sexta-feira, 21 de maio de 2010

BANDA SINFÔNICA RECEBE MAIS DE 1600 CRIANÇAS EM CONCERTOS DIDÁTICOS


‘Momoprecoce – Carnaval das Crianças’ mostra música de Villa-Lobos em quatro apresentações no Conservatório de Tatuí

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí receberá mais de 1600 crianças em quatro concertos didáticos programados para os próximos dias 26 e 27 – quarta e quinta-feiras – no teatro “Procópio Ferreira”, a 130km de São Paulo. As apresentações, com regência de Dario Sotelo, serão voltadas a estudantes com idades entre 9 e 11 anos, da rede pública de ensino.

O concerto didático “Momoprecoce – Carnaval das Crianças” contará com participação especial da pianista Míriam Braga e de professores e alunos do setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí. O programa traz as “Cirandas” – “Co-co-ri-có” (nº 16), “Terezinha de Jesus” (nº 1), “Passa Passa Gavião” (nº 6) e “Nesta Rua” (nº 11) -, com transcrição de Ricardo Silva; e “Momoprecoce”, transcrita por Felipe Teixeira com solo de Míriam Braga.

Heitor Villa-Lobos será representado no palco do teatro durante o concerto e contará parte de sua trajetória, envolvendo as muitas composições dedicadas às crianças. “A ideia é divulgar a obra de Villa-Lobos, apresentar os instrumentos que integram a Banda Sinfônica, divulgar a música erudita e formar novos públicos”, diz o maestro Dario Sotelo, que também assina o texto do concerto.

Ao longo dos últimos anos, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí vem realizando ações didáticas com objetivos de educar e envolver crianças e adolescentes no universo da música erudita. Nesse sentido, destacam-se projetos especiais como “Guia para Banda”, “Villa-Lobos encontra Guarnieri” e “A Vinda da Família Real ao Brasil”, que atenderam a mais de 5 mil crianças em dois anos.

Heitor Villa-Lobos
Nascido em 1887 e falecido a 1959, Villa-Lobos foi um destacado compositor brasileiro e o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música. É considerado o maior expoente da música do Modernismo no Brasil, compondo obras que enaltecem o espírito nacionalista nas quais incorpora elementos das canções folclóricas, populares e indígenas

SERVIÇO
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Concerto Didático “Momoprecoce – Carnaval das Crianças”
Dario Sotelo, regente
Míriam Braga, piano
Participação especial: setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí
Dias 26 e 27 – 10h30 e 15h
Evento restrito a alunos da rede pública de ensino, mediante agendamento prévio pelo telefone 15 3205-8432
Informações: 15 3205-8444

Um comentário:

Anônimo disse...

nos gabi,daia,ro e na queremos ser cantoras e precisamos de um compositor,quer ser nosso compositor,por favor

Postar um comentário