sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Lousas digitais serão também implantadas na Rede Municipal de Educação Infantil


            Pioneiro no uso das lousas digitais em toda a região, o município de Tatuí adquiriu na sexta-feira, dia 29, 50 lousas digitais de última geração. As lousas serão disponibilizadas à Rede de Edacação Infantil (creches/pré-escolas) e escolas municipais, com a previsão para instalação no mês de dezembro.

            Em Tatuí, as lousas digitais foram implantadas no 2º semestre de 2008 e, nessa fase, houve a capacitação de todos os professores da rede municipal para como bem utilizar esse equipamento e tirar o máximo proveito de seus recursos. No início, foram 22 lousas digitais implantadas. Os alunos começaram a ter acesso às lousas no ano de 2009.

Segundo a secretária de Educação, professora Marisa Aparecida Mendes Fiusa Kodaira, a lousa digital incorpora todos os recursos que o computador oferece, mas com o diferencial de permitir a interação entre o professor e os alunos, favorecendo a construção coletiva do conhecimento. “Baseando-se na concepção interacionista, podemos afirmar que a lousa digital é um potencializador do processo de ensino e aprendizagem”, afirma.

            Para a secretária, os resultados da lousa digital nas escolas foram obtidos rapidamente, entre eles, maior interesse e participação e entendimento por parte dos alunos. Tal resultado foi expresso nas avaliações externas: Prova Brasil e SARESP.

            Neste ano, a Secretaria Municipal da Educação decidiu também implantar as lousas digitais em caráter experimental na Educação Infantil, expandindo sua utilização na rede municipal. “As creches que funcionam integradas com a pré-escola terão lousas digitais. Claro que a concepção de aula, de aprendizagem, será outra, mas já iremos integrar as crianças a este universo digital”, destacou a secretária.

            A princípio, as aulas eram produzidas na “Fábrica de Aulas”, local virtual onde o professor solicitava o conteúdo e a aula era produzida. “Com a lousa digital o professor já produz sua própria aula, tendo o auxilio de dois professores do DAPE (Divisão de Aperfeiçoamento e Pesquisa Educacional), e os dois técnicos, contratados pela empresa fornecedora das lousas”, finaliza Marisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário