quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Crianças de Tatuí fazem passeio no Jardim Botânico de Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br, com edição do DT


A Escola Municipal “Profª Lígia Vieira de Camargo Del Fiol”, de Tatuí, levou nesta quarta-feira (25) 49 alunos para uma visita guiada gratuita no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Boas”, de Sorocaba. A equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) de Sorocaba recepcionou a turminha e apresentou as funções do espaço ecológico e seus principais atrativos.

Inaugurado em 2014, o Jardim Botânico ocupa uma área protegida de 70 mil metros quadrados, constituída por coleções de plantas vivas cientificamente reconhecidas, organizadas, documentadas e identificadas. Trata-se de um espaço destinado ao lazer, pesquisas acadêmicas, educação ambiental e à preservação do meio ambiente, em especial, de espécies nativas da flora da região.

Divididos em grupos, as crianças conheceram o Palacete de Cristal, o Meliponário, o Orquidário e o Jardim Sensorial de Plantas Medicinais. Na ocasião, elas também puderam conferir a escultura “Sobrevida” (2017), feita pelo artista Dimas Pires, que está instalada em lugar de destaque no espaço ecológico. Para confeccionar a obra, o artista utilizou o tronco da árvore de copaíba centenária da Vila Barão, após sua queda.

O grupo também conheceu um exemplar de pau-brasil, que foi plantado em 2018 no Jardim Botânico. Também conhecido como ibirapitanga, ibirapiranga, ibirapita, muirapiranga, orabutã, brasileto, pau-rosado e pau-de-pernambuco, o pau-brasil é uma árvore que tem o tronco recoberto de espinhos, em tons de cinza ou vermelho, e o centro avermelhado. A espécie pode atingir até 30 metros de altura.

Escolas e outros grupos interessados em agendar visitas monitoradas no espaço ecológico podem entrar em contato através do e-mail jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3235.1130. O Jardim Botânico funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, em Sorocaba. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário