sábado, 23 de março de 2013

Banco do Povo de Tatuí oferece crédito para reformas e ampliações de casas da CDHU

A Prefeitura de Tatuí e o Governo de São Paulo acabam de anunciar mais um projeto inédito para o município. Os principais beneficiados serão os mutuários da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) que já podem conseguir empréstimos junto ao Banco do Povo Paulista para reforma e melhorias estruturais de suas casas. O convênio foi assinado pelo vice-prefeito Vicente Menezes, que esteve na semana passada em Sorocaba, representando o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, em encontro com o secretário de Estado de Emprego e Relação do Trabalho, Carlos Ortiz. O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Comerciários e teve a presença do secretário municipal da Indústria, Desenvolvimento Econômico e Social, Ronaldo José da Mota.

Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Habitação, o programa é destinado aos mutuários que estão em dia com suas mensalidades, inclusive aqueles que já quitaram o imóvel. “Não se trata de um incentivo para o cidadão comprar a casa própria, mas uma ajuda importante para melhorar a condição da habitação dos moradores da CDHU”, afirmou Ortiz.

Atualmente existem quase 354 mil mutuários ativos em todo estado. São 451 mil unidades entregues. Dessas, 97,2 mil já estão quitadas. Entre os requisitos para participar do programa, é preciso ser mutuário da CDHU, residir no imóvel objeto do financiamento, ter renda familiar de até cinco salários mínimos, não possuir restrições cadastrais e apresentar fiador (pessoa física sem restrições cadastrais, que pode ser parente de primeiro grau, desde que não resida no mesmo endereço do tomador).

O programa de microcrédito habitacional oferecerá empréstimos que variam entre R$ 200 e R$ 7,5 mil, que podem ser divididos em até 36 parcelas, usados para pagar até 50% do material. A taxa de juros é de 0,5% ao mês – a menor entre todas as instituições financeiras do país.

Vicente Menezes lembrou que a parceria representa um avanço para facilitação do crédito voltado à melhoria das condições da habitação popular. “Com juros muito abaixo do mercado, as pessoas terão maior facilidade para reformar, fechar e até mesmo ampliar suas casas. A moradia digna e confortável dá mais qualidade de vida à população, melhora a auto-estima e colabora para o fortalecimento das instituições familiares. Tatuí vai ganhar muito com mais essa conquista”, finalizou o vice-prefeito.

O requerente do empréstimo junto ao Banco do Povo deverá apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cópia do pagamento da prestação do CDHU na agência de microcrédito.

Novo endereço

O Banco do Povo de Tatuí funciona hoje na Rua Coronel Aureliano de Camargo, 943, em anexo à nova sede da Secretaria da Indústria, Desenvolvimento Econômico e Social. O prédio também o Procon e a central de vagas do PAT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário