quarta-feira, 23 de julho de 2014

Tatuí é escolhida como cidade-polo da Região Metropolitana de Sorocaba

“Município será referência e terá papel de protagonista no bloco”, diz prefeito Manu

Tatuí será um dos municípios beneficiados com a criação da Região Metropolitana de Sorocaba. Mais que isso, terá um privilegio a mais: foi escolhida como cidade-polo do novo arranjo administrativo regional, servindo como referência, ao lado de Votorantim e Itu, na organização de microrregiões de desenvolvimento. A notícia foi confirmada no dia 16 de julho, durante reunião realizada no auditório da CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). No mesmo dia em que o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, participou também da audiência pública para elaboração da Lei Orçamentária Anual para 2015, evento realizado pelo Governo do Estado no auditório do Jornal Cruzeiro do Sul. O encontro focou as principais necessidades da recém-criada Região Metropolitana e foi aberto à população.

A intenção foi ouvir pedidos e sugestões de prioridades para ser incluídas na LOA, cujo projeto deve ser encaminhado à Assembleia Legislativa para aprovação, até dia 30 de setembro. A previsão do Orçamento 2015 do Estado de São Paulo está estimada em R$ 189 bilhões, receita que tem na arrecadação do ICMS sua maior parcela.

A audiência foi conduzida pelo assessor técnico da Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Regional, Maurício Hoffmann, e contou com a presença do subsecretário de Desenvolvimento Metropolitano de São Paulo, Edmur Mesquita, e o diretor do escritório regional de Planejamento e Desenvolvimento, José Carlos Barbosa Júnior.

Manu apresentou diversas reivindicações para os setores de saúde, segurança e infraestrutura viária e lembrou que a escolha de Tatuí como cidade-polo trará benefícios na articulação de novos recursos além de protagonismo dentro do novo bloco. “Aproveitamos os dois encontros para tratar do crescimento da região, do fortalecimento das cidades e também para sugerir políticas públicas e investimentos no orçamento estadual. Tatuí está justamente no centro desse novo eixo de desenvolvimento, cortado pelas rodovias Castello Branco e Raposo Tavares”, explicou.

Tatuí faz parte da Região Metropolitana de Sorocaba junto com mais 25 cidades: Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tietê e Votorantim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário