![]() |
08/01/2026 às 9h51 | A partir deste sábado (10/1) até o dia 31/1, o Memorial do Rugby de Tatuí realizará o projeto “Jogos que incluem: brincar, aprender e criar”, uma ação educativa voltada ao período de férias escolares, com foco na acessibilidade, inclusão e aprendizagem por meio do brincar.
As atividades - desenvolvidas pelo Núcleo Educativo do Museu Histórico Paulo Setúbal acontecerão de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, no Memorial do Rugby 1928 Dr. Gualter Nunes.
O público poderá participar de atividades lúdicas e educativas planejadas para atender visitantes com e sem deficiência, promovendo a convivência, a socialização e o acesso democrático à cultura. As ações podem ser realizadas de forma individual ou em grupo e estimulam o raciocínio, a memória, a criatividade e a interação social.
A programação contempla jogos educativos adaptados, inspirados no acervo dos equipamentos culturais, como quebra-cabeça, jogo da memória e jogo da velha. O jogo da memória acessível utiliza cartas ilustradas com elementos do patrimônio cultural local, incentivando a associação de imagens e conceitos. Já o jogo da velha apresenta formato adaptado, garantindo a participação de pessoas com diferentes habilidades físicas, sensoriais e cognitivas, enquanto o quebra-cabeça educativo promove o aprendizado por meio da montagem de imagens relacionadas à história e à memória de Tatuí.
O projeto conta ainda com um espaço de colorir voltado à livre expressão artística, no qual os visitantes podem colorir imagens inspiradas no acervo, ampliando a vivência sensorial, a criatividade e o vínculo com os conteúdos apresentados.
Além do público espontâneo, o projeto também atende a grupos previamente agendados, como instituições, escolas e entidades. O agendamento pode ser feito pelo telefone (15) 3251-4969 ou pelo e-mail educativo.paulosetubal@gmail.com.
Ao unir jogo, arte e acessibilidade, “Jogos que incluem: brincar, aprender e criar” reforça o papel do Complexo Cultural de Memória - localizado na Av. Domingos Bassi, s/nº, Jd. Junqueira, esquina com a Av. João Batista Correia Campos (Marginal do Manduca), próximo ao Paço Municipal - como um espaço acolhedor, participativo e educativo, fortalecendo a relação do público com o patrimônio cultural e promovendo a inclusão nas ações culturais do município.

Nenhum comentário:
Postar um comentário