domingo, 24 de março de 2013

Pianista Sylvia Maltese faz lançamento de CD em Tatuí

Recital “Encontro com a Música de São Paulo” terá entrada gratuita, no dia 10 de abril, às 20h30

A pianista Sylvia Maltese faz o lançamento do CD “Encontro com a Música de São Paulo”, no dia 10 de abril (quinta-feira), às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira do Conservatório de Tatuí. O projeto é patrocinado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo. O recital tem entrada franca.

O CD “Encontros com a Música de São Paulo” apresenta obras de compositores brasileiros, nascidos na capital São Paulo e em várias cidades do interior do Estado, a partir de Carlos Gomes (1836-1896), até os dias de hoje. Ao todo, são quase 200 anos de produção de compositores paulistas de várias épocas e estilos.

“A música de concerto do Estado de São Paulo, desde o século XIX, por todo o século XX e neste início de século XXI tem grande representatividade para a música brasileira e seus compositores obtiveram reconhecimento nacional e internacional”, divulga a pianista, premiada em 2011 pela APCA.

Algumas das cidades representadas no CD são Campinas (onde nasceu Carlos Gomes), Santa Rita do Passa Quatro (cidade natal de Zequinha de Abreu), Tietê (onde nasceu Camargo Guarnieri), Rio Claro (cidade de Adelaide Pereira da Silva), Santos (de Clorinda Rosato) e Sorocaba (cidade de Nilson Lombardi). Da capital São Paulo são homenageados Alexandre Levy, Angelo Camin, Luiz Levy, Kilza Setti, Osvaldo Lacerda, Sandra Abrão, Sérgio de Vasconcellos-Corrêa e Silvia de Lucca.

“Na impossibilidade de se colocar em um único recital o repertório completo que consta no CD “Encontros com a Música de São Paulo”, foram escolhidos para o recital célebres compositores nascidos ainda no século XIX, como Carlos Gomes e Zequinha de Abreu; o notável compositor e mestre de toda uma geração de compositores brasileiros, Camargo Guarnieri, além de grandes compositores que tiveram sua maior atuação desde a segunda metade do século XX até a atualidade. São eles: Almeida Prado, Ângelo Camin, Adelaide Pereira Da Silva, Kilza Setti, Nilson Lombardi, Osvaldo Lacerda, Sandra Abrão, Sérgio de Vasconcellos-Corrêa e Silvia de Lucca”, cita-se em material de divulgação.

Programa
A apresentação contará com obras de Carlos Gomes (Murmúrio, Improviso); Zequinha de Abreu (Não me Toques, Chorinho); Angelo Camin, Scherzino, Paisagem e Alla Marcia (Tríptico); Sandra Abrão (Sugestão Nativa); Adelaide Pereira da Silva (Valsa-Chôro n° 3); Sergio de Vasconcellos Corrêa (Quem vê Caras...!); Kilza Setti (Primeira Valsa, obra dedicada à pianista Sylvia Maltese); Almeida Prado (Coral para piano, para o Domingo da Epifania, obra dedicada à pianista Sylvia Maltese); Silvia de Lucca (Chacona); Nilson Lombardi (Reminiscências II, homenagem à Schumann); Osvaldo Lacerda (Ponteios n° 8 e 9); e Camargo Guarnieri (Sonatina n° 1).
Sylvia Maltese
Pianista, professora e pesquisadora, Sylvia Maltese recebeu vários prêmios em sua carreira, como o APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de 2011 por sua atuação como recitalista; o CIESP de 2011, Excelência Mulher 2011, pelo conjunto de sua obra e também em 2011, a Comenda Carlos Gomes. Por sua participação no Duo Pianístico de São Paulo, juntamente com a pianista Marlys Lopes Gatto. Filha da pianista Ida Maltese, com quem iniciou seus estudos musicais, também teve aulas com Dinorá de Carvalho, José Kliass, Cláudio de Brito e Anna Stella Schic. Desenvolveu sua carreira de pianista alternando apresentações solo com duos de piano. Entre seus CDs gravados estão Música Brasileira para Piano – Savino De Benedictis e sua Escola de Composição(2002); Música Brasileira do Império – Visconde de Taunay – composições para piano(2008); Mulheres Compositoras França-Brasil(2009) e Emilia De Benedictis, obra completa para piano(2010, além do CD que será lançado em Tatuí no dia 10 de abril. Atua em concertos, congressos e festivais em importantes centros de cultura musical do Brasil e do exterior. Ministra cursos de técnica e interpretação pianística e, como membro de júri, participa de concursos de piano, nacionais e internacionais. Desde 2006, é Membro Titular da Academia Nacional de Música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário