Nosso Jornal Online

Tatuí, 


segunda-feira, 24 de março de 2014

Procon orienta sobre a compra de produtos para a Páscoa em Tatuí

Do G1- A pouco menos de um mês para a Páscoa, no comércio de Tatuí já é possível encontrar produtos relacionados ao tema, como os ovos de chocolate. Segundo o Procon, além de pesquisar preços, o consumidor precisa ler a embalagem em busca de informações importantes como o prazo de validade.
Ainda segundo o Procon, os ovos também devem estar embalados, sem furos ou partes amassadas, e expostos em uma temperatura adequada para não derreter no calor ou ate mesmo endurecer em baixas temperaturas.

De acordo com o coordenador geral de um mercado da cidade, Carlos Eduardo da Silva, os ovos são armazenados em uma câmara antes de serem expostos nas gôndolas. Segundo ele, a procura pelos ovos de chocolate cresceu 10% em relação ao mesmo período do ano passado. “Todo ovo que chega a gente armazena em uma antecâmara refrigerada, porque devido ao calor se a gente deixar ele exposto em qualquer lugar ele vai derreter. E na hora de coloca-los à venda, é sempre próximo dos refrigeradores para eles não estragarem”, afirma.

O metalúrgico Fernando de Campos Camargo percebe que os ovos com brinquedos são a preferência das crianças. Ele cita como exemplo o sobrinho dele, Miguel de 3 anos, que escolheu um ovo por causa do brinde de um personagem super-herói e não largou mais. “Ele pediu e tem que fazer a vontade dele. Para eles tem que ter alguma coisa dentro, ter um brinquedo, senão não dá para comprar”, diz.

Segundo o coordenador do Procon de Tatuí, Adilson Diniz Vaz, todos os ovos com brinquedos devem ter na embalagem o selo do Inmetro e a idade recomendável para o uso. Ele ainda faz um outro alerta para os consumidores. “Não são só as grandes marcas que colocam no mercado de consumo, nessa época, os ovos. Tem também aqueles ovos caseiros. Quem for consumir esse tipo de produto é importante conhecer a procedência desse ovo, se possível fazer uma visita no local onde é manipulado o alimento. Mesmo nos ovos caseiros é importante também o selo de validade”, explica.


E não só os ovos de chocolate que os consumidores compram para a pascoa. Os peixes também são bastante procurados e é preciso ter cuidado com esses produtos também. Se eles forem congelados devem estar conservados a temperaturas inferiores a menos 18 graus. O balcão também não pode estar lotado porque compromete a circulação do ar frio e a qualidade do peixe.

O Procon ainda afirma que eles devem apresentar também o prazo de validade e a data de acondicionamento. Além do registro no órgão de fiscalização competente, no caso, o Ministério da Agricultura. Para os peixes frescos os cuidados são outros. “O consumidor tem que analisar especificamente o peixe. A textura se está bem firme, se os olhos não estão muito amarelados, para configurar se é um peixe fresco”, informa Adilson Diniz Vaz. Antes das compras, o órgão orienta a pesquisa de preços, já que eles podem variar em até 30%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário