segunda-feira, 23 de setembro de 2019

ICMBio cria plano de controle de javalis na floresta nacional de Ipanema

Decreto foi publicado no Diário Oficial nesta semana. Segundo o Instituto Chico Mendes, objetivo é reduzir danos socioambientais e econômicos causados pelos javalis nas áreas em Iperó, Araçoiaba da Serra, Capela do Alto e Capão Bonito.

Por Júlia Martins, G1 Sorocaba e Jundiaí, com edição do DT

Javalis serão capturados e abatidos — Foto: Pixabay

22/09/2019 | Um decreto que cria um novo plano de monitoramento e controle de javalis nas florestas nacionais (flonas) de Ipanema e de Capão Bonito foi publicado no Diário Oficial nesta semana. A Flona de Ipanema fica nas cidades de Iperó, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto.

Segundo a publicação, feita na terça-feira (17), a medida é para reduzir os danos socioambientais e econômicos causados pelas grandes populações de javalis na região.

O novo plano foi aprovado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e está em vigor nas cidades que fazem parte das flonas desde a data de sua publicação.

Segundo o decreto, as ações foram divididas em quatro etapas e terão vigência até janeiro de 2024. Entre elas está o monitoramento destes animais, a compreensão da extensão dos danos socioambientais e econômicos e meios de diminuí-los e implantar uma comunicação educativa, a fim de educar as pessoas sobre os impactos da presença dos javalis na mata.

Segundo o ICMBio, um dos métodos utilizados para controle desses animais será a jaula-curral para captura. Depois de capturados, os animais serão abatidos. Outros tipos de armadilhas e também o trabalho de caçadores profissionais fazem parte do novo plano.

O plano visa a redução das populações, uma vez que o javali é considerado uma praga e pode trazer prejuízos às florestas. Uma equipe do Grupo de Assessoramento Técnico (GAT), criado pelo decreto, realizará avaliações periódicas, anualmente, além de avaliações previstas para o meio da vigência e ao final.

O GAT será responsável pelo controle e monitoramento dos animais selvagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário