segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí faz concerto nesta quarta-feira

Grupo apresenta obras da música clássica e da música brasileira às 20 horas no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita


O palco do Teatro Procópio Ferreira recebe nesta quarta-feira, dia 18, a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, sob a coordenação do professor e violonista Edson Lopes. O concerto será às 20 horas, com obras da música clássica e da música brasileira. A entrada é gratuita e os ingressos já podem ser retirados na bilheteria do teatro.

O programa começa com “Canção sem palavras, op 19, nº 1”, do compositor alemão Felix Mendelssohn, interpretada pelos violonistas Edson Lopes, Adriano Paes, Rafael Vieira e Ricardo Grion. Em seguida, a Camerata de Violões apresentará “Sechs Kleine Duette No. 2, Op. 34” (Ferdinando Carulli), “I Am Willing Lord” (Kurt Kaiser), “Canta, canta mais” (Tom Jobim), “Serenata para Dilermando Reis” (Geraldo Ribeiro), “Estampas nº 1, 2 e 8” (Federico Moreno Torroba), “El Vito” (José de Azpiazu) e “Malagueña” (Ernesto Lecuona), com solo de Pedro Floriano Camargo Santos.

A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí é a representante máxima da excelência no ensino de violão clássico da instituição. Formada em 1996, une professores-monitores e alunos bolsistas dos últimos anos do curso e tem por objetivo fornecer alto aperfeiçoamento artístico aos estudantes. O primeiro trabalho desenvolvido pelo grupo foi o projeto “Garoto”, que pretendia difundir as obras deste importante compositor brasileiro, precursor da Bossa Nova. 

Em 1998, o grupo iniciou um projeto de pesquisa e divulgação de compositores e obras brasileiras para o universo violonístico. Tais projetos culminaram, no ano 2000, com o lançamento do CD “Vê Se Te Agrada”. A partir do ano de 2001, passou também a receber solistas convidados – violoncelo, coro, clarinete, entre outros – desenvolvendo repertório especialmente adaptado, transcrito ou arranjado, a fim de enriquecer a experiência do grupo. A iniciativa foi registrada, em 2006 no CD “Convida”, no qual o violão figura ao lado de variados instrumentos.

Nesta semana, a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí sobe ao palco com os professores Adriano Paes, Edson Lopes e Ricardo Grion, além dos alunos Alexandre Antônio Hartung Junior, Fernando Thiago da Silva, Igor Henrique Oliveira Nogueira, Pedro Floriano Camargo Santos e Rafael Vieira Santos. Participação especial do violonista convidado Francisco Vidal. 

SERVIÇO
Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí
Edson Lopes, coordenação
Data: 18 de setembro de 2019, quarta-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário