Esse exame consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz.

O exame logo ao nascer é imprescindível para todos os bebês, principalmente àqueles que nascem com algum tipo de problema auditivo. Estudos indicam que um bebê que tenha um diagnóstico e intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade pode desenvolver linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte.

Teste é obrigatório - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou no mês de agosto a Lei nº 12.303, de 2 de agosto de 2010, que torna obrigatória e gratuita a realização do exame chamado Emissões Otoacústicas Evocadas- EOAS (Teste da Orelhinha).

Enquete de O Progresso aponta apoio popular à retirada de "santos" nos Bombeiros

O jornal O Progresso de Tatuí publica na edição de hoje o resultado de uma enquete virtual questionando a retirada de imagens católicas das dependências dos Bombeiros. A maioria dos internautas - 50,69% - votaram "que o estado brasileiro é laico e uma religião não deve ser imposta sobre as demais, mesmo que tenha maior número de seguidores". Outros 34,72% assinalaram a opção "acho que não há problema, pois a maioria dos brasileiros é cristã". A terceira opção, que recebeu 14,58% de votos, é "entendo que os espaços são públicos e como tais deveriam abrigar signos de todas as religiões professadas no Brasil".

Prefeitura vai construir creche no Jardim Gonzaga

Acha-se aberto, na Prefeitura de Tatuí, edital de tomada de preços para contratação de empresa especializada para execução de serviço de construção de uma creche no Jardim Gonzaga.A entrega e abertura dos envelopes estão previstos para o dia 10 de dezembro.

Mostra de Teatro do Conservatório apresentará 10 espetáculos

28/11/2010 - Dez espetáculos produzidos por alunos do Conservatório de Tatuí serão apresentados a partir da quinta-feira, dia 2 de dezembro, no Teatro “Procópio Ferreira” e em dois locais externos na cidade de Tatuí. Todas as apresentações são gratuitas e ocorrerão às 14h30 e 20h30. A coordenação é do professor Carlos Ribeiro.

Fonte: AI/CDMCC/Ternura FM

domingo, 28 de novembro de 2010

Alunos de Violão vencem XXI Concurso Souza Lima

Sete alunos da área de violão foram premiados no XXI Concurso de Violão Souza Lima, realizado entre os últimos dias 20 e 21 de novembro. Ao todo, 14 alunos do Conservatório de Tatuí participaram do tradicional concurso.

Conforme o coordenador do setor de violões, Adriano Paes, “o nível do concurso estava altíssimo”. A banca do concurso esteve formada por Sidney Molina, Paulo Martelli e Giácomo Bartoloni.

No I Turno (até 11 anos) a aluna Luana Prudente, orientada pelo professor Adriano Paes, foi premiada em primeiro lugar; e Murilo Cancian, aluno da professora Juliana Oliveira, recebeu premiação em segundo lugar.

No II Turno (12 a 14 anos), Bruno Takashy Hiromita Silva, aluno da professora Márcia Braga, recebeu premiação em segundo lugar. Já os alunos Gabriele Leite (orientada pelo professor Jair de Paula) e José Rivanio (da professora Márcia Braga) empataram na terceira colocação.


No III Turno (15 a 17 anos), José Leandro Ferrarezzi recebeu prêmio em segundo lugar, enquanto Marcelly Fontes Rosa foi premiada em terceiro lugar. Ambos são alunos da professora Angela Muner e integram como bolsistas a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí.

Cantora tatuiana JANE com Herondy no Programa do Ratinho

O Conservatório deTatuí


O Conservatório de Tatuí é administrado pela Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí, uma das Organizações Sociais da Secretaria de Estado da Cultura na gestão de espaços culturais. Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí representa uma das mais sérias e bem sucedidas ações no setor cultural no Estado de São Paulo. A excelência de seu ensino tem reconhecimento internacional, tanto que a escola localizada a 130km da capital concentra estudantes de São Paulo, de outros 20 Estados brasileiros e, ainda, de países da América Latina, Estados Unidos e Japão. Além de oferecer excelência em ensino, o Conservatório de Tatuí notabiliza-se ao concentrar diferentes cursos instrumentais, de canto, luteria e artes cênicas.
 

Leandro Magrão poderá se encontrar com a presidenta eleita Dilma Roussef

Na segunda-feira, dia 29, às 10h15, a presidenta eleita Dilma Roussef deve estar presente no III Encontro Nacional de Conselhos de Juventude. Leandro Magrão, que representará Tatuí, diz que ela "vai trocar ideia conosco, falar o que o governo dela vai investir na juventude".

O debate para o qual Dilma foi convidada acontecerá na segunda-feira (29), das 9h45 às 12h30, e se baseará em três eixos: balanço das políticas públicas de juventude durante o governo Lula; papel dos conselhos de juventude e desafios e prioridades das políticas públicas de juventude para o próximo governo. Todas as atividades do evento acontecerão no Centro de Convenções do Hotel Lakeside, Brasília (DF).

sábado, 27 de novembro de 2010

cantor tatuiano DÉCIO CARDOSO canta MY WAY

Leandro Magrão representará Tatuí no III Encontro Nacional de Conselhos de Juventude, em Brasília

  Tatuí estará representada, de 28 a 30 deste mês, no III Encontro Nacional de Conselhos de Juventude, em Brasília, pelo diretor do Departamento de Juventude da Secretaria de Cultura, LEANDRO MAGRÃO, como prefere ser chamado Leandro de Camargo Barros.
Antes de partir, Leandro concedeu entrevista ao Diário de Tatuí.

1) Onde ocorrerá o evento e em que horário?

Ocorrerá em Brasília nos dias 28, 29 e 30 de Novembro de 2010, no Nobile Lakeside Convention & Resort. O III Encontro Nacional de Conselhos de Juventude é um evento promovido pelo Conselho Nacional de Juventude – Conjuve, sob a responsabilidade da Comissão de Articulação e Diálogo.
  
2) O encontro é voltado para qual público-alvo?

Representantes de conselhos municipais e estaduais de todo o país e convidados de outros países.
  
3) De Tatuí, quem deverá participar do encontro?

Da nossa região administrativa somente Tatuí e Sorocaba terão representantes. Um de cada cidade.

E todas as despesas como passagens aéreas, hospedagem, alimentação, traslados serão por conta do Governo Federal.

 4) Quais serão os temas discutidos no evento?

Seu objetivo principal é socializar as experiências nacionais, estaduais e municipais em torno das Políticas Públicas de Juventude (PPJ). O encontro também se constitui como um espaço de formação para os conselheiros e estimula o progresso da Rede de Conselhos.

 5) Qual é a importância de se discutir juventude, em especial, em Tatuí?

Hoje em Tatuí, segundo dados do Seade (www.seade.com.br), os jovens entre 12 e 29 anos somam aproximadamente 38.567 jovens, cerca de 34,89% da população tatuiana.

É na juventude que garantimos muitas coisas. Qual a profissão que queremos seguir, os valores cristãos, etc... Nosso intuito é mostrar para os jovens que eles podem e devem interferir nas decisões de maneira inteligente e participativa. Os jovens sempre foram atuantes em todas as camadas da sociedade, e estamos tentando levar essa noção de que eles podem ser quem eles quiserem desde que seja um cidadão de bem, um respeitador da ordem e da lei. Nós, como gestores municipais, temos essa preocupação: fazer com que o jovem de hoje seja o cidadão exemplar amanhã.
  
6) Haverá alguma novidade programada para o encontro?

Recentemente foi aprovada a PEC da Juventude - como ficou conhecida a Proposta de Emenda Constitucional nº 42/2008 (antiga 138/2005, de autoria do deputado Sandes Júnior - PP/GO), que regulamenta a proteção dos direitos econômicos, sociais e culturais da juventude, ao alterar a denominação do Capítulo VII do Título VIII da Constituição Federal e modificar seu art. 227, incluindo o termo“JOVEM” no texto da Carta Magna. E iremos discutir sobre a aprovação do estatuto da juventude que foi aprovado pela Comissão especial e agora deverá ser aprovada pelo Plenário da Câmara. Isso tudo aliado a conhecimento de outras realidades, projetos que deram certos e que podemos instituir aqui...

 7) Quais são os grandes desafios para a juventude, em sua opinião?

A prefeitura tem tido um olhar diferente para essa faixa etária que era pouco assistida. Pensa-se muito nas crianças e nos idosos e ficava esquecida essa lacuna ocupada pela juventude. Tanto o Prefeito Gonzaga quanto o Secretário Sr. Jorge Rizek, tem tido uma observância e dedicação enorme em realizar projetos e eventos com a cara do jovem. E os grandes desafios da juventude sem dúvida nenhuma é o trabalho, educação de qualidade e que seja de graça e políticas públicas feitas por/com/para eles.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Concerto da Banda Sinfônica Jovem vai do choro ao rock


A Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí apresenta na próxima segunda-feira, 29, às 20h30, concerto cujo repertório variado será o principal destaque. Sob regência do maestro José Antonio Pereira, o concerto terá entrada franca e integra a semana de apresentações de grupos pedagógicos.

No programa, estão obras de Andre Jutras (Barrie North Celebration ), David Gates (If), N. Rimsky Korsakov (Concerto para Trombone e Banda, com solo de Wilder Ivan Paredes), John Tatgenhorst (Bershire), Benedito Rodrigo de Campos (Destino Comum), Max Ferreira (Chorandinho, com solo de Leandro Borges Viginotti), além de outras composições que são “clássicos” do rock como “Sweet Child O’Mine” (de Axl Rose) e “Legends” (de Paul McCartney).
A Banda Jovem Sinfônica é o mais antigo grupo do Conservatório de Tatuí. Originou-se da Corporação São Jorge, banda infanto-juvenil da Fábrica São Martinho de Tatuí. Desde 1983 tem como regente José Antonio Pereira e, sob sua batuta, conquistou prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) e apresentou-se em visita oficial do Rei da Suécia em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.

“Tocamos repertório diversificado, de composição própria para banda passando por solos, arranjos e adaptações de musicais até o rock. Duas composições merecem destaque porque foram feitas por pessoas próximas do Conservatório de Tatuí. O coordenador da área de prática de conjunto, Max Ferreira, traz um chorinho com gosto da cidade de Leme. Outra composição é de Benedito Campos, sargento da Aeronáutica em Pirassununga, principal arranjador e compositor da instituição. Ele tocou na Banda Sinfônica Jovem dos 13 aos 16 anos”, afirmou o maestro.

Conjunto de Metais
Na mesma data, também no Teatro Procópio Ferreira porém às 19h, faz apresentação o Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí, sob regência de Edmílson Baía.

O grupo faz apresentação de obras de Henrique Crespo (Spirit of Brass), Hoagy Carmichael (Stardust, com solo do trompista Adriano Bueno), John Stevens (Dances, com solo de Luciano Vaz Vieira na tuba), Eric Cook (Bolivar, com solo do trombonista Marcelo Bam Bam), Buddy Rich (Mercy Mercy) e Herbie Hancock (Chamaleon – estas duas últimas com solos de bombardino de Marcos Antônio de Almeida).

O Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí teve início no ano de 2009 com o objetivo de motivar os alunos ao aperfeiçoamento das técnicas e o trabalho de repertórios específicos para esta formação, incentivando também a descoberta de novos talentos com a apresentação de alunos como solistas e execuções de peças que têm como compositores alunos do Conservatório de Tatuí.

SAMU será inaugurado em Tatuí na terça-feira, dia 30

No dia 30, terça-feira, às 9h30, na sede do Corpo de Bombeiros de Tatuí, acontece uma solenidade que marcará a inauguração do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, além da reforma das instalações do quartel e entrega de viaturas de combate a incêndios. A sede dos bombeiros fica na Avenida Domingos Bassi nº 855.

Fonte: AI/Tatuí/Ternura FM

"Lienette" abre inscrições para supletivo

Na Vila Dr. Laurindo, em Tatuí, a Escola Estadual “Lienette Avalone Ribeiro” está com inscrições abertas para o Curso Supletivo de Jovens e Adultos, para 5ª série do Ensino Fundamental, e 1ª série do Ensino Médio. As inscrições se estendem até o dia 10 de dezembro, das 7 às 23h, na secretaria da escola. Mais informações: (15) 3251-6311.

Fonte: Redação Central de Rádio

Curso de libras tem inscrições de 1 a 3 de dezembro

A Associação de Surdos de Tatuí abre inscrições no período de 1º a 3 de dezembro para Curso de Libras e o público alvo são profissionais liberais, professores, enfermeiros, advogados, policiais e fonoaudiólogos. As inscrições podem ser feitas na EMEF Eugênio Santos, das 19 às 21h. Mais informações: (15) 3259-5681.

Fonte: Redação Central de Rádio

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Empresas e entidades estão aderindo à implantação de calçadas ecológicas no município



Calçada ecológica instalada ao lado da Artecola, na Rodovia Mário B. Mori 

A Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, vem buscando estabelecer parcerias junto à população a fim de realizar a implantação da chamada “calçada ecológica” aliada ao planejamento da arborização da via urbana.  Dentre os benefícios provenientes da implantação da calçada ecológica, segundo técnicos da secretaria, podem ser destacados: contribuição para a melhoria da estética do espaço urbano; aumento da permeabilidade do solo, permitindo a infiltração de água da chuva no solo, reduzindo a sua velocidade em direção aos córregos e rios, evitando a erosão dos mesmos; auxílio na redução de alagamentos e enchentes; valorização do imóvel e de seu entorno, além de garantir o crescimento adequado das raízes das árvores nas calçadas e evitar que as mesmas danifiquem o piso.
Em relação à arborização urbana, dos benefícios advindos de sua implantação, podem ser destacados: a redução da incidência dos raios solares (contribuindo para um maior conforto térmico devido à diminuição da sensação térmica) e a diminuição dos índices de doenças de pele; o aumento da umidade relativa do ar e por proporcionar abrigo e alimento para avifauna.
Algumas empresas e entidades do município entendendo os benefícios oriundos da implantação de uma calçada com maior permeabilidade vem aderindo a este programa. Desde o segundo semestre de 2009 até o momento, sete empresas ou entidades aderiram ao programa, sendo que uma delas encontra-se em processo de aprovação do projeto elaborado pelo corpo técnico do DEAVE - Departamento de Áreas Verdes - que contemplará a realização da calçada ecológica e plantio de cinco mudas de árvores de espécies nativas no entorno do prédio comercial na região central do município (cruzamento da Rua Cel. Aureliano de Camargo com Rua XV de novembro), onde está instalada a Valecred Soluções Financeiras.
As empresas ou entidades que já implantaram o referido modelo foram: três situadas na Avenida Virginio Montezzo Filho, próximo ao novo Fórum, a Associação dos Ceramistas no Jardim Santa Emilia, o Banco de Alimentos no Bairro Valinho e recentemente a Artecola situada próxima ao Jardim Gonzaga.
A parceria entre poder público e privado tem por objetivo promover os benefícios supracitados para melhoria de qualidade de vida dos moradores das adjacências. Algumas pessoas físicas também já fizeram calçada ecológica em frente às residências voluntariamente a fim de usufruir destes benefícios citados.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente através do DEAVE - Departamento de Áreas Verdes - realiza a orientação para implantação do projeto de forma gratuita.
Os interessados no modelo de calçada ecológica devem entrar em contato através dos telefones: (15) 3251-3250 ou 3259-2731 - e-mail: deave@tatuí.sp.gov.br ou meioambiente@tatui.sp.gov.br ou pessoalmente no endereço: Avenida das Mangueiras, no  422, ao lado do Fórum velho.

Recital de Flauta Doce é atração no próximo sábado em Tatuí


Dois alunos do curso de flauta doce do Conservatório de Tatuí fazem no sábado, às 10h, recital de formatura no Salão Villa-Lobos. A entrada é gratuita.

Henrique Cananosque Neto e André Simões Bento Matheus apresentam-se sob orientação da professora Selma Cristina Martines Marino e coordenação de Débora Ribeiro. Eles serão acompanhados por Diego Guedes, Danilo César da Rocha e Delaine Ferreira, no cravo; Luis Gustavo Bueno ao piano; e ainda pela soprano Rosa Garbin Bone.

No programa há obras de Giovanni Paolo Cima (Sonata em Sol menor), Diego Ortiz (Recercada I e II), E. Villani-Côrtes (5 Miniaturas Brasileiras), Geoffry Russel Smith (Fred’n’ Ginger), Unico Wilhelm van Wassenaer (Sonata Prima em Fá Maior), Francesco Maria Veracini (Sonata Seconda em Sol Maior) eJohann Sebastian Bach (Schafe Könen sicher weiden).

André Simões Bento Matheus
Iniciou seus estudos musicais no Conservatório de Tatuí em 1996, quando ingressou no curso de musicalização. Em 1998 começou a estudar flauta doce com a professora Selma Marino e em 2000 iniciou o curso de violino com a professora Ana Lúcia Harfiel. Participou de vários masterclasses de flauta doce com o professor Ricardo Kanji. Foi premiado no primeiro concurso interno de flauta doce do Conservatório de Tatuí. Durante seus estudos no Conservatório atuou em grupos camerísticos, nos quais tocou flauta doce orientado pela professora Maria Eugenia Sacco e violino pela professora Regina Orsi. Sua mãe, professora Damares Matheus, foi uma das suas maiores incentivadoras.  

Henrique Cananosque Neto
Nasceu em abril de 1980 na cidade de Lins (SP). Aprendeu os primeiros acordes ao violão com seu pai, Osvaldo de Paula Cananosque, durante a infância. Porém, somente a partir dos 17 anos é que começou a estudar música ininterruptamente, conhecendo a técnica básica de alguns instrumentos da MPB. A música erudita passou a fazer parte de sua vida em 2002, quando começou a estudar no Centro Musical Arte e Cultura, tendo como professores Marcelo Yuji Imai e posteriormente Cibélia G. Boehme; e na Oficina do Som Antônio Grassi recebendo orientação de Francisco Botasso. Antes de entrar no Conservatório, no segundo semestre de 2004, quando chega à cidade de Tatuí, estuda no “Center Music Cortez” sob os cuidados de Elidamaris Cortez. No ano de 2005 inicia seus estudos de flauta doce no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, tendo primeiramente como professora, Cristiane Carvalho; depois Giulia Tettamanti; e, em seguida, Selma Marino. Além das matérias obrigatórias pertencentes à grade curricular, participou das aulas de Baixo Contínuo, tendo como professora Maria Eugênia Sacco; Práticas Interpretativas com o professor doutor Pedro Persone; e Arranjos (Música Popular) com professor Hudson Nogueira. Integrou, na Área de Performance Histórica (Música Antiga), os grupos pedagógicos Esquisistranho, Sarabanda coordenados primeiramente por Cristiane Carvalho e posteriormente por Giulia Tettamanti; Grupo “Euterpe” coordenado por Selma Marino; atualmente integra o Grupo de Performance Histórica do Conservatório, coordenado também por Selma Marino. Participou dos Worshops “Educação Musical na 1ª Infância” de Josette Feres; “A Flauta Doce Eletrônica” de César Villavicencio; “Dança Barroca” de Ricardo Barros entre outros.  Paralelamente ao curso de flauta doce do Conservatório, fez o curso “Sopro Novo Yamaha – Musicalização Através da Flauta Doce, tendo como mediador Ronaldo da Silva, sob coordenação de Cristal Angélica Velloso. Participou da I Semana de Flauta Doce do VII Festival de Música de São Caetano do Sul, promovido pela Fundação das Artes e Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul, tendo como professor de flauta doce, David Castelo; professora de música de câmara e coordenadora, Patrícia Michelini. Enquanto estudou violoncelo no Conservatório de Tatuí, foi aluno de Tiago de Almeida; integrou a Camerata de Cordas coordenada por Daniel Lazala; e obteve o prêmio “Destaque Talento Grupo” no I Prêmio Estímulo de Música de Câmara – 2009, juntamente com Leandro Saltarelli, Felipe Zamboni e Otávio Toddy na formação Quarteto de Cellos. Graduado em Letras pela Faculdade “Auxilium” de Filosofia, Ciências e Letras de Lins, trabalha na Rede Estadual de Ensino. Já lecionou na Escola Chico Pereira e atualmente integra o Corpo Docente da Escola Barão de Suruí. Participou das coletâneas literárias: Reflexões para Bem Viver; Draculae: O Livro Secreto dos Vampiros (contos); Antologia Delicatta IV; Antologia Artificius; Cronistas, Contistas e Poetas Contemporâneos (Antologia Delicatta V). Outras antologias têm lançamento previsto para dezembro de 2010 e para o ano de 2011.

Odontomovel

Vereador sorocabano recebia multas de carro furtado em Tatuí


Do Cruzeiro on-line

Ford Fiesta foi roubado em Tatuí, clonado e tinha a placa de um carro idêntico do vereador Anselmo Neto,de Sorocaba

O vereador sorocabano Anselmo Duarte Neto (PP) recebeu duas multas indevidas de um carro clonado, com a mesma placa que o seu, um Ford Fiesta. Ele procurou a polícia no dia 13 de novembro e nesta quarta-feira (24) à tarde o carro clonado foi localizado pela Polícia Militar rodando no Jardim Los Angeles. Jefferson Ferraz de Souza, 27 anos, dirigia o Fiesta roubado em Tatuí no dia 25 de outubro e que ostentava a placa original do carro do vereador: EPF-1969 de Sorocaba.

Segundo o sargento Joel Ribeiro, o número da carroceria confirmou que o Fiesta que Jefferson dirigia era roubado. Ele foi autuado em flagrante de receptação pelo delegado Carlos Alberto de Oliveira, na delegacia do plantão norte.

Anselmo estava em reunião na Câmara nesta quarta-feira à tarde. De acordo com o chefe de gabinete Fábio Ribeiro, ele conversou pelo telefone com o capitão Vanclei Franci, comandante da 2ª Companhia da PM, e soube da localização do carro clonado. O vereador recebeu duas multas indevidas por excesso de velocidade. Em uma, a infração havia sido cometida na avenida Afonso Vergueiro, em Sorocaba, e em outra na cidade de Jaú.

Jefferson é suspeito de fazer parte de uma quadrilha de roubos que age na zona norte de Sorocaba, de acordo com o sargento. A investigação deve ser finalizada pelas equipes do 1º e 11º Distritos Policiais. Ele seria o autor de tentativa de roubo a um sacolão de hortifrutigranjeiros da Vila Gomes, no dia 10 de novembro. A dona do sacolão foi ferida com um tiro no peito. (Marcelo Roma)

Veja a matéria da TV Tem sobre o jacaré tatuiano



Prefeitura de Tatuí anuncia a programação oficial do Natal Musical 2010




Corais, conjuntos musicais, serestas e orquestras no Natal da “Capital da Música”. A Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria da Cultura, definiu esta semana a programação do Natal Musical 2010. Na quarta-feira, dia 1º de dezembro, das 20h às 21h, a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí se apresenta na Praça do Pinheirão. Na quinta-feira, dia 2, das 20h às 21h, a Big Band Jovem do Conservatório estará na praça central. Na sexta-feira, dia 3, no mesmo horário e local, o Grupo de Percussão do Conservatório se apresenta, e no dia 4, a Orquestra de Cordas Infantil do Conservatório; no dia 5, a Banda Sinfônica Jovem do Conservatório; no dia 6, o Coro do Conservatório; no dia 7, o Coral do Colégio Nosso Amiguinho; no dia 8, Coral do Recanto Betel; no dia 9, o Coral da Cidade Professor José dos Santos; no dia 10, o Projeto Criança na Banda; no dia 12, a Big Band do Conservatório; no dia 13, a Escola de Música Center Cortez; no dia 14, o Coral do Colégio Objetivo. Já no dia 15, o Coral da APAE se apresenta das 9h30 às 10h30 na Praça da Matriz. No dia 16, as atrações voltam ao horário das 20h às 21h, com o Coral do Lar Donato Flores; no dia 17, se apresenta o Coral da Igreja Batista; dia 18, o Coral do Nebam “Ayrton Senna”; dia 19, a Orquestra do Projeto Arte pela Vida; dia 20, o Coral do Fundo Social de Solidariedade; dia 21, o Coral Adulto do Projeto Arte pela Vida e, dia 22, o grupo Seresteiro com Ternura fecha o Natal Musical 2010.

Escola do "Santa Rita" será ampliada

Acha-se aberto na Prefeitura de Tatuí edital de tomada de preços para contratação de empresa especializada para efetuar a ampliação da Escola Magaly Azambuja de Toledo, no Jardim Santa Rita de Cássia. A entrega e a abertura dos envelopes estão previstas para o dia 9 de dezembro.

Veículos abandonados em vias públicas serão recolhidos pela Prefeitura

Os veículos abandonados em vias públicas de Tatuí  serão retirados pela Prefeitura e recolhidos ao depósito público do município. É o que diz a Lei 4.461, publicada no último dia 17. Serão considerados veículos abandonados aqueles que não tem ao menos uma placa de identificação obrigatória, em evidente estado de decomposição ou com, pelo menos, dois pneus arriados, com evidentes sinais de colisão ou objeto de vandalismo ou depreciação voluntária, mesmo que estejam cobertos com capa de material sintético.

Decorrido o prazo de 90 dias da retirada sem a reclamação apropriada e pagamento de depósito, os veículos serão leiloados. 

O projeto de lei foi de autoria do vereador José Tarcísio Ribeiro.

Jacaré persegue morador de chácara em Tatuí

JOSÉ MARIA TOMAZELA - Agência Estado

Um jacaré perseguiu e tentou morder o morador de uma chácara ontem (quarta-feira) em Tatuí (SP). O réptil, medindo 1,5 metro, estava entre as árvores de um pomar e avançou contra o trabalhador rural que colhia frutas. Assustado, o homem correu e pediu ajuda ao Corpo de Bombeiros.


Os bombeiros usaram uma armadilha para prender o animal, identificado como um jacaré-do-papo-amarelo. O réptil foi examinado por um biólogo e solto numa área de várzea. De acordo com a Polícia Ambiental, a espécie é comum na região. No ano passado, dois jacarés da mesma espécie foram apanhados na área urbana. 

STF permite que Receita quebre sigilo bancário sem autorização da Justiça

BRASÍLIA - Por seis votos a quatro o Supremo Tribunal Federal decidiu que a Receita Federal pode ter acesso direto a dados financeiros sigilosos de pessoas físicas sem autorização prévia do Poder Judiciário. Vencidos ficaram os ministros Marco Aurélio Melo, Celso de Mello, Cezar Peluso e Ricardo Lewandowski.

O ministro tatuiano Celso de Mello, autor do voto mais longo, alegou que caberia somente ao Judiciário ordenar acesso a dados sigilosos, e que tal fato deveria ser excepcional.

- A decretação da quebra do sigilo mesmo pelo Poder Judiciário não pode converter-se em um instrumento de indiscriminada devassa à vida financeira das pessoas - argumentou.

Conforme esclarecimento da assessoria do STF, a lei complementar 105 de 2001 já permitia o acesso pela receita a dados bancários sem necessidade de autorização judicial, desde que já houvesse em andamento um processo administrativo requerendo o acesso.

Supermercado Barbosa vai inaugurar loja atacadista

Está marcada para o próximo dia 3 de dezembro, às 10 horas, a inauguração do Barbosa Atacarejo, loja da Rede Barbosa para venda no atacado e no varejo. O prédio pertencia à Rede Lorenzetti e está localizado na Rua Manoel Luiz da Silva Sá, 432, Vila Paulina (esquina com a Rua XI de Agosto, no Bairro Valinho. 

Rua Juvenal de Campos será prolongada

O prefeito Gonzaga declarou de utilidade pública para desapropriação uma faixa de terra no Bairro Santa Cruz para prolongamento da Rua Juvenal de Campos até a Avenida Donato Flores.

Projeto Território Jovem no CDHU “Orlando Lisboa” reúne cerca de 750 pessoas






             O Projeto do “Território Jovem” teve mais uma edição realizada no domingo, dia 21, e reuniu cerca de 750 pessoas na Praça de Esportes “Deocacir Pereira”, do CDHU “Orlando Lisboa de Almeida”. O evento foi realizado pela Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, por intermédio do Departamento de Juventude.

            Segundo o diretor do Departamento de Juventude, Leandro Camargo Barros, o “Magrão”, como é conhecido, além de todas as atividades que ocorrem normalmente como: Pintura facial, Futebol de Rua, Basquete e o Projeto Fala Garoto!, esta edição do projeto também contou com o “Skate Champ Tatuí”, um campeonato de skate regional com premiação para os dez primeiros colocados de cada categoria: Mirim, Iniciante e Amador. Foram distribuídos mais de 40 itens (com apoio da iniciativa privada) para os vencedores, entre eles shapes, rolamentos, lixas, rodinhas, camisetas e bonés.

            Simultaneamente, ocorreu mais uma Etapa do Circuito Municipal de Corrida de Rua, organizado pela equipe Pé Vermeio, que também premiou com medalhas os melhores em cada categoria. Nesta corrida participaram mais de 50 crianças.

            As apresentações artísticas ficaram por conta das bandas Option, Vodka Joe e os cantores de rap Marcelo Blackout e Grupo Revolução (Tietê).

            O evento teve o apoio da Guarda Civil Municipal, da SABESP e das secretarias da Saúde, de Obras e Meio Ambiente.

Cartões vermelhos e amarelos rendem 174 quilos de alimentos ao Fusstat


             Na segunda-feira, dia 22, o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat) recebeu no Centro de Capacitação da Vila Esperança uma doação de 174 quilos de alimentos arrecadados através da 10ª Copa Rádio Notícias de Futebol Master. Na Copa, realizada pela Rádio Notícias de Tatuí, a cada penalização com cartão vermelho ou amarelo, o jogador advertido ou expulso tem de doar um quilo de alimento para a organização do evento. Desta forma a Rádio encaminha os alimentos arrecadados ao Fundo Social de Solidariedade que faz a destinação às entidades e famílias carentes do município.

        A Rádio Notícias esteve representada na entrega dos alimentos pelo repórter esportivo Luís Carlos Teixeira. A primeira dama e presidente do Fundo Social, Maria José Vieira de Camargo, esteve presente para receber a doação.

Agricultor encontra jacaré no pomar



Alunas de Panificação e Salgados se formam na Vila Angélica

    
            Na semana passada, o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat) formou mais 30 alunas pelo Centro de Capacitação 2 da Vila Angélica.  Os cursos formandos foram os de Salgados e Panificação Artesanal.

            O curso de panificação se formou na quinta, dia 18, com 11 alunas. Na sexta, dia 19, com a presença da presidente da primeira-dama e presidente do Fusstat, Maria José Vieira de Camargo, 19 alunas receberam o certificado de conclusão do curso. Os cursos tiveram duração de dois meses.

            Os Centros de Capacitação do Fusstat estarão abertos normalmente até o dia 7 dezembro para que os interessados em ingressar nos cursos fornecidos façam suas inscrições. É necessária a apresentação de RG, CPF, comprovante de endereço (conta de telefone, luz ou água) e um telefone para contato. As próximas turmas iniciarão as aulas no início de fevereiro de 2011.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Policial de Tatuí é escolhido o PM do mês



            Na terça-feira, dia 23, na Praça Olívio Junqueira, em frente à Câmara Municipal, aconteceu a solenidade “Policial Militar do Mês”, referente ao mês de outubro, que homenageou o soldado Simões, Evandro Domingues Simões, indicado pelo Tenente Coronel PM comandante Ben-Hur Baptista (22º BPMI) como tendo a melhor atuação profissional dentre os profissionais das 79 cidades que todo mês concorrem a esse mérito.

            O soldado Simões foi contemplado como “Policial Militar do Mês” por ter prendido em flagrante cinco pessoas que transportavam drogas dentro de um carro, além de também ter dado voz de prisão ao infrator que furtou um carro e também por deter em flagrante um traficante de drogas.


            “Realização” foi o sentimento que Simões escolheu para explicar a solenidade em sua homenagem. Disse que “a profissão de policial é uma escolha em busca de um ideal, a ordem pública”. 

Veja os jogos da próxima rodada do Campeonato Varzeano

             Neste final de semana a rodada do 9º Campeonato Municipal de Futebol Varzeano começa no Estádio “Simeão Sobral”, da Vila Jurema, com jogo entre Calhas Alpha x Inter Paulistano, às 9 horas do domingo, dia 28. Ainda no domingo, à tarde, tem jogo entre Águia Azul x Vila Angélica, às 14h30, e logo após jogo Sindicato dos Metalúrgicos x Rontan. Estes doiss jogos serão no Estádio do Sindicato dos Metalúrgicos.

            Na ponta da lista de artilheiros do torneio estão dois jogadores do Calhas Alpha. São eles: Wellinton Vinicius Rolim, com 5 gols, e Luciano Donizeti Garcia, com 4 gols. Victor de Lelis da Silva, da Rontan, está com 4 gols. Logo atrás, está Paulo César Aparecido da Silva, também do Rontan, com 3 gols.

            Rodada passada - O Varzeanão 17 gols da rodada passada e jogos bastante disputados. No Estádio Itatibão, Padaria do Gugu 5 x 4 Vitória Esportes. No jogo entre Clube de Campo e Vila Angélica, o último levou a melhor com um placar de 1 x 0. No Sindicato dos Metalúrgicos, o time da casa empatou em um a um com o Vassorá. No outro jogo no campo do Sindicato, o Calhas Alpha passou pela Associação Santa Rita com goleada: 5 a 0.

Exército faz homenagem ao prefeito Gonzaga


  
Na sexta-feira, dia 19, o delegado (2º Tenente) da 15ª Delegacia do Serviço Militar de Itapetininga-SP, Uiltron Canedo de Góes, entregou ao prefeito e presidente da Junta de Serviço Militar de Tatuí, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, as Honras e o Diploma de colaborador do Serviço Militar.

O oficial do Exército Brasileiro esteve no Paço Municipal acompanhado pelo secretário da Junta de Serviço Militar de Tatuí, Márcio Aparecido Vieira.

"Ayrton Senna" presta homenagens a professores de Tatuí




          Na sexta-feira, dia 19, o Nebam (Núcleo de Ensino Básico Municipal) Ayrton Senna da Silva promoveu no Auditório Jornalista Maurício Loureiro Gama mais uma vez o evento “Aos Mestres com Carinho”, uma homenagem anual realizada com professores aposentados que trabalharam na rede municipal, estadual ou particular de ensino.

            Este ano os homenageados foram os professores Luiz Carlos Camargo, Donildes Camargo Gianesella, Guiomar de Lima Cardoso, Acassil José de Oliveira Camargo e Almira Rodrigues da Costa Porciúncula. Presentes para a entrega da homenagem estiveram: a secretária da Educação Marisa Fiúsa Kodaira, o vice-prefeito e secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social Luiz Antonio Voss Campos e o vereador José Maria Cardoso Filho (Zétakão).

Autoridades municipais comemoram Dia da Bandeira na Escola Ayrton Senna

Celso de Melo dá prazo de cinco dias para AGU contestar aposentadorias compulsórias

Do site Olhar Direto
Da Redação- Kelly Martins

Após os recursos interpostos pelos 10 magistrados mato-grossenses, que chegaram a ser aposentados compulsoriamente, o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu prazo de cinco dias para que a Advocacia-Geral da União (AGU) conteste as defesas apresentadas.

A intimação foi feita pelo ministro Celso de Mello, já que a AGU quer a validação da decisão do Conselho Nacional de Justiça que afastou três desembargadores e sete juízes, em fevereiro deste ano, das funções no Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

O recurso será levado pelo ministro para votação plenária, o que poderá fazer com que os magistrados permanecem no cargo, caso seja acatado, ou poderão ficar novamente afastados.

Celso de Mello foi quem concedeu liminar permitindo que retornassem aos cargos os desembargadores Mariano Travassos, José Ferreira Leite e José Tadeu Cury. Também aos juízes Marcelo Barros, Irênio Lima Fernandes, Marcos Aurélio dos Reis, Antonio Horácio Neto, Juanita Clait Duarte, Graciema Ribeira Caravellas e Maria Cristina Oliveira Simões.

Na visão do ministro, o CNJ não teria competência para aplicar a punição máxima a magistrados no país, de aposentadoria compulsória.Todos foram acusados de envolvimento em suposto esquema de desvio dinheiro do TJMT, na gestão do então presidente José Ferreira Leite, para "salvar" uma cooperativa de crédito ligada à Maçonaria.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

'Sonhos Para Vestir', com direção de Vera Holtz, estreia em Copacabana

De O Dia online

Rio - Há um ano a atriz e dramaturga Sara Antunes estava na Bahia, de férias, quando despertou para a seguinte reflexão: por que as pessoas têm hipóteses radiantes de vida, porém, muitas vezes, fazem opções tão menos importantes? Pela mediocridade mesmo? Era a filósofa falando mais alto.

Esse foi o ponto de partida para que 'Sonhos Para Vestir' deixasse o plano das idéias e se materializasse no espetáculo que marca também o (re)encontro de três atrizes: Vera Holtz, na direção; Analu Prestes na cenografia-instalação; e Sara Antunes, que interpreta uma mulher insone que não sabe se sonha ou se devaneia e ainda convida a plateia para fazer com ela esta viagem sensorial.

 
Foto: Divulgação

Sonhos Para Vestir – primeira criação autoral da paulista em terras cariocas, onde atualmente mora - é um projeto ousado que une teatro, música ao vivo e uma exposição de artes plásticas. Tudo isso poderá ser conferido a partir do próximo dia 26/11, às 21h, no Mezanino do Espaço Sesc Copacabana.

“A peça é uma homenagem à vida de um grande sonhador, meu pai, que tem uma história surpreendente e deixou palavras luminosas”, destaca Sara, 29 anos, uma das atrizes de destaque da nova geração. A atriz ficou mais conhecida no Rio pela premiada Hysteria, onde era também co-autora, e, mais recentemente, por Negrinha, na qual assumiu texto e interpretação e cumpriu três temporadas de sucesso em solo carioca. Logo se mudou para o Rio aceitando convite para interpretar o premiado texto de Maitê Proença e Luiz Carlos Góes, As Meninas.

A atriz Vera Holtz, brindada com importantes prêmios como Shell e Mambembe, além de décadas de experiência em teatro, cinema e televisão, vem, com este trabalho, dentro de uma nova etapa em sua carreira, se firmar na direção. Vera recentemente dirigiu Guilherme Leme em O Estrangeiro, e na telinha faz sucesso como Dona Candê, ou Maria Candelária, na novela Passione, de Silvio de Abreu. Ela dá sua visão sobre o espetáculo.

“Sonhos Para Vestir é o resultado do encontro de duas artistas, Sara Antunes e Analu Prestes, entrelaçando seus universos criativos. Quando fui convidada, o projeto começava a tomar corpo e o meu trabalho seria o de equalizar esses mundos de palavras e formas plásticas. Uma performer criativa em um espaço livre, apresentando, com um texto poético, as homenagens ao pai-palavra. Sequências de jogos cênicos, lúdicos e melódicos encontram no público a parceria. O exercício da direção surpreende, pois, da diversidade dos elementos a surpresa dos resultados. Uma experiência de dois espetáculos, dois solos, dois gêneros e um mundo de expectativas para o futuro”, analisa a diretora.

Serviço
Sonhos Para Vestir
Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana
Horário: quinta e domingo, às 20h; sexta e sábado, às 21h30;
Ingressos: R$ 4 (comerciário), R$ 8 (estudante e idoso) e R$ 16 (inteira)
Estreia: Sexta, dia 26/11, às 21h30
Temporada: de 26/11 a 19/12