Boletim de informações COVID-19 n° 45 Tatuí, 06 de abril de 2020 - 16h

84
NOTIFICAÇÕES
52
SUSPEITOS
25
DESCARTADOS
7
CONFIRMADOS

Fonte: Prefeitura de Tatuí

sábado, 14 de junho de 2014

Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba tem história contada no livro Companheiros

Agradecemos ao Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba pelo envio do livro Companheiros - A Hora e a Vez dos Metalúrgicos de Sorocaba. Com apresentação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o livro Companheiros narra a história do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região desde sua fundação, em 1954, com ênfase para as transformações ocorridas a partir do início dos anos 1980, quando uma nova forma de fazer sindicalismo, irradiada a partir do ABC paulista pelo então sindicalista Luiz Inácio da Silva, o Lula, fez da categoria dos metalúrgicos protagonista de transformações econômicas, políticas e sociais.

Dividido em quatro partes e ilustrado com 51 fotos, o livro recompõe, por meio de depoimentos e documentos históricos, as greves dos anos 1980, a fundação da central Única dos Trabalhadores (CUT), as dificuldades enfrentadas pelos sindicalistas em tempos de ditadura, a trajetória de vida dos principais líderes sindicais e o surgimento do conceito de Sindicato Cidadão, com a criação do Banco de Alimentos de Sorocaba e a campanha Natal Sem Fome.

Carlo Araújo é o escritor, jornalista e empresário do setor de comunicação. Nasceu em São Paulo em 16 de março de 1961. Na juventude, foi ajudante de poceiro e de pedreiro, operário de fábrica e bancário. Ingressou no jornalismo em 1987 pelas portas do Diário de Sorocaba. prosseguiu trabalhando nos jornais Cruzeiro do Sul (de Sorocaba). O Estado de São Paulo e Cruzeiro do Sul novamente, onde está até hoje. Descobriu a literatura aos 8 anos e ela passou a ser sua grande paixão e também seu destino. Escreve aos domingos a coluna Outro Olhar para o Caderno de Domingo do Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário