quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência terá 'Virada Inclusiva - Participação Plena'

Atividades acontecem de 27 de novembro a 2 de dezembro, no Museu e na Praça da Matriz.

Atividades acontecem no Museu e na Praça da Matriz

O Departamento municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida realizará um evento especial em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro.

A "Virada Inclusiva – Participação Plena" faz parte do calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo desde 2014, conforme a Lei nº. 15.424. Ela foi idealizada para dar maior visibilidade à presença da pessoa com deficiência na sociedade, por meio de manifestações de arte, cultura, esporte e lazer, além de comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que foi criado pelas Nações Unidas em 1992. Em Tatuí, as atividades da Virada Inclusiva – Participação Plena acontecerão de 27/11 a 02/12. 

A 'I Mostra Arte e Inclusão' acontecerá no Museu Histórico Paulo Setúbal, de 27/11 até 02/12, sempre das 9h às 17h, com entrada franca. Serão duas exposições que farão parte da Mostra. Uma será com a produção dos alunos da APAE, intitulada "Pela Lente dos Meus Olhos". A outra exposição, "Trabalhos Manuais e Artísticos Desenvolvidos pelos Alunos do AEE - Atendimento Educacional Especializado, da Secretaria Municipal de Educação", será com a produção dos alunos das escolas municipais "Profª. Ligia Vieira de Camargo Del Fiol", "Prof. Firmo Antônio de Camargo Del Fiol" e "Prof. José Galvão Sobrinho".

Já no dia 02/12, sábado, das 8h às 12h, na Praça da Matriz, um grande evento envolverá diversas pessoas, com cinco stands sobre variados temas. No stand 1, o SESI fará a dinâmica "Desafio dos Sentidos", com uma abordagem de inclusão da pessoa com deficiência em atividades de rotina. O outro stand será sobre Saúde Bucal, com a Escola Técnica Dr. Gualter Nunes. A Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB fará no stand 3 a distribuição de material informativo e orientação à comunidade. Já o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a APAE de Tatuí farão uma Oficina Sensorial no stand 4. E, no stand 5, a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social promoverá uma campanha de orientação sobre a importância da atualização no Cadastro Único (CadÚnico) e BPC (Benefício de Prestação Continuada).

No mesmo evento, o Departamento de Mobilidade Urbana da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana estará com a campanha "É só um minutinho", uma ação de conscientização à comunidade sobre a importância de respeitar as vagas reservadas para pessoas com deficiência e para idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário