10 anos


quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Tatuí confirma segundo caso de sarampo

A Prefeitura está fornecendo vacina nas unidades de saúde do município. Vacinação deve seguir o Calendário Nacional de Vacinação.



28/08/2019 | A Prefeitura de Tatuí, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, confirma o segundo caso de sarampo no município neste ano. Trata-se de uma menina de 2 meses de vida, moradora da Vila Angélica, que já recebeu atendimento médico e passa bem.

A equipe da Vigilância Epidemiológica realizou o bloqueio e a varredura no bairro. Até o momento, 16 casos aguardam resultado por parte do Instituto Adolfo Lutz (IAL).

Apesar de a situação estar sob controle, a Secretaria de Saúde ressalta a importância de a população verificar se está com a carteira de vacinação em dia. A vacina contra o sarampo está disponível nas Unidades de Saúde do município.

Os pais de crianças que tenham entre 6 e 11 meses de vida devem levá-las até a Unidade de Saúde mais próxima para tomar a dose extra da vacina. Porém, essa dose extra não é válida como dose de rotina, e os pais devem levar a criança novamente para ser vacinada quando ela tiver entre 12 e 15 meses de vida.

Os adolescentes e adultos jovens até 29 anos de idade devem ter duas doses da vacina, e os adultos de 30 até 59 anos de idade, pelo menos uma dose, comprovada na carteira de vacinação. Esta vacina não é recomendada para crianças menores de seis meses, gestantes e pessoas imunodeprimidas (que nasceram com alguma deficiência imunológica).

A vacinação contra o sarampo deve seguir o Calendário Nacional de Vacinação, determinado pelo Ministério da Saúde. As pessoas que já foram vacinadas, de acordo com sua faixa etária, não precisam receber uma nova dose da vacina.

Dias de Vacinação 

Às segundas-feiras, a vacina contra o sarampo é aplicada das 8h às 16h, nas seguintes Unidades de Saúde: ESF da Vila Santa Luzia e ESF da Vila Angélica. Já na UBS do bairro dos Mirandas e na UBS do Jardim Santa Cruz, o atendimento é das 8h às 13h.

Às terças-feiras, a vacinação ocorre das 8h às 16h, em três Unidades de Saúde: ESF do Jardim Rosa Garcia, ESF do Jardim Santa Rita de Cássia e UBS da Vila Dr. Laurindo.

Às quartas-feiras, a vacina está disponível à população das 8h às 16h, nas seguintes Unidades de Saúde: UBS Central, ESF do Jardim Tóquio e UBS do bairro Valinho. Já na UBS do Congonhal, a vacinação é disponibilizada das 8h às 13h.

Às quintas-feiras, há vacinação em duas Unidades de Saúde, ambas com atendimento das 8h às 16h. São elas: ESF do Jardim Gonzaga e UBS da Vila Esperança.

E às sextas-feiras, também das 8h às 16h, a vacina é aplicada na UBS do São Cristóvão e na ESF do CDHU.

É essencial que cada pessoa verifique sua caderneta de vacinação e busque se informar se já se vacinou contra o sarampo. Em caso de dúvidas, a recomendação é que a pessoa procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou ligue para o telefone: (15) 3259-6358.

Nenhum comentário:

Postar um comentário