domingo, 23 de maio de 2010

SHOW TRANSFORMA TEATRO EM AUDITÓRIO DE PROGRAMA DE RÁDIO

A Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, grupo mantido pelo Governo de São Paulo, faz duas apresentações especiais do show “Pixinga, o Arranjador”, sob coordenação de Paulo Flores e participação especial do ator Carlos Ribeiro que, nas ocasiões, interpreta o radialista Almirante. Os shows serão nos próximos dias 28 – na cidade de Ourinhos – e no dia 29 – em Tatuí. Ambos terão entrada franca.

Em “Pixinga, o Arranjador”, o público será remetido ao auditório da Rádio Tupi, nos anos 1940, para “acompanhar” o programa com “O Pessoal da Velha Guarda”, comandado por Almirante com direção musical de Pixinguinha e Benedito Lacerda. A apresentação permitirá que sejam relembrados a beleza das serestas, dos maxixes, das valsas e polcas executadas pela Orquestra do Pessoal da Velha Guarda e pelo Grupo de Chorões, sempre emolduradas pelas históricas narrativas de Almirante.

O show foi idealizado por Paulo Flores que, em suas pesquisas, encontrou gravações originais de programas de rádio dos anos 1940 – entre elas a do programa conduzido por Almirante (Henrique Foreis Domingues), que visava, já naqueles tempos, o resgate da cultura musical brasileira dos idos do século XIX. Almirante foi um dos primeiros pesquisadores da cultura musical brasileira, tendo deixado um rico acervo que hoje se encontra no MIS (Museu da Imagem e do Som), do Rio de Janeiro. Durante as seções deste programa, todas as quartas as 21 horas, Almirante contava as histórias e os acontecimentos das músicas apresentadas. “Durante a execução do meu projeto Será o Benedito?!?, premiado pelo Programa Petrobras Cultural, no qual resgato a obra do flautista e compositor Benedito Lacerda, selecionei e remasterizei gravações originais de Benedito com seu regional e Pixinguinha. Durante essa pesquisa me deparei com esses arranjos do Pixinguinha para essa orquestra típica brasileira, uma espécie de banda de coreto com violinos e base: piano, baixo e bateria. Em 2008, tive a oportunidade de montar um grupo de músicos para transformar 14 dos 40 arranjos em partituras e executá-las em shows que simulam o programa de auditório de Almirante com um ator fazendo seu papel com suas falas originais que antecedem as intervenções musicais”, explicou o coordenador da Jazz Combo.

A verdadeira “volta ao passado” reunirá 22 músicos e um ator. No programa, estão obras de Chiquinha Gonzaga (“Gaúcho”), Paulinho Sacramento (“Bebê”), Bonapos Cesare (“Imorete”), Catulo da Paixão Cearense e Alfredo Dutra (“Tu Passaste por esse Jardim”), Ernesto Nazareth (“Ferramenta”), Chiquinha Gonzaga (“Água do Vintém”), Aristóteles de Magalhães Fleury (“Fecha a Carranca”), Sebastião Neves e Anísio Mota (“Caridade”), Anacleto de Medeiros (“Implorando”), Henrique Alves de Mesquita (“Batuque”), Pixinguinha (“A Esquecida”), Chiquinha Gonzaga (“Lua Branca”), Bastos, Borné e Barnabé (“O Morro da Favela”), Zeferino Orcadiz (“Partimos para Mato Grosso”), José Soares Barbosa (“  Que É da Chave?”), Duque (“Passarinho do Má”) e Pixinguinha (“Concerto para Bateria”).

A Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, coordenada por Paulo Flores, é formada por Alexander de Souza, Eric Alexandre Ferreira, Raphael Ferreira e Richard Ferrarini (saxofones), Fabio Oliva (trombone), Everton Rodrigues da Silva (bateria), Fulvio Moraes (percussão), Felipe de Campos Brisola (baixo), Joseval Paes (guitarra), André Grella (sanfona), Leonardo Ferrarini (piano) e Paola Cuadros Guimaraez (canto). Especialmente deste show participam Cláudio Sampaio, Diego Garbin e Samuel Proença (trompetes), Alan de Lima Palma (trombone), Abner Antunes Aragão, José Carlos Rodrigues Netto e Rafael Pires da Silva (violinos), Leandro Candido de Oliveira (flautim) e João Francisco Correa (clarinete).


SERVIÇO
Jazz Combo do Conservatório de Tatuí

Sexta-feira, 28, 20h
Teatro Municipal Miguel Cury
Rua 9 de Julho, 496 – Centro – Ourinhos-SP
Sábado, 29, 17h

Programa Coreto Paulista – Festival de Bandas
Centro Cultural Vicente Ortiz
Praça Martinho Guedes, 12 – Antigo Alvorada, Centro – Tatuí-SP
Entrada franca
Informações: 15 3205-8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário