![]() |
20/01/2026 às 16h22 | O Grupo de Viola “Alma Cabocla” retomou seus ensaios no dia 12/1 (segunda-feira). As atividades acontecem ao longo de todo o ano no Centro Cultural - Edifício Alvorada, situado na Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro, sempre às segundas e terças-feiras, das 18h30 às 21h30, sob coordenação de Roberto Campos.
A iniciativa se consolida como um projeto cultural permanente no município, contribuindo para a difusão das tradições musicais e para a formação artística e cultural da população.
Criado em 21 de junho de 2021, o Grupo de Viola “Alma Cabocla” nasceu com o objetivo de valorizar as raízes culturais tatuianas por meio da viola caipira, promovendo o aprendizado coletivo do instrumento, o resgate de clássicos da música raiz e da MPB, além da convivência e da troca de experiências entre seus integrantes. Um dos pilares do grupo é a homenagem ao escritor Paulo Setúbal, filho ilustre de Tatuí, nascido em 1893 e membro da Academia Brasileira de Letras, símbolo da memória e da identidade cultural da cidade.
O repertório do “Alma Cabocla” reúne canções tradicionais e também destaca compositores locais, como Roberto Rosendo e Flávio Bicudo, reforçando a valorização da produção musical do município. A criação do grupo teve como grande incentivador o saudoso radialista Helinho Beijo Frio, nome artístico de Aurélio Serrão Corrêa, importante referência na difusão da música caipira e da cultura popular em Tatuí.
Os estudos desenvolvidos pelo grupo seguem uma metodologia colaborativa, baseada na experiência individual de cada participante, estimulando a troca de saberes e o aprendizado coletivo. Atualmente, o Grupo de Viola “Alma Cabocla” é formado por Roberto Campos, Ariete Poles, Sabrina Magalhães, Juliana Bueno, Patrícia Festa, Dioni Vieira, Mário Roberto, Fernando Foster, Reinaldo Ribeiro, Eraldo Almeida, Isaías Marcondes, Rubens Bastos, Jônatas Diniz, Valdemir Bomfim, Rogério Miranda, Jarbas Sobral e Carlos André.
Além das apresentações realizadas em diferentes espaços da cidade, o grupo também é responsável pelo tradicional Projeto “Café, Viola & Companhia”, encontro mensal que reúne violeiros em uma roda de conversa, música e tradição caipira.

Nenhum comentário:
Postar um comentário