sexta-feira, 22 de março de 2013

Conservatório de Tatuí celebra Dia Mundial do Teatro

Alunos de artes cênicas programam três apresentações para marcar a data na quarta, dia 27

O Dia Mundial do Teatro será celebrado com apresentações especiais na próxima quarta-feira, 27, no setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí, à rua Cel. Aureliano de Camargo, 550, 1º andar, na área central de Tatuí,.a partir das 15h.

Ao todo, cerca de 60 alunos do curso de Teatro Juvenil participam das apresentações, todas produzidas a partir de temas trabalhados em sala de aula. Alunos do 1º ano apresentam improvisações e jogos; os do 2º ano apresentam leitura dramática e trabalho sobre “Clown”; os do 3º ano farão uma apresentação musical. O trabalho tem coordenação de Carlos Ribeiro e envolvimento dos professores do curso de Teatro Juvenil: Adriana Afonso, Dalila Ribeiro, Erica Pedro, Hugo Muneratto, Fernanda Mendes e Marcos Caresia.

O Dia Mundial do Teatro foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro. Ele é celebrado anualmente no dia 27 de março pela comunidade teatral.
O teatro nasceu na Grécia, há mais de 2.500 anos, e os primeiros gêneros de teatro são a tragédia e a comédia. A civilização grega produziu obras que têm valor permanente e fazem parte da nossa cultura e são representadas até hoje. Ésquilo, Sófocles e Eurípides são considerados os maiores autores da tragédia grega. A famosa Édipo rei, de Sófocles, é um belo exemplo de tragédia, em que um personagem luta contra seu próprio destino. O mais conhecido autor de comédias da Antiguidade é Aristófanes. Dentre inúmeras outras peças, sua A revolução das mulheres faz uma sátira aos costumes políticos e às diferenças entre os sexos. Outro gênero teatral muito difundido é o drama, que nasceu no século 18, na França. O drama leva ao palco situações cotidianas e conflitos de pessoas comuns.

O Brasil conta com dramaturgos talentosos. No século 19, a comédia de costumes retratou com graça a sociedade brasileira da época, na obra de autores como Martins Pena e Artur Azevedo. Nelson Rodrigues é considerado um dos maiores dramaturgos do século 20. Sua peça Vestido de noiva, que estreou na década de 1940, é considerada um marco no teatro. Autores como Dias Gomes ou Jorge de Andrade também revelaram com precisão aspectos da realidade brasileira, dando valor universal aos conflitos de seus personagens.

Além do teatro ocidental, há muitas outras formas de representação. Muitas culturas usam a dança ou outras formas de expressão relacionadas ao corpo. Outras, criaram linguagens específicas, como o teatro kabuki, no Japão, ou o teatro de sombras da China.

O Conservatório de Tatuí oferece cursos de artes cênicas desde 1976. A partir do ano de 1990, foi criado um setor exclusivo voltado às artes dramáticas. Além dos cursos de formação de atores, passaram também a serem oferecidas oficinas técnicas e ações na comunidade. O setor também passou a contar com um grupo de teatro oficial (a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí) e a coordenar o Fetesp (Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo).

Ao longo dos anos, centenas de profissionais de teatro e técnicos de artes cênicas foram formados pelo Conservatório de Tatuí. No setor foram montados, ainda, centenas de espetáculos, destacando-se “Édipo Rei”, de Sófocles; “Santa Joaninha e sua cruel peleja contra os homens de guerra, contra os homens d’igreja”, de Timochenko Wehbi; “O Desconhecido” de Ozualdo Candeias; “No Natal a gente vem te buscar”, de Naum Alves de Souza; “A cantora careca”, de Ionesco; entre outras. As montagens receberam prêmios em importantes eventos, tais como o Mapa Cultural Paulista, Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente e Festival Nacional de Teatro de Americana.

Atualmente, a qualidade do curso de artes cênicas do Conservatório de Tatuí é reconhecida pelo Sated (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão de São Paulo). O Sated oferece exclusivamente a alunos de artes cênicas do Conservatório de Tatuí a possibilidade de obter um registro provisório, antes mesmo de concluir o curso, e poder atuar no mercado de trabalho, de forma regular.

Atores reconhecidos nos palcos de teatro e televisão brasileiros passaram pelo Conservatório de Tatuí. Atualmente, em destaque na cena televisiva, está o ex-aluno João Baldasseirini, que participou de novelas como “O Astro” e “Tempos Modernos” (Rede Globo), além de ter integrado o elenco premiado do filme “Linha de Passe”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário