terça-feira, 19 de março de 2013

Tatuí sedia reunião preparatória para Tropeada 2013

Comitiva será recepcionada com programação especial no dia 24 de maio
Tatuí recebeu na última quinta-feira 14 a reunião preparatória para a oitava edição da Tropeada de Itararé a Sorocaba. O encontro aconteceu no Museu Histórico Paulo Setúbal e reuniu representantes de 16 municípios da região, pertencentes ao polo regional do Circuito Caminho Paulista das Tropas.

Os convidados foram recebidos pelo diretor municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico, Jorge Rizek, e pelo presidente da Associação Intermunicipal do Circuito, Orailson Pereira Tortelli, que apresentou aos presentes a programação para 2013. Também participou do evento Flora Schuch, representante da Floresta Nacional Ipanema.

A tropeada acontecerá entre os dias 17 e 25 de maio. A comitiva formada por cavaleiros de 32 cidades será recepcionada em Tatuí no dia 23, com um jantar com comidas típicas, acompanhado de atrações musicais e culturais relacionadas ao movimento tropeiro, no Centro de Tradições Tropeiras (Clube de Rodeio, Lar Donato Flores). A tropa deve ainda pernoitar na cidade e seguir logo pela manhã do dia 24 com destino a Sorocaba, cumprindo o último trecho do trajeto. “Vale ressaltar que este projeto permite também a criação de trabalho para os moradores das comunidades da região. Com a passagem da tropeada, hotéis, pousadas, restaurantes, bares, lanchonetes e museus são beneficiados. É a cadeia produtiva do turismo trazendo o desenvolvimento também econômico”, comentou Tortelli.

Depois da reunião, os convidados puderam conhecer o Museu, a partir de uma visita monitorada. “Os agentes culturais de nossa região tiveram a oportunidade de apreciar as diversas atrações históricas oferecidas, em especial nas salas temáticas sobre o tropeirismo e sobre a Floresta Nacional Ipanema”, comentou Rizek.


Tropeiros - Eles surgiram com a exploração do ouro, mas não eram mineiros. Firmaram-se com o transporte de gado, mas não eram vaqueiros. Dedicaram-se ao café, mas não eram lavradores. Viviam a levar e trazer produtos, mas não eram caixeiros-viajantes. Eram tropeiros, homens de hábitos simples, sem parada, mas com destino certo. Eles ajudaram a desbravar este país, enfim. Os tropeiros tem lugar especial na história do Brasil. Apareceram entre os séculos XVII e XIX. Foram responsáveis pela criação e pelo desenvolvimento de diversas cidades brasileiras, pelo traçado ferroviário, São Paulo, Rio Grande do Sul e Uruguai, mas também pelas invenções mais cotidianas como a cultura, a música, a gastronomia – como no caso do famoso arroz-carreteiro.

O circuito paulista das tropas, vai de Itararé a Sorocaba, passando por Bom Sucesso de Itararé, Itaberá, Itapeva, Taquarituba, Itaí, Taquarivaí, Buri, Capão Bonito, Ribeirão Grande, Campina do Monte Alegre, Paranapanema, Angatuba, Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Alambarí, Sarapuí, Tatuí, Capela do Alto, Laranjal Paulista, Iperó e Araçoiaba da Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário