quarta-feira, 27 de março de 2013

Conservatório de Tatuí promove ‘Mostra Instrumental’ a crianças

O setor de Educação Musical do Conservatório de Tatuí promove no período de 1º a 4 de abril a Mostra Instrumental da Iniciação Musical. Durante uma semana, professores da instituição visitarão alunos do setor de Educação Musical, da faixa etária de oito anos de idade, para apresentar os diferentes instrumentos. A ideia é auxiliar as crianças na escolha de instrumentos para a continuidade da carreira musical.

De acordo com o coordenador do setor de Educação Musical, Ronaldo da Silva, serão apresentados instrumentos como flauta transversal, clarinete, saxofone, trompa, tuba, trombone, piano, fagote, flauta doce, cravo, violoncelo, piano, oboé, violão, cravo, viola, violino. O trabalho de apresentação será feito pelos professores do Conservatório de Tatuí, nos períodos da manhã e tarde.

Após cumprir todas as fases da Educação Musical, os alunos da faixa etária de oito anos de idade deverão ingressar, no próximo ano, nas aulas regulares de instrumentos da instituição. A Mostra Instrumental é uma forma de auxiliá-los na escolha do instrumento, a primeira grande decisão da carreira dos jovens músicos. [foto: Kazuo Watanabe/Conservatório de Tatuí]
O Conservatório de Tatuí iniciou atividades na área de Educação Musical na década de 60, quando instituiu o curso de Iniciação Musical, atendendo crianças de seis, sete e oito anos. A partir de 1990 é implantado o curso de Musicalização Infantil, voltado para a faixa-etária de cinco anos e, posteriormente, de quatro anos.

Em um processo dinâmico, focando a sensibilização auditiva e rítmica, a expansão do repertório musical, a execução de instrumentos musicais pertinentes à faixa etária e o domínio da leitura e escrita musical, são enriquecidas competências com o canto, a consciência corporal, os jogos e brincadeiras, estimulando os alunos a participarem da aprendizagem com prazer e imaginação criadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário