Nosso Jornal Online

Tatuí, 


quinta-feira, 1 de agosto de 2019

CEU das Artes apresenta espetáculo baseado em doenças psicológicas no fim de semana

“Entre(Laços), um Documentário Cênico”, da CIA ST DNC, tem classificação indicativa livre para todas as idades e entrada franca.

O Centro de Artes e Esportes Unificados de Tatuí (CEU das Artes) receberá, neste sábado e domingo (dias 03 e 04/08), às 19h, o espetáculo “Entre(Laços), um Documentário Cênico”, produzido pela Companhia de Performance ST DNC. Com classificação indicativa livre para todas as idades e entrada franca, com contribuição voluntária, o evento faz parte da “77ª Semana Paulo Setúbal”, que acontecerá de 1º a 8 de agosto.

O espetáculo “Entre(Laços), um Documentário Cênico” é um projeto que se baseia nas doenças psicológicas, desenvolvendo de maneira sustentável a plástica de seu enredo, abrangendo o plástico como opressor do ambiente natural e representando performaticamente a opressão das doenças.

O público-alvo do evento são artistas tatuianos e do interior paulista. A proposta de encenação teve início em fevereiro de 2019, e durante o processo, por meio de uma enquete nas redes sociais, que buscava descobrir artistas que possuem doenças como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, transtorno bipolar e TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), foram solicitados fotos, depoimentos, relatos, desabafos e conselhos, tornando o espetáculo um documentário cênico, no qual os personagens são os próprios artistas que compartilharam suas fragilidades para a criação.

Fazem parte do elenco os atores e bailarinos Kellen Faustinoni, Mat Kaytan e Valdick Júnior. A operação de luz é de responsabilidade de Emily Leone, e a sonoplastia ficará por conta de Lauani Corrêa.

Mat Kaytan, que também assina a direção artística, coreográfica e a dramaturgia do espetáculo, revela alguns detalhes da produção do espetáculo. “Neste ano, nossa Cia. descobriu uma outra vertente da performatividade, e se encontrou em uma nova possibilidade de desenvolvimento artístico, inovando no processo e produzindo um trabalho diferente dos quatro espetáculos anteriores, superando nossas expectativas e expandindo o olhar criativo para o processo obter o resultado esperado”, disse o ator.

O CEU das Artes está situado na Rua Ana Rosa Monteiro, nº 475, Jardim Santa Helena. Mais informações pelo telefone: (15) 3259-5340.

Sinopse do espetáculo - Vertente da singularidade e particularidade, o espetáculo “ENTRE(Laços), um Documentário Cênico” foi inspirado em depoimentos de artistas tatuianos e do interior paulista diagnosticados com doenças psicológicas como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, bipolaridade e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

O espetáculo retrata a pressão individual, além de sintomas físicos e mentais, traumas e circunstâncias que afetam o cotidiano desde a infância. A sustentabilidade, em breves observações, a respeito do plástico como objeto poluente que oprime e sufoca, numa linguagem performática e coreográfica.

O objetivo do espetáculo é buscar o incentivo pela sensibilidade de obter um laço afetivo e emocional, em fragmentos de dança como tratamento psicológico, por meio de dar cor, dar vida e dar nós, em nós mesmos, seres humanos, artistas, que vivem envolvidos pelo público, mas que em quatro paredes se sentem sós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário