Nosso Jornal Online

Tatuí, 


terça-feira, 20 de agosto de 2019

Conservatório de Tatuí realiza Encontro de Cultura Raiz nesta sexta-feira (23)

Com o tema “A Viola no Palco”, o evento terá palestras, poesias caipiras, causos e um Sarau Caipira com muita moda de viola apresentada por violeiros e grupos da região, incluindo o Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí – a entrada é gratuita

Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí (Divulgação)

Famoso por seus Torneios Estaduais de Cururu, o Conservatório de Tatuí promove nesta sexta-feira, dia 23, o Encontro de Cultura Raiz “A Viola no Palco”. O evento celebra o Dia do Folclore (22 de agosto) e deve reunir violeiros de toda região. A programação começa às 14 horas e segue até as 21 horas, com palestras, poesias caipiras, “causos”, prosas e um Sarau Caipira com muita moda de viola. A entrada é gratuita.

De acordo com os professores responsáveis pelo encontro, Jaime Pinheiro e Zeca Collares, a proposta é celebrar o Dia do Folclore com uma mostra do que há de melhor na música brasileira de raiz, incluindo cururu, cana-verde, samba caipira, fandango e muito mais. “É o Conservatório de Tatuí dando espaço para a cultura raiz e empenhado em preservar as matrizes destes estilos”, comenta Collares. 

A programação começa às 14 horas com o workshop “A arte de Cornélio Pires”, ministrado pelo músico, compositor e pesquisador Pedro Massa. Em seguida, às 15 horas, o também músico e pesquisador Carlos Caetano apresenta “Toques de Viola para Cururu”. 

Às 18 horas, os participantes se reúnem no saguão do teatro para uma recepção musical que terá poemas caipiras, modas de viola, contação de causos e boa prosa, com apresentações de convidados, professores e alunos do Conservatório de Tatuí, como Átila Ramires (viola), Odair Júnior (viola), Amadeu Moraes (viola), João Vitor Ferrari (contrabaixo), Laidenss Guimarães (violão) e Mariana Lizardo (voz), entre outros. 

Logo depois, às 19 horas, começa o esperado “Sarau Caipira” no palco do Teatro Procópio Ferreira, com apresentação de Herbert Brasil e Rômulo Viola (dupla de Hélio Beijo Frio), Carlos Caetano (violeiro), Tropeirinhos do Rancho (fandango), Grupo de Samba Caipira “Filhos de Quadra” (Quadra-SP), Eliezer Ivan de Queiroz (sanfoneiro), além de vários outros violeiros de cururu e cana-verde da região.

Para encerrar, o Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí interpretará “Triste Berrante” (Adauto Santos), “Inquilino de Violeiro” (Marcos Cândido) e “Beira-mar” (domínio público). O grupo é formado por Odair Júnior, Amadeu de Moraes, Eraldo de Almeida e Zeca Collares (viola caipira), Laidenss Guimarães (violão), João Ferrari (contrabaixo) e Mariana Lizardo (voz). A coordenação é de Zeca Collares.

SERVIÇO
ENCONTRO DE CULTURA RAIZ - “A VIOLA NO PALCO”
Jaime Pinheiro e Zeca Collares, professores responsáveis
Data: 23 de agosto de 2019, sexta-feira
14h: Workshop “A arte de Cornélio Pires”, com Pedro Massa
15h: Workshop “Toques de viola para cururu”, com Carlos Caetano
18h: Moda de viola, poemas caipiras, causos e prosas
19h: Sarau Caipira
Local: Conservatório de Tatuí
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário