segunda-feira, 24 de março de 2014

Companhia 'Atores em Conserva' participa do Festival de Teatro de Curitiba

A Cia. de Teatro Atores em Conserva, formada por alunos e ex-alunos do Conservatório de Tatuí, embarca nesta quarta-feira, dia 26, com destino a Curitiba/PR, onde representará nossa cidade no FRINGE, mostra que faz parte do Festival de Teatro de Curitiba.

A trupe tatuiana apresentará o espetáculo “Cordel do amor sem fim”, de Claudia Barral. A trama se passa na pequena cidade de Carinhanha, no interior da Bahia, onde vivem as irmãs Madalena, Carminha e Teresa, sendo que esta última está prestes a se tornar noiva de José. Porém numa ida ao caís do Rio São Francisco conhece Antonio, um viajante pelo qual se apaixona e que promete voltar para buscá-la. A partir daí cria-se uma trama de amor, ciúmes e esperança que termina com um surpreendente final. A narrativa e as músicas do espetáculo envolvem o público remetendo-o ao universo romântico e fantasioso do sertão. O elenco é composto pelos atores Dimitri Souza, Ju Assis, Lucas Gonzaga, Rafaele Breves e Rose Tureck, e pelos músicos Diego Guedes, Lala Nelly, Maria Carolina Taddei e Rafael Gandolfo Scherk. A direção é de William Galvão Priante e a cenografia de Jorge Colina. A participação do grupo tatuiano no evento somente foi possível em virtude do apoio do Projeto Ademar Guerra - Programa de Qualificação em Artes do Governo do Estado de São Paulo, cuja curadoria é de Sérgio Ferrara e a coordenação é de Aldo Valentim. O grupo conta ainda com apoio do Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Tatuí.

O grupo foi formado em 2013, por iniciativa do diretor William Galvão Priante e alunos do terceiro ano de teatro adulto do setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí, buscando realizar um trabalho independente daquela instituição de ensino que pudesse permanecer ativo após a conclusão dos estudos. Já em sua primeira montagem foi aprovado em seleção do Projeto Ademar Guerra, e teve a honra de ser orientado pelo Grupo Teatral “Os Geraldos” de Campinas. Em novembro/2013, após participar da mostra final do projeto Ademar Guerra, no município de Garça, qualificou-se como grupo de circulação desse projeto que visa difundir as atividades teatrais principalmente no interior e litoral. 

O Festival de Teatro de Curitiba é o maior evento de teatro do país e reúne companhias de todo o Brasil e também do exterior com o objetivo de difundir espetáculos. Surgido nos anos 90, o festival se consolidou como um dos eventos culturais mais importantes do país. Possibilita o intercâmbio entre os artistas do Brasil e de outros países. Possui várias mostras, dentre elas a mostra Fringe, que é aberta e recebe centenas de inscrições todo ano e cujo objetivo é ser uma vitrine para que as companhias que ali se apresentam. Embora o principal gênero seja o teatro, o Fringe é formado por espetáculos de diversos gêneros e formatos, inéditos ou não, para adultos, jovens ou crianças, em espaços tradicionais, alternativos ou rua. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário