terça-feira, 25 de maio de 2010

Homenagem a Waldir Azevedo será dia 8 de junho


Apresentação traz outros sucessos do compositor de ‘Brasileirinho'

O Grupo Pedagógico da Área de Choro do Conservatório de Tatuí faz apresentação especial em homenagem ao compositor e instrumentista Waldir Azevedo. O concerto, com entrada franca, acontece na terça-feira, dia 8, às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”, em Tatuí.

No programa, estão 12 obras de Waldir Azevedo e de parcerias dele com outros compositores como Otaviano Pitanga, Ary Vieira, Luis Lira, Mario Gennari Filho, Miguel Lima, Moacyr M. Gomes, Klécius Caldas e Pereira da Costa. As obras foram compostas a partir de 1950 e, entre elas, estão “Amigos Do Samba”, “Delicado”, “Pedacinhos Do Céu”, “Camundongo”, “Cinema Mudo” e, claro, o famoso “Brasileirinho”.

Músico de maior sucesso comercial em toda a história da Música Popular Brasileira, Waldir Azevedo iniciou tocando flauta, passando pelo bandolim, violão 6 e 7 cordas e, mais tarde, aventurou-se pelo violão tenor. Aderiu definitivamente ao cavaquinho em 1945. Iniciou como compositor de forma inusitada. Para conter as lágrimas de um sobrinho que o visitava, começou a improvisar algumas notas musicais no único instrumento que estava à mão: um cavaquinho que possuía somente a corda ré. E foi brincando nesta corda que fez nascer os primeiros acordes de um dos choros mais famosos de todos os tempos, o "Brasileirinho". Em 1949, gravou seu primeiro disco, em 78 r.p.m., na Gravadora Continental, composto por dois choros de sua autoria: "Carioquinha" (no lado A) e "Brasileirinho" (no lado B). Este primeiro disco gravado como solista de cavaquinho foi lançado em 5 de Maio de 1949. Desde então, o Brasil passou a conviver com dois marcos importantes. Em primeiro lugar a extraordinária aceitação do choro "Brasileirinho” por todo o público do Brasil - como poucas vezes ocorreu na música instrumental brasileira – e, em segundo, o cavaquinho, se apresentando destacadamente com o instrumento solista e não somente como instrumento de acompanhamento.

O Conservatório de Tatuí é uma das duas únicas escolas de música com ensino gratuito no país a contar com uma área exclusivamente dedicada ao gênero choro. A apresentação será a estreia do grupo pedagógico da área, que é formado pelos alunos Filipe Dourado (cavaquinho), Cristiano Pedroso (violão) e Gabriela Andrade, Rafael Chieffi e Guilherme Castilho (percussão). A apresentação terá participação especial dos professores Rodrigo Moura na percussão e Marcelo Candido Gonçalves, no cavaquinho – este também é coordenador do grupo. Outra participação especial será de Alexander Souza no saxofone e flauta. A área de choro do Conservatório de Tatuí é coordenada por Alexandre Bauab Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário