terça-feira, 20 de novembro de 2018

Noite da Seresta no Museu homenageia Roberto Rosendo na sexta-feira, 23

Roberto Rosendo conquistou 48 troféus como cantor e compositor em sua caminhada musical e gravou seis CDs.


O Museu Histórico Paulo Setúbal realiza na sexta, 23 de novembro, às 19h, a tradicional Noite da Seresta com Ternura, evento coordenado por Maria Inês Camargo e com entrada franca. Nesta edição, a Noite será comemorativa ao Dia da Música e do Músico, que é comemorado em 22 de novembro, e terá como homenageado o compositor e seresteiro Roberto Rosendo.

Desde o início da Temporada 2018, a Noite da Seresta vem ressaltando a vocação do Museu Histórico Paulo Setúbal e realizando homenagens a "Ilustres Tatuianos", permitindo que o homenageado tenha a sua história registrada nos anais da casa, salvaguardando a história de vida e registros fotográficos de ícones históricos da cidade.

O objetivo da ação colaborativa entre o Museu e o grupo Seresteiros com Ternura é manter viva a tradição seresteira, que é considerada como grande manifestação da cultura brasileira. O Grupo Seresteiros com Ternura é composto por Leo da Sanfona, acordeon; Pedro Adilson Pavanelli, no violão; Paulo Rita Aguiar, no cavaquinho; Edson, no pandeiro; Carlos Mendes, na timba, Gabriela, flauta e Maria Inês Camargo, vocal.

Roberto Rosendo - Nasceu em Santo Anastácio, interior de São Paulo, em 18 de dezembro de 1941. Filho de Francisco Rosendo de Camargo e Dona Georgina Ferreira de Camargo e irmão de Renato, Ruth e Rachel. Casado com Eni Gabriel Luz de Camargo, é pai de Marcos Demian, e avô de Marcos Vinicius e André Henrique.

Formou-se professor em Estudos Sociais em 1971 pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí. Foi apresentador do programa "Entre Amigos", da TV Convenção de Itu. Locutor da então Rádio Difusora de Tatuí. Colunista social do jornal Integração, de Tatuí. Correspondente do jornal O Estado de São Paulo. Iniciou a carreira profissional como escriturário no Banco Moreira Sales, depois Unibanco, onde seguiu em Tatuí até cargo de subgerente, e depois gerente nas cidades de Jaú, Avaré, Tietê e Boituva, aposentando-se como gerente geral em Sorocaba, em setembro de 1993.

Desde os cinco anos de idade já dizia que, ao crescer, seria compositor de músicas. Violonista, cantor, compositor, declamador, trovador e poeta. Estudou Canto Lírico no Conservatório de Tatuí com o professor Francesco Ferry. Preferiu dedicar-se à música popular. Como cantor e compositor participou de dezenas de festivais de música popular, regional, seresta e sertaneja, obtendo o primeiro lugar como o Melhor Intérprete da Música Sertaneja no Estado de São Paulo, na TV Cultura, em 1982.

Foi um dos dez finalistas (dentre 2.600 músicas) no Festival Nacional Rímula, de música Regional, no Teatro Olímpia, em São Paulo, realizado pelo SBT, em 1989. Obteve seis primeiros lugares nos festivais de Seresta de Tatuí, e o primeiro lugar nos Festivais MPB nas cidades de Rafard, Capivari, Capão Bonito, Itapetininga, Sorocaba, Santa Bárbara D'Oeste e Campinas, além de inúmeros programas de televisão em São Paulo, como o programa "A grande chance", de Flávio Cavalcante.

Conquistou 48 troféus como cantor e compositor em sua caminhada musical. Gravou seis CDs, sendo cinco músicas de sua autoria e o último "Clássicos da Seresta", no CD denominado "Seresta". Seu primeiro LP foi produzido por Tonico e Tinoco, seus padrinhos, em 1986. É autor de hinos oficiais das cidades de Cerquilho (05/09/1984) e Boituva (27/09/1991).

Em 2011, lançou o livro "Uni...versos", com prefácio da professora Leila Salum Menezes da Silva. 

No site Vagalume, 87 composições de Roberto Rosendo podem ser apreciadas: A Cartinha; A Espera do Amor Ausente (prelúdio); A Noite e o Mar; A Vida É Bela; Aconchego; Adeus Capital Paulista; Adoniram - Poeta do Povo; Andreia; Antes Que Acabem As Flores; Ave Maria Dos Lavradores; Benito; Bailão da Terceira Idade; Bicho Peludo. Bimbo; Bodas de Ouro; Bolso de Moleque; Bons Tempos Na Fazenda; Canarinho Cantador; Canção da Mérida; Canção da Rosa; Canção de Embalar Saudade; Canção do Poeta e Guerreiro; Canção em Parceria; Canta, Canta, Coração; Cantador Descuidado; Casa de Açúcar; Casinha Abandonada; Chora Viola; Choro do Bancário; Cidadezinha; Ciúme e Despeito; Como Eu Queria; Convivência; De Braços Abertos; Dias Felizes; Dona Saudade; É Bem Capaz Que Ele Não Volte Mais!; E Eu C'o Meu e Ela C'a Dela; Enxugue as Lágrimas; Festa de Batizado; Festa Junina (Domingo na Freguesia); Flor-canção; Forró do Rala-Coxa; Gamado; Hino a Boituva; Hino a Cerquilho; Hino do Centenário de Nascimento de Paulo Setúbal; Hino do Jubileu de Ouro do Lions Clube de Tatuí; Hora de Partir; La Mexicanita; Lembra?; Manhã No Pantanal; Manhãs Ensolaradas; Menina da Esquina; Metades; Meu Ranchinho; Minha Despedida; Motivo de Canção; Nunca é Tarde Para Ser Feliz; O Aprendiz; O Esquecido; O Filho do Arnesto; O Lenço Vermelho; O Sonhador; O Tempo Deixa Pra Depois; Patricia; Presente de Natal; Quando Fa Notte; Quebrou O Pau No Galinheiro; Quem Diria; Quero Voltar; Réquiem Para Um Alcoólatra; Saudade da Paraíba; Saudade de Tatuí; Saudade do Trem Das Onze; Saudade Violada; Só Nós Dois, Violão e o Luar; Taboada do Amor; Tempestade; Um Certo Sorriso; Um Sonho Tão Bom; Valete de Espadas; Vestido Branco (sonho de Verão); Vida Que Te Quero Vida; Viva A Vida; Vozes da Floresta; e Xote do Aposentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário