terça-feira, 29 de julho de 2014

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí abre Coreto Paulista – VIII Curso de Férias

Concerto de domingo, 3, tem como convidado especial Dale Underwood e regência de Dario Sotelo

Com participação especial do saxofonista americano Dale Underwood, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí abre o Coreto Paulista – VIII Curso de Férias, programa do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura. O concerto terá regência do maestro Dario Sotelo e será realizado neste domingo, 3, às 20h30, no Teatro “Procópio Ferreira”. O evento tem apoio institucional da TV, patrocínio da CCR SPVias (por meio da Lei de Incentivo à Cultura) e apoio cultural da Yamaha Musical do Brasil.

A apresentação de abertura será realizada às 20h30 e integra programação do evento que inclui aulas técnicas a 134 bolsistas, selecionados dentre mais de 450 inscritos. Os bolsistas receberão estadia completa, inclusive alimentação. Os selecionados participarão de 13 cursos (flauta, saxofone, oboé, fagote, clarinete, trompete, trompa, bombardino, trombone, harpa, tuba, percussão, composição, arranjo e regência) com aulas individuais de seus instrumentos, atividades de música de câmara e, ainda, da Banda de Bolsistas.

O Coreto Paulista tem como objetivo promover e fomentar as atividades desenvolvidas pelas bandas e corporações musicais espalhadas pelo Estado de São Paulo. Estão previstas para esta edição, apresentações e palestras em diversos espaços. As atividades acontecem no Conservatório de Tatuí, no Mercado Municipal “Nilzo Vanni”, na Praça da Matriz e na Concha Acústica Municipal “Maestro Spartaco Rossi”.

O concerto de abertura Coreto Paulista – VIII Curso de Férias trará ao palco do teatro o saxofonista Dale Underwood, que volta ao Conservatório após hiato de uma década. Em Tatuí, o músico norte-americano fez sua primeira apresentação em 2004, gravando o CD “Sax Brasileiro” junto à orquestra sinfônica da instituição. Underwood é internacionalmente reconhecido como um dos principais saxofonistas clássicos da atualidade, tendo sido aclamado pelo jornal “Washington Post” como o “Heifetz do Saxofone”.

Além dele, têm participações especiais nas atividades do Curso de Férias, os músicos Markus Mauderer e Leo Gandelman. Mauderer é natural da Alemanha e estudou regência no Conservatório de Basel (Suíça) com Felix Hauswirth e na Universidade de Educação em Karlsruhe (Alemanha). Já Gandelman alcançou patamar inteiramente único no Brasil: é adorado pelo grande público (jovem e pop) e também pelos fãs de MPB.

Por meio do Coreto Paulista, o Conservatório de Tatuí oferece 16 atrações gratuitas em agosto. A programação segue na segunda-feira, 4, com recital do Quinteto de Metais São Paulo, às 20h30 no “Procópio Ferreira”. O grupo é integrado por Fernando Dissenha e Marcelo Matos (trompete), José Costa Filho (trompa) e Darcio Gianelli e Darrin Milling (trombone).

O segundo espaço do Conservatório de Tatuí, o Salão Villa-Lobos, receberá na terça-feira, 5, Recital de Música de Câmara a partir das 19h. Ainda na terça, às 20h30, no teatro, será realizada palestra “Panorama Mundial dos Sopros e Percussão”, ministrada por Dario Sotelo.

No dia 6, quarta-feira, estão programadas quatro atrações. Às 11h, haverá Recital de Música de Câmara no Mercado Municipal; às 11h30, a Praça da Matriz recebe a primeira atração dos concertos externos, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, com regência de Dario Sotelo: às 19h, no Salão Villa-Lobos; está agendado Recital de Música de Câmara; em às 20h30, no “Procópio Ferreira”, haverá Recital de Professores do VIII Curso de Férias.

Na quinta-feira, 7, três espaços recebem o Recital de Música de Câmara. São eles: o Mercado Municipal, às 11h; a Praça da Matriz, às 17h; e o Salão Villa-Lobos, às 19h. No mesmo dia, às 20h30, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí volta ao “Procópio Ferreira” para apresentação do espetáculo “Momoprecoce – Carnaval das Crianças”. Têm participações na apresentação os músicos Leo Gandelman (saxofone) e Míriam Braga (piano). O “Momoprecoce – Carnaval das Crianças” tem regência de Dario Sotelo e participação especial do Núcleo Experimental Cênico “Falsa Modéstia”, com direção de Rogério Vianna.

Na sexta-feira, 8, o Villa-Lobos recebe mais um Recital de Música de Câmara, às 19h. Às 20h30, haverá apresentação do Conjunto de Metais e Conjunto de Saxofones do Curso de Férias, no “Procópio Ferreira”, com Pedro Bittencourt como convidado especial e regência de Dario Sotelo.

As duas últimas atrações terão regência de Markus Mauderer e serão apresentadas no sábado, 9. Elas serão apresentadas pela manhã e à noite, respectivamente. A partir das 11h, os selecionados para o Curso de Férias farão recital. O grupo subirá ao palco da Concha Acústica para concerto pela Banda Sinfônica de Bolsistas do VIII Curso de Férias. Mais tarde, às 20h30, está programado o concerto de encerramento, quando a Banda Sinfônica do VIII Curso de Férias fará apresentação no teatro do Conservatório de Tatuí.


Quinteto de Metais

As apresentações especiais do Coreto Paulista – VIII Curso de Férias agregam o Quinteto de Metais São Paulo. O grupo criado no ano de 2001 tem os seguintes compromissos: buscar o mais elevado patamar de qualidade artística, contribuir para a criação e difusão de obras de compositores nacionais e incentivar a criação de novos grupos de câmara.

Os integrantes do Quinteto de Metais São Paulo possuem vasta experiência como solistas, cameristas e professores. Eles incorporam, no currículo, apresentações nas melhores salas de concerto de São Paulo, do Brasil e também do exterior. O repertório é composto por obras originais e transcrições, e se expande desde a Renascença até o Século XXI.


Coreto Paulista – VIII Curso de Férias
Concerto de Abertura – Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Domingo, 3 de Agosto, 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Centro
Entrada franca
Retirada de ingressos: de terça a sexta, das 17h às 19h, e nos dias de eventos a partir das 18h
Informações: 15 3205-8444
Programação completa: www.coretopaulista.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário