segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Corredores da equipe Contra Tempo Running se destacam em corridas pelo estado de São Paulo


Da Assessoria Contra Tempo Running

Neste final de semana, a equipe Contra Tempo Running marcou presença em diversas competições pelo estado de São Paulo, com resultados expressivos e muita determinação.

No sábado, dia 29/11, os corredores Quedima Carriel e André Campolim participaram da Neoenergia Night Run 2025, realizada em Leme/SP. A prova contou com distâncias de 5k e 10k. André, que competiu nos 10k, teve uma performance excelente, conquistando o 5º lugar geral e o 1º lugar em sua categoria.

Ainda no sábado, em Sorocaba/SP, outros membros da equipe se destacaram na 8ª Maratona de Sorocaba Rede Bom Lugar. Simone Ruivo e Ricardo Ruivo competiram na distância de 5k, enquanto Ricardo Cardoso e Vladimir Lima encararam os 10k. Simone teve um desempenho notável, alcançando o 6º lugar em sua categoria (50 a 59 anos).

No domingo, a equipe teve mais uma estreia de sucesso na distância de 21k (meia maratona). Tati Zaneta e Diego fizeram suas primeiras corridas nessa distância com performances impecáveis. Além disso, Flaviana Muniz brilhou, ficando entre as 10 primeiras colocadas e conquistando o 8º lugar geral, além do 2º lugar em sua categoria (30 a 39 anos).

Na maratona de 42k, a equipe também teve estreias marcantes. Maurício Freitas, Gabriel Santos e Paula Nicomedes encararam o desafio com coragem, superação e uma determinação que inspirou a todos. A conquista desses atletas é um exemplo de força e dedicação.

Maior conservatório da América Latina aproxima música à rotina de jovens

Conservatório é referência nacional na música e no teatro há 71 anos. Para 2026, instituição abriu mais de 450 vagas gratuitas em diferentes cursos.

Por TV TEM

Caio mantém a rotina de tocar acordeão há oito anos — Foto: Reprodução/TV TEM

30/11/2025 20h27 |  O Conservatório de Tatuí (SP), considerado o maior de toda a América Latina, está aproximando a música e o teatro da rotina de jovens que moram na cidade.

A cada nota, leitura e som, Núbia Lopes, de apenas dez anos, despertava ainda mais interesse em um universo completamente novo. Ela é encantada pelo piano e, desde os oito anos, é decidida sobre o rumo que deseja crescer profissionalmente.

"Estudar no conservatório sempre foi um sonho para mim e ele acabou sendo realizado. A música é algo que faz parte de mim e é extremamente importante", diz.


Com o estudante de acordeão Caio Marques, a sensação não é muito diferente. O som da sanfona despertou, há oito anos, um sonho de ser músico que, segundo ele, precisa de muito talento e tempo para lapidar as habilidades.

"A sanfona foi amor à primeira vista. Eu vi, pensei e falei: 'é aquilo que eu quero e aquilo que vai ser'. Toquei, comecei a gostar e estou até hoje nisso. Virou um hábito para minha vida, virou algo que é o meu trabalho e algo que eu vou querer morrer fazendo", relata.

O Conservatório de Tatuí oferece mais de 60 formações nas áreas de música erudita, música popular, artes cênicas e educação musical.

Todas as opções são gratuitas e não têm taxa de inscrição, matrícula ou mensalidade. Além dos cursos regulares, voltados à formação profissional de jovens, a instituição ampliou a oferta de cursos livres anuais e de especialização para 2026.

O conservatório reserva metade das vagas para estudantes da rede pública e 5% para pessoas com deficiência.

Conservatório de Tatuí — Foto: Reprodução/TV TEM

Idoso com Alzheimer que viria a Tatuí é encontrado morto em área rural de Pardinho

Francisco José dos Santos, de 80 anos, desapareceu após uma consulta odontológica em Botucatu, no dia 25 de novembro.

Por g1 Bauru e Marília com edição do DT

Francisco José dos Santos saiu de uma consulta odontológica em Botucatu (SP) e não foi mais visto — Foto: Reprodução

01/12/2025 14h37 | O idoso Francisco José dos Santos, de 80 anos, diagnosticado com Alzheimer e desaparecido desde a última terça-feira (25), foi encontrado morto na tarde desta segunda-feira (1º) em uma área rural de Pardinho (SP). Ele havia sido visto pela última vez após uma consulta odontológica em Botucatu (SP).

Segundo a Polícia Civil, o corpo não apresentava sinais de violência e estava sem roupa. O idoso foi localizado em uma área com água, o que levanta a hipótese de afogamento.

A suspeita inicial é de que a morte tenha ocorrido há vários dias. A causa será investigada.
  

Francisco José dos Santos saiu de uma consulta odontológica na Avenida Dom Lúcio, no Centro, por volta das 13h30, e não foi mais visto desde então.

Segundo o boletim de ocorrência, às 17h do mesmo dia ele telefonou para a esposa informando que seguiria para Tatuí (SP), onde a família reside. No entanto, não chegou ao destino e não fez novos contatos.

No sábado (29), o veículo que Francisco dirigia foi encontrado em meio a uma plantação de soja na área rural de Pardinho (SP).

O carro, que passou por perícia, estava trancado e sem sinais de arrombamento, violência ou vestígios de sangue. Apenas o pneu traseiro esquerdo estava furado.

Nas proximidades, policiais localizaram um pé de tênis sujo que seria do idoso. O veículo foi apreendido junto com o tênis e um telefone celular recolhido pela equipe pericial.

Gás do Povo: Governo do Brasil iniciou recarga gratuita de botijão para 1 milhão de famílias

SEGURANÇA ENERGÉTICA

Primeira fase do programa garante benefício para famílias em situação de vulnerabilidade social em dez capitais brasileiras. Até março de 2026, 15 milhões de família em todo o país deverão ser atendidas.

Ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) participou das primeiras entregas em Belo Horizonte. Foto: Ricardo Botelho/MME

24/11/2025 |  O Governo do Brasil deu início nesta segunda-feira, 24 de novembro, à primeira fase do programa Gás do Povo. Nesta etapa, cerca de 1 milhão de famílias em situação de vulnerabilidade social serão beneficiadas em dez capitais brasileiras com a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha (GLP 13 kg). Ao todo, o programa deverá alcançar mais de 15 milhões de famílias em todo o país até março de 2026, quando estará totalmente implementado.

“É o maior programa de combate à pobreza energética do mundo. O Gás do Povo é alívio nas contas de cada família, uma economia que ajuda a melhorar a alimentação e a qualidade de vida. Ele também protege a saúde de mulheres e crianças em lares que ainda usam lenha, álcool e querosene para cozinhar. É uma maneira de evitar doenças pulmonares e acidentes com queimaduras” (Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia)

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou das primeiras entregas em Belo Horizonte. Na capital mineira, 52.191 famílias serão beneficiadas nesta fase. No estado de Minas Gerais, a expectativa é atender 1,2 milhão de famílias.

“É o maior programa de combate à pobreza energética do mundo. O Gás do Povo é alívio nas contas de cada família, uma economia que ajuda a melhorar a alimentação e a qualidade de vida. Ele também protege a saúde de mulheres e crianças em lares que ainda usam lenha, álcool e querosene para cozinhar. É uma maneira de evitar doenças pulmonares e acidentes com queimaduras”, afirmou o ministro Alexandre Silveira.

OBJETIVO — Lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em setembro, o programa tem como principal meta ampliar o acesso ao gás de cozinha no país, levando mais dignidade, saúde e segurança para a população.

“É um trabalho incansável do governo. Os programas sociais voltaram a ser implementados, como o Farmácia Popular, o Minha Casa, Minha Vida, o Mais Especialistas e o Brasil Sorridente. Precisamos fazer um país mais justo, mais solidário, mais fraterno, mais inclusivo, e esses programas são essenciais para melhorar a vida das pessoas que mais precisam”, destacou Silveira.

ONDE COMEÇA — Nesta etapa inicial, 997,5 mil famílias vão receber a recarga do gás de cozinha gratuitamente em dez estados. Além da capital mineira, Salvador (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belém (PA), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) terão famílias atendidas.

As primeiras famílias contempladas já fazem parte da ampliação proposta pelo programa, que vai triplicar o número de atendidos pelo atual Auxílio-Gás. Isso foi possível com o aumento dos recursos e com a melhoria da eficiência no escalonamento do benefício.

As famílias que já recebem o Auxílio-Gás continuarão recebendo o benefício até o final deste ano. Em 2026, elas serão migradas para o Gás do Povo e passarão a receber a recarga do gás de cozinha, ao invés do auxílio em dinheiro.

QUEM TEM DIREITO — São contempladas pelo programa famílias inscritas no CadÚnico com renda per capita mensal de até meio salário mínimo. Elas terão direito a 4 a 6 botijões por ano, de acordo com o número de pessoas na casa.

A retirada do botijão será feita diretamente nas revendas cadastradas no programa, de forma gratuita. As famílias deverão apresentar o cartão do Bolsa Família, o cartão do próprio programa ou o CPF. O beneficiário receberá um código de validação pelo celular.

REVENDAS CADASTRADAS — Até o momento, Belo Horizonte é a capital com o maior percentual de adesão ao programa pelas revendas. São 81 revendas cadastradas, 32% do total (259), e a tendência é que esse número aumente cada vez mais com a implementação do programa. Somente com as 81 revendas, 69 bairros da capital mineira estão cobertos.

PROXIMIDADE — Isso significa que 62% das famílias contempladas estão a menos de 1 km de distância da revenda mais próxima, e outros 32% estão entre 1 e 2 km de suas casas até a revenda. No Brasil, já são mais de 5 mil revendas cadastradas, número que se aproxima de 10% de adesão em todo o país. O dado é atualizado diariamente.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Mau uso de produtos de beleza causa doenças nos olhos

Saiba como evitar alergia, irritação, conjuntivite, danos às glândulas lacrimais e outras doenças causadas por produtos de beleza.


25/11/2025 |  Usar maquiagem, produtos para cabelo e pele faz parte do dia a dia da maioria das mulheres, mas é preciso ter cuidado na escolha, uso e manutenção dos produtos. De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, diretor executivo do Instituto Penido Burnier e autor de dois estudos sobre os danos causados aos olhos pelo mau uso de cosméticos, não é só a maquiagem que pode comprometer a visão.

O especialista ressalta que uma das substâncias mais prejudiciais aos olhos é o formol. Por isso, economizar na escova progressiva feita com produtos que contêm esta substância pode sair caro. Os danos vão muito além do lacrimejamento e irritação ocular passageira, afirma. Dependendo da concentração e frequência da exposição o risco de opacificação do cristalino e formação da catarata pode aumentar em até 60%. Isso porque, explica, o vapor tem o mesmo efeito da radiação ultravioleta conforme um estudo publicado no Japão. Por isso, a longo prazo, outro problema da exposição ao formol é o maior risco de câncer de pele. O médico alerta que a substância é utilizada como conservante de outros produtos de beleza. Pode aparecer nas fórmulas com outras denominações. As principais são: óxido de metileno ou oximetileno, metanal, oximetano, formalina, metil aldeído, aldeído fórmico e metileno glicol.

Riscos da maquiagem

Queiroz Neto afirma que embora muitas maquiagens sejam seguras, o mau uso causa desconforto nos olhos de 15% das brasileiras que se maquiam regularmente. Os problemas mais comuns, são olho seco, vermelhidão. alergia, conjuntivite e blefarite (inflamação nas pálpebras). O médico recomenda consultar um oftalmologista em caso de visão embaçada, inchaço nas pálpebras, coceira, secreção, sensação de areia nos olhos ou aversão à luz. Ele ressalta que as mulheres devem tomar cuidado na seleção, aplicação e remoção do make-up. Os erros mais comuns, comenta, são o armazenamento inadequado, uso de produtos vencidos e o compartilhamento.

Aplicação segura

"Usar lápis ou delineador na borda interna das pálpebras facilita a penetração no olho. Pode resultar em um desequilíbrio do PH da lágrima e desencadear olho seco, alergia, conjuntivite tóxica ou blefarite acompanhada de terçol", afirma. Quem usa lente de contato deve tomar cuidado redobrado e colocar antes da maquiagem para evitar a penetração de resíduos entre a lente e a córnea.

Compartilhar com amigas ou testar produtos no mostruário das lojas é outro hábito perigoso. Isso porque, cada pessoa tem uma flora bacteriana nos olhos e o uso em comum pode causar conjuntivite viral ou bacteriana.

Remoção

O especialista ensina retirar as lentes de contato antes de dormir e remover toda a maquiagem sem friccionar a córnea para que pode tomar um formato irregular e causar astigmatismo, erro de refração que torna a visão desfocada para todas as distâncias. Os demaquilantes, explica, devem ser aplicados com movimentos suaves e retirados completamente para que resíduos de cremes e maquiagem não penetrem nos olhos. Independentemente do tipo de pele, as bordas doas pálpebras devem ser higienizada com xampu infantil para não irrita os olhos e garantir a integridade das glândulas lacrimais.

Como identificar produtos vencidos

O oftalmologista afirma que alteração na cor, cheiro ou textura da maquiagem e outros cosméticos indica produto vencido, mesmo quando o prazo de validade ainda não expirou. Para conservar os produtos de beleza por mais tempo recomenda não compartilhar com as amigas, lavar esponjas e pincéis, armazenar em locais limpos, secos e ventilados.

Enviado por Eutrópia Turazzi