terça-feira, 19 de março de 2013

Vans escolares de Tatuí serão inspecionadas

Veículos sem o selo serão impedidos de transportar alunos em 2013

Garantir maior segurança aos alunos e maior tranquilidade aos pais. Com esse objetivo, a Prefeitura de Tatuí inicia no próximo dia 1º de abril a vistoria para veículos que realizam transporte escolar regular de alunos no município. O trabalho está a cargo do Departamento Municipal de Trânsito que deverá averiguar 32 vans já cadastradas para o ano letivo de 2013.

Os aprovados receberão um selo de certificação, que serve para identificação e visualização dos carros autorizados. Em caso de eventuais irregularidades, os proprietários terão um prazo de 15 dias para se adequar as normas de segurança e deixar os veículos em condições para o serviço. Somente após receber o aval dos agentes é que o responsável receberá o selo.

Entre os itens a serem averiguados estão: sistema de direção, suspensão, lataria, assoalho, bancos, tapeçaria, pneus, sistemas de escapamentos e de freios, sinalização, tacógrafo, faixas laterais e traseira, cinto de segurança, seguro e documentação dos veículos, alvará e credencial do condutor. A análise técnica é realizada em centros especializados. Os condutores podem escolher entre as cidades de Itapetininga, Sorocaba e Salto para fazer a vistoria, sempre das 8h às 17h. "É preciso garantir o padrão de qualidade no transporte escolar, para podermos preservar a integridade física de nossas crianças e jovens”, explica o agente de trânsito, Eduardo Antonio Sperandio, que ressalta ainda a importância da colaboração e da participação efetiva dos pais na fiscalização. Qualquer anormalidade ou irregularidade deve ser comunicada imediatamente ao Departamento de Trânsito, na Rua 11 de Agosto, 28 – Centro. O telefone para contato é o (15) 3259-4015.

A inspeção acontece entre os dias 1º e 12 de abril. Após essa primeira fase, em parceria com a Guarda Municipal, acontece a chamada fiscalização ostensiva, na porta das escolas. “Depois de verificarmos as condições dos veículos e a aptidão dos condutores, passamos a averiguar se vem sendo respeitadas as quantidades de alunos transportados, a correta utilização de cintos de segurança, além de coibirmos o transporte clandestino que se configura em um grande perigo as nossas crianças”, explicou o secretário municipal de Governo, Segurança Pública e Transportes, vice-prefeito Vicente Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário