quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Intervenção na Santa Casa é prorrogada por seis meses

Marcos de Abreu irá administrar o hospital por mais 180 dias

 O prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo assinou, no último dia 29 de outubro, o decreto municipal que autoriza a prorrogação por seis meses da intervenção municipal na Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. O novo decreto mantém como interventor o farmacêutico Antonio Marcos de Abreu.

A intervenção na Santa Casa de Misericórdia de Tatuí foi decretada em 31 de outubro de 2008, tendo sido renovada em 2009 por mais um ano.

O interventor assumiu em 2008 com a missão de reabrir a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) que havia sido fechada pela antiga provedoria. Após restabelecer os serviços emergenciais da UTI, Antonio Marcos de Abreu iniciou uma campanha para reestruturar a Santa Casa, renegociando dívidas com fornecedores e dívidas trabalhistas, penhoras judiciais, atrasos em contas e restabelecendo a normalidade no pagamento dos funcionários.

Marcos de Abreu também reabriu o hospital para as pequenas cirurgias. Só no período de julho a setembro de 2010, foram realizadas 1.295 pequenas cirurgias no hospital. Outra ação importante foi o restabelecimento do atendimento via IAMSPE (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual). Em um ano de convênio, celebrado em setembro de 2010, mais de 500 servidores estaduais foram assistidos com exames.

Na internet, através do site www.santacasatatui.com.br, o interventor municipal disponibilizou todos os balancetes da entidade a partir da intervenção e uma auditoria foi instaurada para analisar a situação do hospital e as ações da antiga provedoria. Ela deve ser concluída nos próximos dias.

O hospital também ganhou o apoio da comunidade. Entidades, associações, sindicatos, comerciantes, indústrias, movimentos religiosos e cidadãos comuns também passaram a colaborar, com doações.

A prorrogação da intervenção por mais 180 dias irá permitir a conclusão das obras da nova Maternidade. O valor da obra é de R$ 1.958.814,00, com recursos oriundos de convênio com o Governo do Estado. A edificação terá 2.294 metros quadrados, em um prédio de três pavimentos.

Em suas palavras aos secretários, o prefeito destacou que a prorrogação é necessária para se dar continuidade às ações da intervenção, “até se concluir as obras em andamento que estão sendo ali realizadas, sem prejuízo ao bom atendimento  médico que a Santa Casa vem prestando à saúde da população”. Gonzaga ainda destacou “a necessidade de se fixar um novo sistema de gestão na Santa Casa, conforme estudos em andamento”.

Usuários do SUS aprovam Santa Casa - O secretário estadual da Saúde, Nilson Ferraz Paschoa, encaminhou na última semana para a direção da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí o “Relatório da Pesquisa de Satisfação dos Usuários do Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo”, uma pesquisa realizada em 2009 com usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Pela pesquisa, com 151 usuários do SUS e pacientes da Santa Casa que responderam aos questionários (enviados através de cartas), a nota atribuída ao hospital foi de 8,821.

A nota foi considerada muito positiva pelo hospital. Segundo o interventor municipal Antonio Marcos de Abreu, “a nota comprova a melhora no atendimento da população, principalmente aos acamados”. Em Cerquilho, onde a Santa Casa de Misericórdia é uma referência na administração, a nota registrada na mesma pesquisa foi de 8,614.

A pesquisa foi realizada com 563 hospitais paulistas que atendem pelo SUS. A nota média para o conjunto de hospitais do SUS/SP foi de 8,650.

Nenhum comentário:

Postar um comentário