sábado, 28 de junho de 2014

Dez municípios da região conquistam o 'Selo Sebrae Prefeito Empreendedor'

Desburocratização, incentivo às MPEs e criação de políticas públicas de incentivo ao agronegócio foram alguns dos projetos finalistas. Os municípios de Votorantim, Salto de Pirapora, Piedade, São Roque, Tatuí, Itapetininga, Salto, Itu, Porto Feliz e Sorocaba são os municípios da região que conquistaram o Selo Prefeito Empreendedor organizado pelo Sebrae-SP. O prêmio tem o objetivo de reconhecer os gestores que promovem o desenvolvimento econômico e social de seus municípios por meio do incentivo aos pequenos negócios locais.

No total, foram 335 projetos inscritos de 265 prefeituras (cada uma poderia se inscrever em até duas categorias), sendo que na região de abrangência do escritório regional do Sebrae-SP em Sorocaba foram 10 municípios selados, de um total de 180 projetos selecionados em todo estado. As sete categorias do prêmio são: Lei Geral Implementada, Compras Governamentais, Desburocratização, Pequenos Negócios no Campo, Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos, Novos Projetos e Melhor Projeto Estadual.

"O prêmio representa o papel do Sebrae-SP de disseminar boas práticas em políticas públicas que gerem o desenvolvimento sustentável. Queremos que estes casos de sucesso sejam cada vez maiores e melhores. Para isso é preciso que mais municípios tenham a Lei Geral regulamentada e implementada, e que a totalidade das empresas tenha acesso à desoneração tributária, desburocratização, acesso a crédito mais barato, à justiça, a novos mercados e à inovação tecnológica, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Alencar Burti.

Organizar as doceiras artesanais, um 'patrimônio' de Tatuí. Este foi o trabalho desenvolvido pela administração, que promoveu capacitação das artesãs, orientou o processo de formalização e realizou a primeira Feira do Doce, em 2013, atraindo visitantes de toda a região, gerando renda para as doceiras e estimulando o turismo na cidade. O sucesso do evento superou as expectativas e para 2014 são esperados o dobro de participantes durante a Feira do Doce.
Outros Destaques

O município de Itapetininga concorreu com um projeto voltado para o 'Empreendedorismo em Agronegócio'. O executivo quer implementar 18 ações voltadas para o fortalecimento do homem do campo, sua capacitação e desburocratização de políticas públicas e a criação de incentivos direcionados para o setor, contemplando a bacia leiteira, por exemplo.

Já em Itu o destaque foi para os 'Pequenos Negócios na Copa', onde a municipalidade proporcionou um ambiente favorável para a integração de diversos parceiros, a fim de incrementar o desenvolvimento local das MPEs, formalização de empreendedores individuais, tendo como objetivo a geração de renda e a geração de novos empregos.

Outro município que demonstrou preocupação com o fomento da agricultura familiar foi Piedade. Com sua economia fixada na agricultura, o executivo piedadense está implementando o projeto 'Água e sobrevivência: a proteção dos recursos hídricos contra empreendimentos poluidores'. A ideia é proteger os mananciais que abastecem a cidade e consequentemente preservando a qualidade da água utilizada na irrigação dos produtos agrícolas.

Por sua vez, os municípios de Porto Feliz e Salto foram selados na categoria Lei Geral Implementada. Os prefeitos destes municípios implementaram a legislação que estimula o desenvolvimento das MPEs, desburocratizando a abertura das empresas e incentivando a formalização dos trabalhadores que atuavam na informalidade.

Valorizar o capital humano. Com ênfase no desenvolvimento, competitividade e sustentabilidade econômica, o município de Salto de Pirapora apresentou um projeto focado em ações para abertura de novos empreendimentos, criando um ambiente favorável para as empresas, com ações voltadas para educação empreendedora e qualificação de mão de obra, por exemplo. Já o município de São Roque criou a Sala do Empreendedor, um espaço destinado para a estimular as MPEs, dando atendimento especializado aos empresários locais.

Outro município que conquistou o selo Prefeito Empreendedor foi Votorantim. A municipalidade implantou o 'Farol do Empreendedor', o SIL (Sistema Integrado de Licenciamento) e a reestruturação da incubadora de Votorantim, demonstrando a preocupação em criar um ambiente favorável ao aumento do faturamento das empresas, além de incentivar a abertura de novos negócios.

Sorocaba foi finalista estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria melhor projeto, com 'Cidade de Oportunidades', uma proposta para enriquecer a gestão da promoção dos pequenos negócios, visando unificar as ações voltadas ao desenvolvimento local de apoio ao empreendedor de forma sistêmica.​

Nenhum comentário:

Postar um comentário