quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Empresas e entidades estão aderindo à implantação de calçadas ecológicas no município



Calçada ecológica instalada ao lado da Artecola, na Rodovia Mário B. Mori 

A Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, vem buscando estabelecer parcerias junto à população a fim de realizar a implantação da chamada “calçada ecológica” aliada ao planejamento da arborização da via urbana.  Dentre os benefícios provenientes da implantação da calçada ecológica, segundo técnicos da secretaria, podem ser destacados: contribuição para a melhoria da estética do espaço urbano; aumento da permeabilidade do solo, permitindo a infiltração de água da chuva no solo, reduzindo a sua velocidade em direção aos córregos e rios, evitando a erosão dos mesmos; auxílio na redução de alagamentos e enchentes; valorização do imóvel e de seu entorno, além de garantir o crescimento adequado das raízes das árvores nas calçadas e evitar que as mesmas danifiquem o piso.
Em relação à arborização urbana, dos benefícios advindos de sua implantação, podem ser destacados: a redução da incidência dos raios solares (contribuindo para um maior conforto térmico devido à diminuição da sensação térmica) e a diminuição dos índices de doenças de pele; o aumento da umidade relativa do ar e por proporcionar abrigo e alimento para avifauna.
Algumas empresas e entidades do município entendendo os benefícios oriundos da implantação de uma calçada com maior permeabilidade vem aderindo a este programa. Desde o segundo semestre de 2009 até o momento, sete empresas ou entidades aderiram ao programa, sendo que uma delas encontra-se em processo de aprovação do projeto elaborado pelo corpo técnico do DEAVE - Departamento de Áreas Verdes - que contemplará a realização da calçada ecológica e plantio de cinco mudas de árvores de espécies nativas no entorno do prédio comercial na região central do município (cruzamento da Rua Cel. Aureliano de Camargo com Rua XV de novembro), onde está instalada a Valecred Soluções Financeiras.
As empresas ou entidades que já implantaram o referido modelo foram: três situadas na Avenida Virginio Montezzo Filho, próximo ao novo Fórum, a Associação dos Ceramistas no Jardim Santa Emilia, o Banco de Alimentos no Bairro Valinho e recentemente a Artecola situada próxima ao Jardim Gonzaga.
A parceria entre poder público e privado tem por objetivo promover os benefícios supracitados para melhoria de qualidade de vida dos moradores das adjacências. Algumas pessoas físicas também já fizeram calçada ecológica em frente às residências voluntariamente a fim de usufruir destes benefícios citados.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente através do DEAVE - Departamento de Áreas Verdes - realiza a orientação para implantação do projeto de forma gratuita.
Os interessados no modelo de calçada ecológica devem entrar em contato através dos telefones: (15) 3251-3250 ou 3259-2731 - e-mail: deave@tatuí.sp.gov.br ou meioambiente@tatui.sp.gov.br ou pessoalmente no endereço: Avenida das Mangueiras, no  422, ao lado do Fórum velho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário