quarta-feira, 27 de março de 2013

Dia Mundial da Água teve atividades educativas na Praça da Matriz

O Dia Mundial da Água foi celebrado na última sexta-feira, 22 de março. Uma programação especial foi realizada para repercutir entre os alunos da rede pública municipal de educação, a importância da preservação e proteção dos recursos hídricos. Durante cinco horas seguidas, diversos grupos de estudantes receberam as informações preparadas pelo setor de educação ambiental, órgão ligado à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura. As atividades aconteceram na Praça da Matriz e reuniram mais de 500 pessoas.

Os populares que passavam pela praça também receberam cartilhas educativas, com abordagem voltada a medidas que geram economia da água no dia-a-dia. Brindes como canecas ecológicas e botons, retratando personagens relacionados ao assunto, também foram entregues às crianças. Mas, o que realmente chamou a atenção da garotada foi a distribuição de peixes da espécie paulistinha.

O diretor do Departamento de Meio Ambiente, Gerson Bellucci Lopes, lembrou que as ações de educação ambiental são fundamentais para informação da população e formação de novos cidadãos conscientes de suas obrigações com o meio ambiente. “Tivemos uma resposta muito efetiva das nossas crianças. Hoje, assuntos relacionados à preservação da água e outros bens naturais estão muito presentes nos debates em sala de aula, nos meios de comunicação, e acabam também chegando às famílias através da multiplicação da informação através do público infantil”, argumentou.
A Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992, para promover discussões acerca da consciência do homem. Em 10 de dezembro de 2002, o senado brasileiro aprovou o dia nacional da água através do projeto de lei do deputado Sérgio Novais. A preocupação surgiu através dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água que consumimos.

A ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor desse bem natural, trazendo também informações para garantir a cultura de preservação ambiental e a consciência ecológica em relação à água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário