sexta-feira, 21 de maio de 2010

ENCONTRO DE VIOLONISTAS OFERECE RECITAIS INTERNACIONAIS GRATUITOS


Nove recitais, todos com entrada franca, são as atrações da terceira edição do Encontro Internacional de Violonistas, evento organizado pelo Governo de São Paulo por meio do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, no período de 3 a 6 de junho. Além dos recitais, que são abertos a qualquer interessado, o evento contará com palestras e aulas técnicas, específicos para violonistas e aficionados pelo instrumento que efetuarem inscrição prévia.

O Encontro Internacional de Violonistas receberá alguns dos mais destacados instrumentistas dos cenários nacional e internacional. Por conta do evento, apresentam-se pela primeira vez no Brasil Jorge Caballero e Pavel Steidl.

Caballero, peruano radicado nos Estados Unidos, é o único violonista e o mais jovem músico a vencer o Naumburg International Competition, que recebeu aos 19 anos de idade. Em seu recital, apresentará obras de Garcia de Leon, Bach e Ginastera. 

Já o tcheco Steidl, que tem 11 Cds gravados, é um dos solistas mais aplaudidos de sua geração, realizando turnês internacionais anualmente. Ele abrirá o evento com recital que contempla peças de Fernando Sor, Paganini, Tedesco, Bach, Domeniconi, além de composição autoral.

Do Brasil, apresentam-se os violonistas Paulo Martelli – único brasileiro que recebeu o Prêmio Segovia, da Manhattan School of Music, de Nova Iorque – e Fábio Zanon – vencedor dos dois mais importantes concursos internacionais de violão (Tárrega na Espanha e GFA nos Estados Unidos) - e recitalista prestigiado na Europa e América do Norte, que já se apresentou em mais de 40 países. Martelli apresentará o recital “Violão de 11 Cordas”, inteiro com obras de J.S. Bach. Já Zanon, preparou repertório que inclui Fernando Sor, Federico Torroba e Radamés Gnattali, além de dez peças latinoamericanas.

Também merece destaque na programação do evento a dupla João Luiz e Douglas Lora, do Brasil Guitar Duo, que se dedica à música brasileira adicionando a ela choros, sambas, frevos e baiões. O evento contará ainda com apresentações da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, da Camerata Jovem do Conservatório de Tatuí, de Geraldo Ribeiro (pioneiro da cátedra de violão no Brasil) e do Quarteto Abayomi, que acrescenta voz à formação de quatro violões.

As apresentações acontecem em diferentes horários entre o feriado de Corpus Christi (quinta-feira, dia 3) até o domingo, 6, sempre no teatro “Procópio Ferreira”, em Tatuí, a 130km de São Paulo.

Inscrições

Violonistas e interessados no instrumento, independentemente de idade ou do nível técnico-musical, podem se inscrever até a segunda-feira, dia 24, para participar do evento. É preciso pagar taxa de R$ 10 e preencher formulário disponível no site www.conservatoriodetatui.org.br/eviolonistas. Até a última quarta-feira, 19, mais de 100 instrumentistas, de diferentes pontos do país, haviam oficializado inscrição.

Luteria

Simultaneamente ao Encontro Internacional de Violonistas, serão avaliados os instrumentos inscritos e anunciados os vencedores do III Concurso Nacional de Luteria “Enzo Bertelli”. Entre os inscritos, havia luthiers de três Estados brasileiros. Os construtores dos três instrumentos avaliados como melhores pela banca julgadora receberão prêmios que totalizam R$ 18 mil.

Programação

03.Junho

20h30 – Recital Pavel Steidl

04.Junho.2010

19h – Recital Fabio Zanon

21h – Recital Paulo Martelli

05.Junho.2010

18h – Recital Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí

Edson Lopes, coordenação

19h – Recital Geraldo Ribeiro

21h – Recital Jorge Caballero



06.Junho.2010

14h – Recital Camerata Jovem de Violões do Conservatório de Tatuí

Márcia Braga, coordenação



18h00 – Recital Quarteto Abayomi



20h30 – Recital Brasil Guitar Duo - João Luis e Douglas Lora



SERVIÇO

III Encontro Internacional de Violonistas do Conservatório de Tatuí

3 a 6 de junho de 2010

Recitais Gratuitos - Diferentes Horários

Teatro Procópio Ferreira

Rua São Bento, 415 – Centro – Tatuí-SP

Retirada de ingressos na bilheteria, das 15h às 21h de terça à sexta-feira, e até as 21h30 nos dias de eventos

Informações: 15 3205-8444 / www.conservatoriodetatui.org.br/eviolonistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário