quinta-feira, 7 de maio de 2015

Prefeitura de Tatuí lança edital para a 3ª Festa do Doce

Inscrições devem ser realizadas até 15 de maio – Evento acontece entre 10 e 12 de julho

A Cidade dos Doces Caseiros prepara-se para consolidar em 2015 ainda mais um dos seus títulos mais charmosos. A Prefeitura de Tatuí divulgou, na semana passada, o edital para os interessados em participar da terceira edição da já consagrada Festa do Doce, sucesso de público e crítica em 2013 e 2014. A expectativa é tornar o evento ainda mais forte e ampliar a participação de expositores, visitantes e consequentemente de lucro para os doceiros.

Mas, os interessados em participar deverão correr. O prazo para as inscrições encerra-se no próximo dia 15 de maio. Poderão participar somente docerias artesanais, caseiras ou indústrias de doces, que sejam instaladas em Tatuí. O número de estandes será limitado e a comissão organizadora do evento ficará responsável por selecionar os expositores que irão participar da festa, de acordo com critério pré-estabelecido.

As inscrições deverão ser feitas no Centro Cultural, que fica na Praça Martinho Guedes (Da Santa), 12, Centro. O horário de atendimento é das 9h às 18h. No local, estarão disponíveis formulário e ficha de inscrição contendo todos os detalhes para participação. As fichas estão disponíveis também pelo site oficial do município, assim como o edital completo de participação. O endereço é www.tatui.sp.gov.br, no link atos oficiais/concursos.

Os doceiros também precisarão apresentas três fotos dos doces fabricados, cópia dos documentos pessoais do responsável pela empresa e comprovante de endereço.

A festa será realizada nos dias 10, 11 e 12 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz. A proposta consagrada nos primeiros dois anos será mantida, juntar os dois produtos genuinamente tatuianos: os deliciosos doces caseiros recheados pela diversidade e qualidade musical.

De acordo com o diretor do Departamento de Cultura e Desenvolvimento Turístico, Jorge Rizek, a expectativa é de atrair um público superior ao do ano passado, que chegou a 54 mil pessoas. “A Festa do Doce tem a cara do município e muitos turistas da região já estão se programando para vir saborear a grande diversidade de doces caseiros produzidos no município. E tudo isso ao som de boa música”, completou.

Já o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, que recebeu o Prêmio Sebrae – Prefeito Empreendedor pela idealização e realização da Festa do Doce, como estímulo à formalização e oportunidade de negócio para os pequenos empreendedores, lembrou que o município ganha mais visibilidade como rota turística e também em estímulo econômico. “Em 2014, a Festa contou com a participação de 39 doceiros. Durante os três dias, foram vendidas 127 mil unidades de doces. Pretendemos esse ano dar um novo salto na consolidação desse evento que já faz parte do calendário oficial da nossa cidade”, explicou.

Mais informações sobre a Festa do Doce e sobre o edital de participação podem ser obtidas pelo telefone (15) 3259-4135.

SENAI Tatuí abre inscrições para cursos gratuitos de mecânica e elétrica

Candidatos podem se inscrever até o dia 12 de junho – Professores estão sendo selecionados

A Escola do SENAI de Tatuí, inaugurada em 2014, abre inscrições para os dois primeiros cursos regulares. O anúncio foi repercutido pelo prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, na manhã desta quarta-feira, 6. As oportunidades de capacitação, gratuitas, são para os cursos de mecânico geral, com aulas pela manhã, e eletricista, que terá turma no período da noite.

As inscrições devem ser feitas até 12 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30, ou das 13h30 às 16h30, no próprio Centro de Capacitação Profissional José Ferreira Coelho – Escola do SENAI, na Rua Maneco Pereira, 619, no Centro (antiga escola do SESI).

As oportunidades têm o objetivo de atender à demanda do cumprimento de cotas de programa Jovem Aprendiz nas empresas de Tatuí e região. O curso tem duração de um ano e nesse tempo o aluno se capacita com aulas práticas e teóricas e desenvolve tarefas do ambiente de trabalho.

De acordo com o secretário da Indústria, Desenvolvimento Econômico e Social, Márcio Fernandes de Oliveira, este é o primeiro passo da parceria com as empresas. “Esse cursos são extremamente importantes para a vida profissional dos jovens, pois, além do conhecimento adquirido, este é o primeiro contato com uma profissão. Pela legislação vigente, médias e grandes empresas precisam destinar entre 5 e 15% das vagas que exigem formação a alunos de aprendizagem”, completou.

Os interessados em participar do processo seletivo devem ter concluído ou estar cursando o ensino médio e ter entre 16 a 21 anos. A prova para seleção dos alunos será feita no dia 14 de junho, às 9h, na escola do SENAI. O início das aulas está previsto para o mês de julho. “Depois da fase de adequações do prédio, formalização do convênio, inauguração e realização dos primeiros cursos livres, estamos iniciando nossa grade curricular fixa, que além de formar muitos jovens para o mercado de trabalho certamente irá chamar a atenção de muitas novas empresas interessadas em mão de obra de qualidade”, comemorou o prefeito Manu.

SENAI de Tatuí abre concurso para contratação de professores

A Prefeitura de Tatuí publicou, também nesta semana, o edital do processo seletivo para a contratação de professores temporários. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Fundação Educacional Manoel Guedes, na Rua Rui Barbosa, nº 601, Valinho.

São duas vagas disponíveis, uma para professor de mecânica geral e outro para elétrica geral. Os interessados devem possuir curso de graduação ou tecnólogo em engenharia, na respectiva área. Os vencimentos serão de R$ 13,89 por hora/aula, acrescidos de horas complementares de atividades e trabalhos pedagógicos.

O processo seletivo terá duas etapas. A prova teórica será realizada no dia 31 de maio, às 9h, também no SENAI Tatuí. Os classificados serão selecionados em uma entrevista que será agendada entre os dias 1º e 2 de junho. O edital completo está disponível no site oficial do município, o endereço é www.tatui.sp.gov.br, no link atos oficiais/concursos.

Fórum de Tatuí comemora Dia do Patrono na sexta-feira

A Comarca de Tatuí comemora na sexta-feira, 8, o Dia do Patrono. A solenidade está marcada para as 11 horas, no Fórum, situado na Avenida Virgínio Montezzo Filho, 2.009, na Nova Tatuí. Não há confirmação da presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, José Renato Nalini, mas o TJ deverá estar representado. O patrono do Fórum de Tatuí é Alberto dos Santos.

Juri condena autor de homicídio no Jardim Gonzaga

Na última sessão, o Tribunal do Juri de Tatuí condenou Daniel Oliveira da Silva à pena de oito anos de reclusão em regime inicial fechado. O réu foi denunciado porque no dia 8 de junho de 2013, por volta das 22h40, no Jardim Gonzaga, desferiu golpes de arma branca contra Genilson dos Santos Mendonça, causando sua morte.

Segundo a denúncia, o réu deliberou a morte da vítima ao ficar irritado com sua advertência de que iria colidir seu veículo com outro. O réu, porém, alegou legítima defesa, uma vez que teria sido ameaçado. Porém, o Ministério Público mostrou que, mesmo que tenha sido ameaçado, ele pode deixar o local dos fatos tranquilamente para após retornar e cometer o crime. A vítima conversava com seu cunhado no momento em que Daniel ressurgiu, saindo rapidamente de seu carro, desferindo-lhe facadas. 

A acusação do Ministério Público coube ao promotor de justiça Carlos Eduardo Pozzi. A advogada Ana Lúcia Camargo de Oliveira Villar defendeu o acusado. A sessão, de aproximadamente 4 horas, foi presidida pela juíza Mariana Teixeira Salviano da Rocha, auxiliada pela escrevente Vanilda Bastos de Barros e pelos oficiais de justiça Valéria Costa Menezes e Elvira Maria Palumbo Del Gallo.

Samu de Tatuí realizou parto dentro de unidade móvel

O SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - registrou o primeiro parto dentro da ambulância da base. O procedimento aconteceu na semana passada no Jardim Tókio. Quando a unidade chegou ao local verificou que uma mulher estava em trabalho de parto e não teria tempo de ser levada ao hospital. O parto foi realizado por uma enfermeira e, em seguida, mãe e filho foram encaminhados à Maternidade e receberam os cuidados de um obstetra e pediatra. Os dois estão bem e já receberam alta.

Ministério libera recursos para retomada das obras da UBS dos Jardins de Tatuí

Manu quer conclusão ainda em 2015

Uma ótima notícia para os moradores do Jardins de Tatuí. Depois de praticamente seis meses de espera, o Ministério da Saúde finalmente liberou recursos para dar continuidade à obra do posto de saúde do bairro. A construção estava paralisada desde o segundo semestre de 2014. Apesar de 69% das etapas já concluídas, o Governo Federal havia encaminhado apenas R$ 26 mil, 8% do total de R$ 325 mil previstos pelo projeto original - sendo R$ 265 mil de recursos federais e R$ 60 mil de contrapartida da própria Prefeitura.

Os R$ 174 mil liberados esta semana permitirão a retomada imediata na obra, autorizada em 2013. O próximo repasse somente será creditado após a conclusão do prédio, que servirá de atendimento à população como base para o Programa Saúde da Família. 

A unidade terá 22 salas, entre consultórios, sala de vacina, sala de curativos, farmácia, sala de nebulização, almoxarifado, expurgo, recepção, copa e sanitários. O local contará com a presença integral de uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, farmacêutico, auxiliar e técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde, além de fisioterapeuta e psicólogo. Os profissionais também realizarão visitas domiciliares para os pacientes do Jardins de Tatuí e bairros vizinhos, conforme necessidade e cronograma estabelecido pelo programa.

Segundo a secretária da Saúde, Cecília Oliveira França, essa retomada das obras veio em uma excelente hora. “O bairro esta crescendo muito. Sem falar que os moradores de outros bairros próximos e até mesmo da zona rural poderão contar com um excelente atendimento e uma equipe de profissionais capacitados e dispostos a atender da melhor forma os pacientes”, argumentou.

Já o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, determinou que as obras sejam retomadas em ritmo acelerado para que os outros 30% da construção possam ser finalizados ainda este ano. “Infelizmente, tivemos esse atraso que não é de responsabilidade da Prefeitura. Aliás, conseguimos ir além das nossas possibilidades diante dos pouquíssimos recursos que nos foram enviados. Peço mais uma vez a colaboração e a compreensão da nossa população, afinal nem sempre a burocracia pública permite que as obras e realizações aconteçam no prazo e na urgência que o prefeito e o nosso povo querem e esperam. Agora, é arregaçar as mangas e entregar esse importante equipamento público que servirá aos moradores da zona norte da nossa cidade”, declarou.

Confira vagas de emprego abertas nos PATs da região

As unidades do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da região divulgaram nesta quarta-feira (6) as oportunidades disponíveis para quem estiver em busca de emprego. A Prefeitura de Tietê (SP) informou que também têm empregos abertos, mas não divulgou o número de vagas em cada função disponível.

Tatuí e Itapetininga têm abertas 13 oportunidades em ambas cidades. A procura por profissionais varia entre as áreas da indústria, comércio e demais setores.

Quem estiver interessado deve se cadastrar por meio do site do Emprega São Paulo ou ir pessoalmente até uma das unidades e apresentar documentos pessoais como RG, CPF, Carteira de Trabalho e o número do PIS. Os postos de atendimento alertam que a validade das vagas é condicionada ao fluxo de acessos de empresas e usuários, por meio do site e movimento nas unidades, que ocasionam alteração das vagas a qualquer momento.

Tatuí
Auxiliar de compras (uma vaga)
Bibliotecária (uma vaga)
Empregada doméstica (duas vagas)
Encaldeiro (uma vaga)
Caseiro (uma vaga)
Costureira (uma vaga)
Cozinheiro (uma vaga)
Desenhista técnico em eletricidade (uma vaga)
Desenhista técnico em hidráulica (uma vaga)
Eletricista de instalações automotivas (uma vaga)
Mecânico de molas (uma vaga)
Técnico de laboratório em engenharia (uma vaga)
A unidade fica na Rua Professor Adauto Pereira, 352, Vila Minghine

Itapetininga
Analista fiscal (duas vagas)
Auxiliar barman (uma vaga)
Faturista (duas vagas)
Balconista de farmácia (uma vaga)
Serralheiro (duas vagas)
Torneiro mecânico (uma vaga)
Reparador de eletrônico (uma vaga)
Representante comercial (uma vaga)
Vendedor atacadista (duas vagas)
O prédio do PAT está na Rua Monsenhor Soares, 251, Centro

Tietê – A prefeitura não divulgou a quantidade de vagas disponíveis
Lacrador de placas
Cozinheira
Revisor de malha
Montador de esquadrias
Instalador de esquadria
Motorista categoria d com experiência na região
Jardineiro
Assistente de compras
Área comercial (vendas)
Líder de equipe
Ajudante (rasteleiro)
Ajudante geral
Auxiliar administrativo (faturista)
Costureiras
Cortador ou auxiliar de corte
Ajudante de produção
Auxiliar de tinturaria
Operador de máquinas
Assistente de RH
Recepcionista
O prédio da unidade está localizado na Rua dos Expedicionários, 241, Centro

Cerquilho
Auxiliar de RH (uma vaga)
A unidade do PAT se encontra na Avenida Presidente Washington Luís, 111, Centro

Com informações do G1

Capela do Alto abre concursos na área de Educação

A Prefeitura de Capela do Alto divulgou os editais de Concurso Público e de Processo Seletivo de 2015. As inscrições já estão abertas. As vagas disponíveis estão na página de concursos do site da Prefeitura de Capela Alto, no link :http://www.capeladoalto.sp.gov.br/concursos-publicos

O Concurso Público visa a contratação de professores PEB III – Matemática, PEV III – História, Professor Adjunto III, Psicopedagogo e Médico do Trabalho. O Processo Seletivo busca Auxiliar de Serviços, PEB II, PEB III – Língua Portuguesa, PEB III – Educação Artística, Vice-Diretor de Unidade Escolar e Coordenador Pedagógico de Unidade Escolar.

Os interessados poderão se candidatar por meio do site www.idealsol.com.br até a data limite de 18 de maio. As taxas custam de R$ 50,00 a R$ 80,00, dependendo do cargo desejado. Fonte: Assessoria de Comunicação de Capela do Alto

Vereador Marquinho vai à Assembleia pleitear 100 mil reais para o Lar Donato Flores

O vereador Marquinho da Santa Casa (PP) visitou, nesta terça-feira, 5, o gabinete do deputado estadual Ricardo Madalena (PR) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Durante a visita, o vereador solicitou empenho do deputado para destinar verbas para entidades sociais de Tatuí. Em especial, solicitou ao deputado uma emenda parlamentar ao Orçamento Geral do Estado no valor de R$ 100 mil destinada ao Lar Donato Flores, entidade filantrópica de cunho educacional, social e de reinserção de meninas de 7 a 24 anos no mercado de trabalho, para construção, obras de infraestrutura e reforma de suas dependências.

Fundo Social oferece produtos de seus cursos como opção para o Dia das Mães

Diversas opções de presente estarão expostas até o próximo sábado, no Centro Cultural

O Fundo Social de Solidariedade de Tatuí realiza até o próximo sábado, no Centro Cultural, o tradicional Bazar do Dia das Mães. Todos os produtos foram produzidos pelos alunos e professores dos nove centros de capacitação espalhados pela cidade ao longo dos primeiros meses do ano.

Serão comercializadas peças artesanais decorativas, como jogo americano, cesta para pães, toalhas bordadas em ponto xadrez, peso de porta, cobre jarra, bolsas, tolhas, batas e muito mais. 

A presidente do Fundo Social, Ana Paula Cury Fiuza Coelho, destaca que uma verdadeira força-tarefa foi realizada pela equipe, para oferecer ao público grande variedade de produtos. ”Conseguimos trazer um pouco de cada item e de cada curso para atender aos perfis diversificados de cada mãe, de cada mulher. Afinal, essa também é uma maneira de mostrar à população tudo que os alunos aprendem em sala de aula”, explica.

Também haverá um espaço gourmet, contendo produtos da padaria artesanal. São diversas opções de doces e salgados. Bolo indiano, empadinha de palmito, torta de frango, rosca de coco e uma enorme opção de pães estão entre as delícias.

Toda renda será revertida para manutenção dos cursos oferecidos, anualmente e de graça, para a população. Hoje, além dos nove centros de capacitação, o Fundo Social conta com o Polo da Construção Civil e o Projeto Tesoura e Companhia. São mais de 20 opções de cursos.

O Centro Cultural que fica na Praça Martinho Guedes, no Centro. A abertura oficial aconteceu nesta quarta, às 10h. De quinta a sexta-feira, o funcionamento segue das 10h às 20h. Já no sábado, véspera do Dia das Mães, o Bazar ficará aberto das 10 às 18h. A entrada é gratuita.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Últimos dias para inscrições no Mapa Cultural Paulista em Tatuí

Prazo termina em 15 de maio - Artistas da cidade podem se participar em sete categorias

Os interessados em participar da edição 2015-2016 do Mapa Cultural Paulista devem se apressar. O prazo para inscrições da fase municipal do concurso se encerra no próximo dia 15 de maio. Diversas modalidades artísticas estão disponíveis, entre elas artes visuais, que compreende diversas expressões das artes plásticas, além de desenho de humor, fotografia e vídeo; canto coral, música instrumental, dança, teatro e literatura nas categorias conto, poema e crônica.

As inscrições são gratuitas é devem ser feitas no Centro Cultural, na Praça Martinho Guedes (praça do pinheirão), antigo Alvorada Clube, das 9h às 17h. No ato da inscrição deve ser preenchida a ficha com todos os dados do artista ou grupo que irá participar. Os trabalhos inscritos na fase municipal passarão por uma comissão julgadora em dias e horários a serem definidos.

De acordo com o diretor do Departamento de Cultura e Desenvolvimento Turístico, Jorge Rizek, a meta é dar visibilidade aos artistas locais para demonstrarem o trabalho que realizam nas etapas regional e estadual. “Essa é uma oportunidade única para os artistas, já que o Mapa Cultural é considerado como o maior e mais importante programa de políticas culturais. É uma vitrine que revela novos talentos”, completou.

O Mapa Cultural é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Abaçaí Cultura e Arte. O objetivo é valorizar e promover o intercâmbio da produção artística no estado. O mapeamento possui quatro fases: municipal e regional em 2015, estadual e circulação em 2016. As propostas artísticas selecionadas de cada linguagem receberão “prêmio estímulo” no valor de R$ 2 mil.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3259-3993. O edital completo do Mapa Cultural Paulista pode ser acessado pela internet, no site www.abacai.org.br.

Tatuí realiza mutirão de vacinação contra a gripe neste sábado

Imunização gratuita segue em todos os postos de saúde até o dia 29 de maio

A Secretaria Municipal de Saúde prepara para sábado, 9, um plantão especial de vacinação contra a gripe. Para tanto, um estande especial será montado em plena Praça da Matriz. A imunização gratuita estará disponível das 9h às 13h. Ao todo, 100 profissionais estarão envolvidos na mobilização, que acontecerá também nas unidades básicas de saúde da zona urbana e rural, das 8h às 16h.

A vacinação é destinada aos idosos com idade acima dos 60 anos, gestantes e crianças, entre os seis meses e dois anos, mulheres que deram à luz a menos de 45 dias, profissionais da área da saúde e doentes crônicos.

Maio é o mês dedicado à campanha contra a gripe que chega à sua 17ª edição em 2015. A vacina segue disponível em todas as unidades básicas de saúde, da zona urbana e rural, até o próximo dia 29. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, para os postos da área urbana, e nos mesmos dias, das 8h às 13h, nas unidades rurais. Para receber as doses será necessária a apresentação da carteira de vacinação e documento de identidade.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Costa, a imunização contra a gripe é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da doença, a exemplo de pneumonias. “As ações contra a influenza vêm conseguindo ao longo dos anos, em todo o país, reduzir drasticamente o número de internações decorrentes de doenças respiratórias”, argumenta.

A Secretária de Saúde, Cecília Oliveira França, espera alcançar a meta de vacinar 80% da população alvo da campanha. “Esperamos vacinar cerca 37 mil pessoas. É importante que a população não deixe para os últimos dias da campanha para se imunizar já que a vacina tem uma janela imunológica de 15 dias e o inverno se aproxima. O tempo seco e frio torna mais propício o contágio”, explica.

A gripe ou influenza é uma doença viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada, ao falar, tossir ou espirrar. Embora considerada banal, a enfermidade está associada a complicações bacterianas que podem ser mortais em alguns casos.

Prefeitura de Tatuí lança edital para a 3ª Festa do Doce

Inscrições devem ser realizadas até 15 de maio – Evento acontece entre 10 e 12 de julho

A Cidade dos Doces Caseiros se prepara para consolidar em 2015 ainda mais um dos seus títulos mais charmosos. A Prefeitura de Tatuí divulgou, na semana passada, o edital para os interessados em participar da terceira edição da já consagrada Festa do Doce, sucesso de público e crítica em 2013 e 2014. A expectativa é tornar o evento ainda mais forte e ampliar a participação de expositores, visitantes e vendas.

O prazo para as inscrições se encerra no próximo dia 15 de maio. Poderão participar somente docerias artesanais, caseiras ou indústrias de doces que sejam instaladas em Tatuí. O número de estandes será limitado e a comissão organizadora do evento ficará responsável por selecionar os expositores que irão participar da festa, de acordo com critério pré-estabelecido.

As inscrições deverão ser feitas no Centro Cultural, na praça Martinho Guedes (praça do Pinheirão), antigo Alvorada Clube. O horário de atendimento é das 9h às 18h. No local, estarão disponíveis formulário e ficha de inscrição contendo todos os detalhes para participação. As fichas estão disponíveis também pelo site oficial do município, assim como o edital completo. O endereço é www.tatui.sp.gov.br, no link atosoficiais/concursos.

Os doceiros também precisarão apresentar três fotos dos doces fabricados, cópia dos documentos pessoais do responsável pela empresa e comprovante de endereço.

A festa será realizada nos dias 10, 11 e 12 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz. A proposta consagrada nos primeiros dois anos será mantida, juntar os dois produtos genuinamente tatuianos: os deliciosos doces caseiros recheados pela diversidade e qualidade musical.

De acordo com o diretor do Departamento de Cultura e Desenvolvimento Turístico, Jorge Rizek, a expectativa é de atrair um público superior ao do ano passado, que chegou a 54 mil pessoas. “A Festa do Doce tem a cara do município e muitos turistas da região já estão se programando para vir saborear a grande diversidade de doces caseiros produzidos no município. E tudo isso ao som de boa música”, completou.

Já o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, que recebeu o Prêmio Sebrae – Prefeito Empreendedor pela idealização e realização da Festa do Doce, como estímulo à formalização e oportunidade de negócio para os pequenos empreendedores, lembrou que o município ganha mais visibilidade como rota turística e também em estímulo econômico. “Em 2014, a Festa contou com a participação de 39 doceiros. Durante os três dias, foram vendidas 127 mil unidades de doces. Pretendemos esse ano dar um novo salto na consolidação desse evento que já faz parte do calendário oficial da nossa cidade”, explicou.

Mais informações sobre a Festa do Doce e sobre o edital de participação podem ser obtidas pelo telefone (15) 3259-4135.

Combate à dengue: Saúde prossegue com bloqueios, fiscalização e palestras

Nesta quarta-feira 6, a equipe de Combate à Dengue da Secretaria da Saúde estará realizando ações de fiscalização e bloqueio de controle de criadouro nos bairros Jardim Atlanta, Doutor Laurindo e São Cristóvão. Os agentes utilizam crachá de identificação. Em caso de dúvida, a população deve entrar em contato com o setor de Combate à Dengue pelo telefone 3305-8855. A Escola de Educação Infantil Eny Vanni de Campos, do jardim San Raphael, irá receber hoje uma palestra da equipe de Combate à Dengue sobre Prevenção e Orientação.

Bazar do Dia das Mães está aberto


arte / Óleo sobre tela de Mingo Jacob


Veja os últimos resultados do Campeonato Varzeano de Tatuí

Mais quatro jogos pela série prata deram continuidade ao Campeonato Varzeano no último domingo. No estádio “Professor Simeão Sobral”, na Vila Jurema, o Meninos do Morro Futebol Clube venceu o Força Jovem pelo placar de 6 a 2, e o Esporte Clube Laurindense ficou no empate com o Fundação Manoel Guedes por 1 a 1. No campo do Jardim Lírio, o Vila Brasil “B” derrotou o São Cristóvão por 3 a 2, e o Inter Paulistano goleou o Tatuiano por 5 a 0. 

A próxima rodada acontece domingo, a partir das 9h, no campo do Jardim Santa Rita.

Sebrae-SP rtem novo gerente na região de Sorocaba

O Escritório Regional do Sebrae-SP em Sorocaba tem novo gerente: Alexander Terra Antunes. Ele assume, permanentemente, a gerência da unidade que atende a 28 municípios da região, abrangendo um universo de 2,1 milhões de habitantes, 108 mil empresas formais.

“A região de Sorocaba tem uma economia próspera, dinâmica e forte, abrangendo segmentos como agronegócio, serviços, metalurgia, varejo e indústria automotiva, com enorme potencial para o crescimento das micro e empresas e para o fomento do surgimento dos novos negócios. O Sebrae-SP tem a missão de orientar e apoiar as ações empreendedoras, trabalhando para a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento das mesmas. Esse trabalho vem sendo realizado pelo Escritório Regional e será intensificado, principalmente com o fortalecimento da Região Metropolitana de Sorocaba”, destacou o novo gerente.

Alexander Terra Antunes é formado em administração de empresas, com certificação em gestão de processos de negócios (CPO) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), MBA em gestão de projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestrado em marketing pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Autor da metodologia de gestão estratégica em marketing (plano de potencial mercadológico – P2M). Também é co-autor do livro ‘Marketing de varejo contemporâneo, Implantação de estratégias – cases brasileiros e negociação empresarial’

Etec Salles Gomes abre seleção para professores substitutos na próxima segunda-feira

Com início programado para a próxima segunda-feira, 11 de maio, a Escola Técnica Estadual "Salles Gomes", de Tatuí, estará com inscrições abertas para o processo seletivo destinado à formação de cadastro e contratação temporária de professores.

As oportunidades estão distribuídas entre os cursos de Base Nacional Comum - Ensino Médio, Informática, Mecânica, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, especificamente nas disciplinas de Matemática, Aplicativos Informatizados, Operação de Software Aplicativo, Programas Aplicados em Saúde e Segurança do Trabalho, e Segurança Ambiental.

Os contratados receberão R$ 17,15 por hora-aula correspondente a referência I de Professor de Ensino Médio e Técnico.

Para se inscrever, os profissionais devem comparecer entre os dias 11 a 15 de maio de 2015, na Etec Salles Gomes, na Praça Adelaide Guedes, centro, Tatuí. O horário de atendimento é das 9h às 11h, das 15h às 17h e das 18h às 20h. A taxa de participação é de R$ 10,00.

Com informações do site PCI Concursos.

Tatuí perde e está fora da Copa TV Tem de futsal masculino

Estão definidos os dois primeiros semifinalistas da Copa TV TEM masculina de Itapetininga. Pilar do Sul e Capão Bonito carimbaram a vaga nesta segunda-feira, em rodada disputada no ginásio da Associação Atlética XI de Agosto. 

Na abertura da rodada em Tatuí, Pilar do Sul goleou Itaberá por 9 a 3 e garantiu um lugar entre as quatro melhores equipes da competição. Na segunda partida, vitória dos atuais campeões sobre os Tatuí. Capão Bonito teve muitas dificuldades, mas acabou vencendo bem, pelo placar de 5 a 2.

Com informações do GloboEsporte

terça-feira, 5 de maio de 2015

Veja os últimos resultados da Copa Craques do Futuro

No último sábado, oito partidas movimentaram a rodada da Copa Craques do Futuro. No estádio “Menotti de Campos”, do Santa Cruz, o time da casa venceu em duas categorias: no sub-11, 2 a 0 sobre Torre de Pedra e no sub-15, goleada de 11 a 0 diante da equipe da Secet de Pereiras. Pelo sub-13, Colégio Santa Maria de Itapetininga e Secet ficaram no empate em 1 a 1. 

No estádio “Professor Simeão Sobral”, na Vila Jurema, o Bom de Bola venceu todos os jogos que disputou. Pelas categorias sub-11 e sub-13, derrotou a Associação Atlética Santa Rita por 2 a 1 e 1 a 0, respectivamente. No sub-15 venceu o União São Bento de Sorocaba por 4 a 0 e fechando a rodada derrotou o Sesi, pelo sub-17, pelo placar de 2 a 1. A próxima rodada acontece sábado, no estádio “Dr. Gualter Nunes”, da Associação Atlética XI de Agosto, e no campo do Jardim Santa Rita, a partir das 8h30, com entrada franca.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Museu tem inscrições abertas para oficina de efeitos especiais

Estão abertas as inscrições para a oficina “Além da Imaginação: A Magia dos Efeitos Especiais” que será realizada pelo Museu Histórico Paulo Setúbal em parceria com o Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som). Ela será ministrada pelo pesquisador e professor de história audiovisual, Cássio Starling. A atividade apresentará os principais truques criados por equipes que inventam mundos inexistentes, criaturas lendárias, monstros e ações que deixam os filmes cheios de emoção. A oficina acontece no dia 20 de maio das 14h às 18h. As vagas são limitadas e podem participar maiores de 14 anos. Inscrições pelo telefone 3251-6586. O Museu Paulo Setúbal fica na Praça Manoel Guedes, 98, no Centro.

Em Itapetininga, bebedouros para cavalos acumulam água parada e suja

Do G1 - Por conta do elevado número de casos de dengue já registrado no município, os moradores de Itapetininga têm reclamado dos bebedouros para cavalos, instalados em alguns pontos da cidade. Segundo a população, os espaços acumulam sujeira e água parada, tornando-se assim possíveis focos para a procriação dos mosquitos. Contudo, de acordo com a prefeitura, os serviços de limpeza são executados a cada cinco dias nestes bebedouros.

A equipe de reportagem da TV TEM flagrou a sujeira e o desuso em um destes pontos, localizado no centro de uma das praças do município. Sem limpeza, o espaço se torna um potencial criadouro do Aedes aegypti.

O mototaxista Cláudio Roberto Martins acredita que os espaços deveriam estar sem água. “Com vários casos de dengue na cidade, o ideal seria esvaziar os bebedouros”, fala.

Morador da Vila Aparecida, onde também se encontra um desses bebedouros, Laércio Domingues de Oliveira conta que o local não é mais utilizado e serve apenas para acumular água. “É perigoso, pode criar mosquitos”, completa.

Cerquilho é eleita cidade do Sudeste com melhor rede de ensino municipal

Pontuação foi baseada no desempenho na Prova Brasil de 2013.

Do G1 - Cerquilho (SP) foi considerado o município com a melhor rede municipal de educação pública da região Sudeste ao ser premiado pelo Instituto Alfa e Beto. A pontuação foi baseada no desempenho na Prova Brasil de 2013, aplicada pelo Ministério da Educação.

Para garantir escala mínima e representatividade, só participam municípios com mais de 20 mil habitantes, com 70% ou mais dos alunos matriculados na rede municipal. Em Cerquilho, 73% dos alunos das séries iniciais e 42% das séries finais tiveram o desempenho adequado. A vencedora nacional foi a cidade de Brejo Santo (CE).

Um dos motivos que deram o resultado positivo são projetos como ensino integral e intercâmbios culturais. O ensino em tempo integral é um projeto piloto implantado nas salas do 5º ano de uma escola. A aluna Ethieli de Souza Lima, de 10 anos, passa o dia e a tarde na unidade e afirma que, inicialmente, a ideia assustou. “Está me ajudando muito, estou aprendendo mais”, revela.

O projeto deve se estender para toda a rede, diz a diretora Luciana Batiston. “A implantação se dará a partir de 2016 nas redes do ensino fundamental 2 para dar continuidade nesse trabalho. Os alunos estão motivados, mais contentes, pois são atividades que despertam a motivação e trazem melhora à sala de aula.”

A Escola Municipal Lázara Augusta Cardia Sabatini é a detentora do maior índice de desenvolvimento da educação básica da cidade. Um projeto de destaque realizado com os alunos foi um intercâmbio de crianças com uma tribo indígena. A diretora da unidade, Rosana Aparecida Citroni Silva, conta que iniciativas como esta estimulam o gosto pela aprendizagem. “Isso deve crescer ao longo dos anos. Pela Prova Brasil em 2009 atingimos 5,9. Em 2011 ficamos em 7,4 e, em 2013, atingimos 8,1.

Turismo faz audiência pública em Tatuí nesta terça


Teatro Procópio Ferreira recebe quatro espetáculos de teatro no próximo final de semana

O teatro Procópio Ferreira, espaço do Conservatório de Tatuí, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, recebe quatro espetáculos gratuitos de teatro nos próximos sábado e domingo, dias 16 e 17. A série de apresentações conta com espetáculo convidado e, também, com uma mostra do curso de direção teatral que traz os resultados do último ano letivo.

A série de apresentações inicia-se no sábado, 16, ás 17, com o espetáculo “Pra Lavrar”, coordenado pela Cia. Ímpares de Teatro. Na produção, peças de roupas tomam o lugar das palavras que são lavadas aos olhos do público. Enquanto os atores/bailarinos ensinam receitas para lavar as palavras e declamam poesias de Viviane Mosé, o espaço se transforma. As palavras são penduradas num varal, depois que são devidamente lavadas. “O espetáculo propõe um grande mergulho no próprio vocabulário e um encontro com a poesia que vive no interior de cada pessoa”, afirmam André Kaires e Vinícius Oliveira, que integram o elenco do espetáculo.

A Cia. Ímpares é formada por André Kaires, formado pelo Conservatório de Tatuí, e Vinicius de Oliveira, aluno do primeiro ano do curso de artes cênicas da instituição. A motivação que deu origem à companhia surgiu da busca por um resultado poético unindo a dança e o teatro.

Ainda no sábado, 16, às 20h30, será apresentado "Devaneios Poéticos em Cenas de Agreste", espetáculo produzido no ano passado, dentro do curso de direção teatral. Dirigido por Rose Tureck, o espetáculo tem texto de Newton Moreno adaptado pela própria diretora. A direção musical é de Lala Nelly e o elenco é formado por dez atores e três músicos: Beatriz Lopes, Claudio Teles, Jeferson Rodrigues, Maria Carolina Taddei, Mira Ribeiro, Nicoli Costa, Rodrigo Vieira, William Rocha, Vinicius Oliveira, Lala Nelly, Wender Campi e Nando Colina, tendo Ju Assis como atriz convidada. A cenografia e iluminação são de Jorge Colina.

A partir de pesquisas sobre os temas “preconceito” e “intolerância”, a diretora deparou-se com “Agreste Malva Rosa”, de Newton Moreno. “O texto, além de nos encantar com sua poesia, apresenta o amor incondicional entre duas pessoas e infelizmente nos revela o quanto o ser humano pode ser terrível em suas ações, principalmente quando está diante de uma situação que foge de seu conhecimento ou de suas convicções”, diz ela. “Depois da adequação do texto e das leituras, optou-se pela encenação não realista, aproveitando a obra que é narrativa, abrindo leques de possibilidades na encenação”, afirma.

Domingo, 17

No domingo, 17, outros dois espetáculos serão apresentados a partir das 19h, ambos resultado do curso de direção teatral.

O primeiro a ser apresentado será "Fragmentos Sobre a Liberdade", adaptação do texto "Liberdade Liberdade", de Millôr Fernandes, com direção de Ana Zilinskas. Com elenco formado por Iuri Proença e Nathalie Abreu, a peça traça um painel de luta pela liberdade percorrendo momentos importantes da história. “Os temas variam do dramático ao cômico, do discurso mais político ao mais explícito lirismo poético, todos concentrados num mesmo tema: a liberdade, pela qual homens e mulheres são capazes de sacrificarem suas vidas”, descreve Ana Zilinskas.

A seguir, será apresentado “Um Recorte de Dois Perdidos Numa Noite Suja", adaptado do texto de Plínio Marcos com direção de Ronaldo Almeida. No espetáculo, Paco e Tonho dividem um quarto em uma hospedaria. “Durante o dia os dois trabalham como carregadores na zona portuária, mas diferenças entre eles os fazem entrar em conflitos, os levando ao limite”, destaca o diretor. No elenco da peça estão Fabiano Amancio e Rodrigo Cotrim.

SERVIÇO
Espetáculo de Teatro "Pra Lavrar"
16.05.2015 . Sábado . 17h
Cia. Ímpares, coordenação
Espetáculo "Devaneios Poéticos em Cenas de Agreste"
16.05.2015 . Sábado . 20h30
Rose Tureck, direção
"Fragmentos Sobre a Liberdade" (Ana Zilinskas, direção); “Um Recorte de Dois Perdidos Numa Noite Suja" (Ronaldo Almeida, direção)
17.05.2015 . Domingo . 19h
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Centro – Tatuí
Entrada franca
Retirada de ingressos: de terça a sexta-feira, das 17h às 19h, ou momentos antes do evento, na bilheteria do teatro.
Informações: 15 3205-8444

Alunos do Conservatório de Tatuí promovem intervenções cênicas no centro da cidade

Alunos do curso de aperfeiçoamento em performance, do setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realizaram intervenções cênicas no centro da cidade. Por quatro dias, o grupo marcou o início de atividades pedagógicas deste ano colocando em prática propostas de ressignificação de espaço e das relações.

O curso de aperfeiçoamento em performance, ministrado pelo professor João Armando Fabbro, é oferecido no setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí, com oito horas de aulas semanais, ao longo de dois semestres. Ele tem como um de seus objetivos a montagem de um espetáculo de caráter performático ao seu término e que possibilita aos alunos contato e ampliação no que se refere ao entendimento do fazer teatral.

“Este ano, começamos os trabalhos buscando estabelecer uma conexão direta entre a prática e a teoria relacionada ao conceito da performance. Nesta busca, nos debruçamos com duas referências básicas no que tange o assunto: “A arte da Performance” de Jorge Glusberg e “Performance como Linguagem” de Renato Cohen. Os autores apresentam, cada um ao seu modo, uma visão ampliada do surgimento da linguagem, seus rastros na história e seu desenvolvimento, tanto no Brasil como no mundo, o que nos forneceu um panorama sólido sobre o assunto”, afirma o professor Fabbro.

A partir do contato com as referências bibliográficas e seus desdobramentos em vídeos, o grupo de alunos realizou quatro intervenções nas ruas e praças próximas ao setor de artes cênicas, no centro da cidade. “As intervenções surgiram na intenção de colocarmos à prova tanto o que vinha sendo lido, como experimentarmos na prática propostas de ressignificação do espaço e das relações”, afirmou o professor.

A cada intervenção novas ações eram propostas e somadas a outras realizadas em intervenções anteriores. As atividades ocorreram entre os dias 27 de março e 24 de abril. “Nas duas primeiras, chegamos à praça próxima ao setor e começamos a realizar as ações que havíamos determinado em sala (correr, parar e deitar). O simples fato de ampliar o tempo de cada uma destas ações provocou nos atores uma expressividade ampliada, o que gerava sempre um estranhamento nos passantes da praça. Quando muitas vezes os atores deitavam no chão, pessoas paravam e perguntavam o que havia acontecido. Sem respostas, os pedestres iam se juntando em volta do ator, que sem mais nem menos levantava e voltava a correr... ‘é teatro’... alguns diziam, na intenção de justificarem para si o estranhamento, na intenção de darem um lugar justo para nossa insanidade”, descrevem os alunos.

Outras ações foram sendo acrescentadas ao roteiro, tais como, declamar poesias, soltar bolinha de sabão, abraçar pessoas e objetos, tirar fotos com cachorros, servir chá com bolo para um desconhecido etc. Segundo os atores, a intenção sempre foi a de provocar, causar a desordem frente o comum, afetar sobre uma realidade já instaurada, e deixar-se afetar pelo que disso era provocado. “Muitas pessoas se mostravam sólidas nas reações, indiferente. Outras amáveis, curiosas... De uma forma ou de outra, o diálogo se estabeleceu, e as intervenções se mostraram como lugar potente para fricção de material para criação. A cada volta para o setor, escrevíamos, poetizávamos sobre o que havia acontecido, cada qual com seu olhar, da sua forma”, afirmam.

Atualmente, o grupo está finalizando o material que foi escrito com vistas a outras relações com textos, filmes, musicas, inquietações pessoais e tudo mais que possa vir a potencializar a criação.

domingo, 3 de maio de 2015

Tatuí abre quartas de final da Copa TV TEM nesta segunda-feira

Tatuí recebe duas partidas que valem vaga na semifinal do torneio masculino.

Por GloboEsporte - A Copa TV TEM Itapetininga masculina já está na reta final. Nesta segunda-feira, o ginásio da Associação Atlética XI de Agosto recebe uma rodada dupla pelas quartas de final da competição masculina. A primeira partida começa às 19h45 e a entrada é franca. 

Como a decisão acontece em jogo único, em caso de empate no tempo normal, o vencedor sairá após a cobranças de pênaltis. A fase de quartas de final segue nesta terça-feira, com dois jogos em Cerquilho. Confira a tabela: 

Tatuí - Ginásio Associação Atlética XI de Agosto
19h45 - Itaberá x Pilar do Sul 
20h15 - Tatuí x Capão Bonito

5 DE MAIO 
Cerquilho - Ginásio Municipal Doutor "Luiz Peev"
20h15 - Avaré x Itapeva 
20h45 - Cerquilho x Arandu

Veja onde descartar pilhas e baterias usadas em Tatuí

ESPAÇO CIDADANIA - Relacionamos abaixo os locais onde você encontra recipiente para descartar bilhas e baterias que não servem mais, a fim de que sejam recicladas. 

CENTRO
Carburauto - Rua São Bento, 863, fone 32594040
Eltron Som - Rua XV de Novembro, 582, fone 3251-6612
Farmácia Avalone - Praça da Matriz, 70, fone 3251-4412
Caetano Materiais para Construção - Rua Juvenal de Campos, 593, fone 3322-2000
Photo Lab - Rua 11 de Agosto, 402, fone 33055063
Unimed – Pronto Atendimento - Rua Cônego Demétrio, 840, fone 32052804
Papelaria Invicta - Rua São Bento, 776, fone 32514030
Escola Eugênio Santos - Praça Adelaide Guedes, fone 32513550
Prefeitura Municipal de Tatuí - Avenida das Mangueiras, 140, fone 3259-8400
Mercado Municipal - Centro, 3251-4305
PAT/Procon - Rua Coronel Aureliano de Camargo, 943, 3251-2727
Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, Praça da Bandeira, 65, fone 3251-5848
CEMEM - Rua São Bento, Centro, fone 3251-8511
Escola Técnica Salles Gomes, Praça Adelaide Guedes, fones 3251-4242 / 3205-2202

ZONA LESTE
Escola Terezinha Vieira C. Barros - Rua José Bastos, 126, Jardim Manoel de Abreu, fone 33057785
Posto de Saúde Dr. Almiro dos Reis, Rua Chiquinha Rodrigues, 895, Dr. Laurindo, fone 3251-4639
Corpo de Bombeiros, Avenida Domingos Bassi, 855, Cecap, fone 3205-7505
Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura, Avenida Domingos Bassi, 1.000, Cecap, fone 3305-8611
Colégio Anglo - Avenida Firmo Vieira de Camargo, 835, fone: (15) 3251-1013

ZONA OESTE
Farmácia Avalone - Rua XV de Novembro, 996, bairro Santa Cruz, fone 3305-4880
Caetano Materiais para Construção - Travessa Romeu Picchi, 520, bairro Santa Cruz, fone 33225000
Faculdade Santa Bárbara (Faesb), Rua Onze de Agosto, 2.900, bairro Valinho.
Coop - Cooperativa de Consumo, Rua 11 de Agosto, bairro Valinho.

ZONA NORTE
Escola Eunice Pereira de Camargo - Rua João Castanho, 35, Jardins de Tatuí, fone 32051745
Fatec – Faculdade de Tecnologia, Rod. Mário Batista Mori, 971, Jardim Aeroporto, fone 32057780
Posto de Saúde Dr. Alceu M. Filho, Praça Deocacir de Oliveira e Silva,114, vila São Cristóvão, fone 3251-4692

ZONA SUL
Escola Alan Alves de Araujo - Estrada Municipal Geraldo Drago, 50, jardim Santa Rita, fone 32595344

ZONA RURAL
Guarda Municipal de Americana, Rua Joaquim Lourenço, 50, Bairro Americana, 33055879

Gonzaga assume no Conselho de Administração da CESP

O ex-prefeito de Tatuí Luiz Gonzaga Vieira de Camargo foi indicado pelo governador Geraldo Alckimin, na segunda-feira, 27, para o conselho de administração da Cesp (Companhia Energética de São Paulo) e teve nome aprovado na assembleia geral dos acionistas.

Foram ainda indicados e eleitos para o conselho de administração da Cesp o economista Andrea Calabi e os engenheiros Mauro Arce, Ricardo Borsari, João Carlos de Souza Meirelles e Renato Augusto Zagallo Vilella dos Santos.

Advogado e contabilista, o ex-prefeito também foi deputado estadual entre os anos de 1998 e 2004.

sábado, 2 de maio de 2015

Vereadores homenageiam cidadãos no dia 15

A Câmara Municipal fará entrega de nove títulos no próximo dia 15, a partir das 20 horas. Receberão o título de Cidadão Tatuiano: Adriano Luiz de Oliveira, Antonio Salim Curiati (deputado estadual / PP); Eduardo Domingues, Eleodoro Alves de Camargo Filho (presidente da 26ª Subseção da OAB), Fausto Luís de Augustini, Leonardo Leopoldo Strufaldi, Moisés José de Oliveira e Sidnei Sales Perez. A honraria homenageia pessoas não nascidas em Tatuí, mas que prestaram “relevantes serviços ao município ou proporcionaram benefícios de ordem pública à comunidade”. Receberá o título de cidadão emérito o ex-vereador Eugênio dos Santos Neto. Este título reconhece “pessoas naturais de Tatuí, que se destacaram nas atividades relacionadas às artes, ciências, cultura, comércio, indústria, esporte, agricultura e outros ramos de atuação”.

Tatuiano foca no 'projeto astronauta' e é aprovado em engenharia na Rússia

(Foto: Carlos Alberto Soares/ TV TEM)


'Quando vi que era possível, não tive dúvidas', diz morador de Tatuí (SP).

Mãe fez bazar, rifa e catou até latinhas para arrecadar dinheiro para curso.

Do G1 - O jovem Eduardo Sperandio Júnior, de 18 anos, foi aprovado e vai estudar engenharia aeroespacial na Rússia para realizar o sonho de ser astronauta. Morador de Tatuí (SP), ele passou em todas as fases do processo seletivo e embarca neste sábado (2) para o país após conseguir uma bolsa parcial de estudos. "Quando vi que era possível, não tive dúvidas, foquei e consegui", diz o rapaz que é filho de uma professora e de um funcionário público. O aluno, inclusive, já fala russo.

A mãe do estudante, Juceline Sperandio, conta que fez de tudo para obter o dinheiro para pagar despesas como passagem de avião, documentação traduzida e 15 meses de um curso preparatório que ele fará após chegar ao país. "Até latinha eu catei para vender, além de fazer rifas de pizza e bazar. Não tenho vergonha de falar", afirmou. Ela contou ainda com ajuda dos amigos do filho. "Eles fizeram vaquinha para juntar dinheiro. É a força de vontade dele que me faz não desistir", afirmou Juceline.

Agora, a família deve continuar o mesmo ritmo de trabalho para mandar 300 dólares por mês para o rapaz, que vai morar em um alojamento estudantil. A proposta é visitar o único filho em breve. "Se a gente puder vamos vê-lo e, se der, ira para a Rússia no dia da formatura. A saudade a gente mata pelo computador e pelo telefone."

Inspiração
No passado, o Sperandio teve a oportunidade de conhecer e passar horas conversando com o astronauta Marcos Pontes, natural de Bauru (SP), e o primeiro astronauta da história do país. O tenente coronel da Força Aérea Brasileira, hoje da reserva, participou da missão centenária em referência aos 100 anos do voo de Santos Dumont. "É uma inspiração, com certeza, saber que já tem a história de alguém que passou pelas mesmas coisas e que alcançou o que eu procuro alcançar", afirma Eduardo.

O intercâmbio estudantil entre Brasil e Rússia vem aumentado nos últimos anos. Entre os principais motivos que levam os jovens a se mudarem para o outro lado do mundo estão qualidade do ensino russo e a relação custo benefício. Em média, cada aluno desembolsa entre R$ 7 mil e R$ 12 mil por ano, com despesas entre o curso e moradia, valor inferior ao das universidades particulares do Brasil. Além disso, a Rússia mantém um programa de incentivo para estudantes estrangeiros.

Ao chegar à Rússia com outros brasileiros, Sperandio explica que vai ficar em um alojamento e fazer o preparatório, que será de adaptação com o novo idioma, para só depois fazer os cinco anos e meio do curso na faculdade em Moscou, capital do país. Em todas as etapas, o pai dele, Eduardo Sperandio, estará junto do jovem. "Ele está focado e a gente tem mais é que apoiar mesmo. Ele sabe que estamos aqui, que o porto seguro dele continua firme", finaliza.

'O porto seguro dele continua firme aqui', diz pai do estudante de Tatuí (Foto: Fábio Campos/ TV TEM)

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Área considerada urbana desde 1979 não tem asfalto e iluminação em Tatuí

Do G1- O Bairro dos Fragas, em Tatuí, é uma área considerada urbana desde 1979 pela prefeitura, mas que até hoje não tem asfalto, iluminação pública, rede de esgoto e nem água encanada da rua. Os moradores relatam diversos transtornos devido à falta de estrutura. O comerciante Fernando Ribeiro disse que o bar só fica limpo se passar pano a toda hora por causa do excesso de poeira. "Não posso vender produto solto porque suja tudo”, disse.

A prefeitura informou que fará um estudo para indicar prioridades. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) disse que está à disposição para discutir a instalação da rede de água e esgoto. Já a Companhia de Energia Elétrica não respondeu até o momento desta publicação.

O aposentado Antônio Carlos Mazano afirma que paga R$ 860 de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), mas que não tem água encanada da rua até sua casa. “Compro água todo dia e fiz um poço”, disse.

Além da falta do asfalto, as ruas estão em péssimo estado de conservação: em uma delas há uma valeta que, segundo moradores, foi aberta há dois meses depois de uma forte chuva. O mecânico Sérgio Gonçalves conta que a cada chuva os buracos aumentam.

“Fica perigoso de cair com o veículo à noite porque nós não temos iluminação. O maior problema é o transporte escolar porque quando chove eles não vêm até aqui pegar as crianças e elas têm que se deslocar para pegar o veículo”, disse.

O aposentado Dimas Trevisani disse que até abaixo-assinado já foi feito. "Temos alguns pedidos protocolados, mas a prefeitura vem e fala que vai fazer algo, mas até agora nada”, afirmou.

A iluminação pública, também é precária. Alguns moradores colocam postes nos quintais para receber a fiação, que não foi feita. “Eu me sinto roubado. Se tivessem os benefícios eu não me importaria de pagar os impostos”, diz o aposentado Gerson do Espírito Santo.

Outro problema é com o transporte público. O pensionista Mauro Silva Rocha, por exemplo, caminha com dificuldade até o ponto de ônibus mais próximo, que fica a três quilômetros de distância. “Se precisar de uma emergência fica complicado porque não temos rua”, disse.
(Foto: Reprodução/TV TEM)

cartas / Sites da Prefeitura e da Câmara

Qual o motivo da edição eletrônica do Diário Oficial não estar sendo postado no site da prefeitura? A ultima inserção foi de 09/04/2015. Porque o site da câmara não é atualizado após as reuniões da semana ? ultima atualização 07/04/2015. Grato.

CAMPOS

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Sabesp abre 25 vagas para estágios na região

Remuneração varia de R$ 812,03 a R$ 1.068,44.
Provas serão em 28 junho; inscrições vão até 22 de maio.

G1 - O concurso público para estagiar na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) está com inscrições abertas até 22 de maio. Em dez cidades da região são 25 vagas. Em Tatuí, há duas vagas para estudantes de curso superior, uma em Informática e uma em Engenharia Civil. A aplicação das provas está prevista para 28 de junho de 2015. 

A remuneração varia de R$ 812,03 a R$ 1.068,44, com carga horária de seis horas diárias e duração máxima do estágio de dois anos. O concurso será aberto para estudantes do Ensino Médio regular, do Ensino Médio Técnico e do Ensino Superior. A prova terá duração máxima de 3h30, com 60 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico, Noções de Informática e Atualidades.

As inscrições são feitas pela internet. A taxa a ser paga é de R$ 60 para estudantes do nível médio e técnico e de R$ 82 para nível superior. Para outras informações basta acessar o edital.

Em Itapetininga, há quatro vagas para ensino médio e uma para curso superior em Engenharia Ambiental. Itapeva tem duas vagas para ensino médio. Sarapuí tem uma vaga para ensino médio.

Tentativa de sequestro em Cerquilho termina com perseguição e tiroteio

Criminosos tentavam sequestrar pai de gerente bancária, afirma polícia.
Um guarda municipal foi baleado no braço; suspeitos com fuzis fugiram.

CERQUILHO / G1 - A tentativa de sequestro do pai de uma gerente bancária terminou com perseguição e tiroteio na noite desta quarta-feira (29), em Cerquilho (SP). Um guarda municipal foi atingido de raspão no braço por um tiro de fuzil e está na Santa Casa, afirma a Polícia Militar.

Ainda segundo a PM, o grupo de assaltantes chegou dividido em três carros para sequestrar o homem. O objetivo deles seria obrigar a filha da vítima a ter acesso ao cofre da agência, informou a polícia. Não há informações sobre a quantia de tempo em que o homem ficou sob ameaça do grupo. Ele não ficou ferido.

Vizinhos suspeitaram da presença dos carros na rua e chamaram a polícia – a PM não informou se o homem estava na casa dele ou da filha. A base avisou equipes da polícia e da Guarda Municipal que foram até o local. Uma equipe da GM que estava perto foi averiguar a situação, quando o agente foi baleado.

Ao avistarem a viatura, os criminosos começaram a fugir sentido a Estrada Vicinal que liga Cerquilho a Boituva (SP). A GM acionou o apoio da PM, e durante a perseguição, criminosos e policiais trocaram tiros com os carros em movimento.

Durante a perseguição um dos carros dos suspeitos capotou, porém os ocupantes conseguiram sair e fugiram por um matagal. Ainda conforme a polícia, o mesmo grupo roubou um carro em Boituva e seguiu fuga para Sorocaba (SP), onde o veículo foi abandonado. Nenhum deles foi preso até às 22h.

Orquestra Juvenil do Conservatório de Tatuí apresenta-se dia 7, com entrada franca

A Orquestra de Cordas Juvenil do Conservatório de Tatuí, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, faz seu primeiro concerto do ano na próxima quinta-feira, dia 7, às 20h30, no teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415). Formada por 30 alunos da área de cordas sinfônicas – dos cursos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo – a orquestra apresentará os resultados de seus primeiros meses de estudos. A entrada é franca.

A Orquestra de Cordas Juvenil do Conservatório de Tatuí tem regência de Dario Sotelo. O regente assistente é Giovani Briguente. Para a primeira apresentação do ano o grupo selecionou obras de Edward Huws Jones (“Day of the Dolphin”, em cinco movimentos), de Hajdu Mihály (“Eight Etudes for Junior String Orchestra”), A. Corelli (“Concerto Grosso em D”, em quatro movimentos, com solos de Martha Azevedo, Rafael Gonçalves Sanche e Samuel Lazala), E. Mahle (“Concertino para Violino”, em três movimentos, com solos de Samuel Oliveira Takehara) e Gustav Holst (“Brook Green Suite”, em três movimentos).

O grupo é formado por alunos da área de cordas sinfônicas que estudam do 7º ao 10º semestre de seus respectivos cursos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Sendo um grupo pedagógico, sua finalidade é preparar o aluno para ser um profissional completo, desenvolvendo habilidades técnicas individuais em seus instrumentos, habilidades de conjunto e habilidades artísticas.

O grupo tem como coordenador Dario Sotelo que, com ampla experiência como músico, professor, maestro e coordenador da área de cordas, desenvolve processos interativos e prazerosos de aprendizagem em seus ensaios, combinando formação primorosa desses futuros profissionais a um ambiente prazeroso e de grande satisfação.

O repertório é amplamente diversificado, indo das obras barrocas indispensáveis para o desenvolvimento das cordas e chegando a obras contemporâneas de escrita não tão praticadas. O repertório também é composto de obras de compositores brasileiros renomados.

A orquestra conta com um sistema de funcionamento dinâmico. Além do regente, tem a constante presença de um estagiário em regência, que dá apoio ao regente e aos alunos na organização do grupo além de fazer eventuais ensaios. A Orquestra Juvenil faz, em todo início de semestre, um teste de estante, tal qual os grupos profissionais, para definir quem será chefe de naipe e a ordem das estantes. Além disso, promove audições internas para a escolha de solistas, dando ao aluno a oportunidade de fazer solo frente à orquestra.

Nesta primeira apresentação, ela será integrada por Samuel Oliveira Takehara, Samuel Gomes Ferraz, Marta Azevedo, Gustavo Barbosa, Otávio Dornelas, Abraham Joel Pérez Narreu, Sergio David Cuba Corrales, Rafael Gonçalves Sanche, Lucas Soares, Maria Laura Gomes, Heitor Salesse, Sophia Paiva, Osmar de Almeida Júnior, Michael Machado, Gabriel Santos de Paula, Lucas Gabriel Dória Santos e Isis Isadora Moraes Soares (violinos); André da Silva Andrade, Carlos Augusto Oliveira, Ana Laura Ferreira, Kaique Soares Vieira, Sadraque Kraievski, Leonardo dos Santos Camargo e Brenda Dias Borges (violas); Samuel Dias Lazala, Rebeca Montanha Pinto, Ariane Tiago, Victor Ambrosino Martins e Giovanna Coelho de Camargo (violoncelos); Victor Prado dos Santos (contrabaixo).

SERVIÇO
Orquestra de Cordas Juvenil do Conservatório de Tatuí
Data: 07 de Maio de 2015 – Quinta-feira
Horário: 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Centro – Tatuí
Entrada franca
Retirada de ingressos: de terça a sexta-feira, das 17h às 19h, ou momentos antes do evento, na bilheteria do teatro.
Informações: 15 3205-8444

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí faz homenagem ao 'Dia das Mães'

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, fará concerto especial dedicado ao Dia das Mães. A apresentação acontece no sábado, 9, às 20h30, no teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415).

Sob regência de Dario Sotelo, o concerto contará com participação especial do saxofonista Rafael Migliani, que fará solos ao saxofone.

O concerto contará duas obras do compositor Edson Beltrami: “Fanfarra” e “Divertimento para Sax Soprano e Banda”. A segunda composição terá sua primeira audição mundial e é especialmente dedicada ao saxofonista Rafael Migliani. Integram o concerto outras três composições: “Serenata nº 10, KV361”, de Wolfgang Amadeus Mozart, em três movimentos; o poema sinfônico “A Lenda do Lago do Cabeça-Chata”, de Carl Wittrock; e “Jericó”, composição de Bert Appermont baseada na história bíblica de Josué.

“Este concerto será especialmente dedicado às mães, com um repertório variado e muito significativo”, destacou o maestro Sotelo.

O solista Rafael Migliani é formado no curso de saxofone clássico do Conservatório de Tatuí, licenciado na área da educação e pós-graduado em Metodologia do Ensino da Música. Desde 2003 é integrante da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, com a qual participou da gravação de cinco CDs e um DVD. Tem atuado como solista frente a grupos como Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Banda Sinfônica Municipal de Nova Odessa, Banda Sinfônica da Força Aérea Brasileira, Orquestra de Sopros de Lençóis Paulista e Orquestra do Programa Prelúdio (TV Cultura). Em 2011 foi convidado a participar do X Encuentro Universitário Internacional de Saxofón, realizado no México, atuando como professor, jurado e apresentando um recital composto exclusivamente por obras de compositores brasileiros. Em 2012, integrando o Quarteto de Saxofones SaxBrasil, participou do 1º Encuentro Internacional de Cuartetos de Saxofones de Montevideo – Uruguay; do 1º Festival de Saxofone Clássico em São Paulo; do 5º Encontro Internacional de Saxofonistas no Conservatório de Tatuí; e do 1º Encuentro Internacional de Saxofonistas em La Pampa (Argentina).

Em 2013 participou como solista convidado do 1º Congresso da Aliança Latino-americano de Saxofonistas, realizado na Costa Rica.

Atualmente é professor do curso de saxofone do Conservatório de Tatuí, chefe do naipe de saxofones da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e integrante do Quarteto de Saxofones SaxBrasil.

SERVIÇO
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Data: 09 de Maio de 2015 – Sábado
Horário: 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Centro – Tatuí
Ingressos: R$ 12 ou R$ 6 (meia entrada)
Retirada de ingressos: de terça a sexta-feira, das 17h às 19h, ou momentos antes do evento, na bilheteria do teatro.
Informações: 15 3205-8444

falecimentos

28/04/2015- MARIA VICTORIA MACHADO LIMA 0 ANOS
27/04/2015- ALCIDES DE ALMEIDA CARRIEL AOS 82 ANOS
27/04/2015- MOISES CORREIA DA SILVA AOS 60 ANOS
26/04/2015- ANTONIO MENCK AOS 91 ANOS
25/04/2015- ANTONIO SOARES AOS 80 ANOS
25/04/2015- SERGIO IAZZETTI MARTINS AOS 19 ANOS
25/04/2015- MARIA ELISA APARECIDA DE CAMPOS AOS 52 ANOS
24/04/2015- CARLOS GARCIA MARQUES AOS 75 ANOS
24/04/2015- ROBERTO CELESTINO DOS SANTOS AOS 53 ANOS
23/04/2015- JOSEFA MARLENE DE ALMEIDA BARROS AOS 75 ANOS
22/04/2015- THIMOTHEO CARRIEL AOS 79 ANOS
22/04/2015- CORNELIO PIRES PAULINO AOS 81 ANOS
22/04/2015- CELIA DA SILVA MIRANDA AOS 60 ANOS
21/04/2015- JOAO VICENTE DA SILVA FILHO AOS 71 ANOS
21/04/2015- FRANCISCA SOARES CANDIDO AOS 94 ANOS
21/04/2015- ANTONIO SERGIO RODRIGUES DE JESUS AOS 65 ANOS
18/04/2015- MARIO DE CAMPOS AOS 70 ANOS
17/04/2015- ALLI SALOMAO AOS 78 ANOS
17/04/2015- MARIA VITORIA BRITO COSTA 0 ANOS
16/04/2015- MARIA DIONÍSIA SILVA 0 ANOS
16/04/2015- PEDRO SERGIO DIAS ROSA AOS 65 ANOS
16/04/2015- TOSHIO SEI AOS 74 ANOS
15/04/2015- VALDIR SEBASTIÃO ANTUNES AOS 75 ANOS
14/04/2015- LEANDRA APARECIDA ANTUNES AOS 37 ANOS

Famílias assinam contrato do Residencial Vida Nova Tatuí

Contratos das primeiras 232 casas foram assinados na terça, 28, e quarta, 29, no escritório do Grupo Pacaembu; obras do novo bairro da cidade já foram iniciadas


Deise Juliana de Oliveira Voigt 


O casal Jozicleia e Geneilson Alves deu na tarde de terça-feira, 28, o primeiro passo para a realização do sonho da casa própria. Eles e os futuros moradores das primeiras 232 casas do Residencial Vida Nova Tatuí assinaram o contrato da compra das moradias, no escritório do Grupo Pacaembu. A construção do primeiro módulo das 1.295 unidades já foi iniciada.


Para Jozicleia e Geneilson, que moram há seis anos em Tatuí, a assinatura foi um marco especial. “Ficaremos livre do aluguel e iremos morar numa região que gostamos e conhecemos”, disseram.

Todos os futuros moradores tiveram suas documentações aprovadas pela Caixa Econômica Federal. O residencial, que marca a inauguração de um novo bairro na cidade, foi contemplado pelo programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. As obras são de responsabilidade do Grupo Pacaembu, empresa que atua há mais de 40 anos no ramo da construção civil.

A competência da empresa deixa tranquilo outro casal que assinou o contrato, Cristiano Almeida e Maria Aparecida Farias. “Resolvemos comprar uma casa para dizer que é nossa, que conquistamos com nosso trabalho. Esta será nossa primeira casa. Ela representa nosso futuro”, destacaram.

Com investimentos que somam R$ 128 milhões, o residencial será construído em área total de mais de 565 mil m², próxima ao Jardim Santa Rita de Cássia. A região atraiu o comprador Caique Fernando Moraes Espinosa que, aos 19 anos, assinou o contrato de sua primeira casa. “Quero me casar, ter minha vida, meus próprios bens... Ainda mais naquela região. Para mim, é a melhor da cidade! Estou muito feliz”, afirmou ele.

O projeto do Residencial Vida Nova Tatuí contempla terrenos com média de 176m² e casas com área útil de 39,10m² - e área total construída de 45,47m². Cada casa terá dois quartos, sala, cozinha com azulejo, banheiro, laje, pisos cerâmicos em todos os cômodos e área de serviço coberta.

As obras do novo bairro já foram iniciadas e contarão com casas ao custo de partir de R$ 98.900 mil, com possibilidade de financiamento em até 360 meses e utilização de recursos do FGTS.

O empreendimento terá infraestrutura completa: rede de abastecimento de água potável, rede coletora de esgoto sanitário, galeria de águas pluviais, pavimentação asfáltica, guias, sarjetas, paisagismo, passeio público, rede de energia elétrica / iluminação pública e acessibilidade atendendo a Norma ABNT 9050.

Para segurança dos moradores, o residencial será entregue totalmente legalizado, com os imóveis registrados e certificado de garantia, além da construção averbada.

Com o sistema de vendas e assinatura de contrato em perfeito funcionamento, Vinicius da Silva Lopes, sente-se ainda mais seguro para a compra da primeira casa. “E além de tudo, o preço é compatível ao meu bolso”, celebra. A assinatura do contrato foi acompanhada, de perto, pela mãe dele, Simone: “estou orgulhosíssima de meu filho, pois ele está pensando no futuro e adquirindo um lar de qualidade”.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

PAT oferece 38 vagas de emprego em Tatuí

Veja as oportunidades de emprego:

Produção (vinte e cinco vagas)
Bibliotecário (uma vaga)
Caldeireiro (uma vaga)
Caseiro (uma vaga)
Costureira (uma vaga)
Cozinheira (uma vaga)
Desenhista técnico em eletricidade (uma vaga)
Desenhista técnico em hidráulica (uma vaga)
Mecânico de molas (uma vaga)
Eletricista de automóveis (uma vaga)
Mestre de obras (uma vaga)
Soldador (duas vagas)
Instalador técnico (uma vaga)

A unidade está na Rua Professor Adauto Pereira, 352, Vila Minghine

Guarda Municipal faz curso de pilotagem avançada

A Guarda Civil Municipal de Tatuí realizou no último sábado um curso de Pilotagem Avançada com motos para os guardas e agentes de trânsito do município. Também participaram da capacitação guardas das cidades de Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Iperó e Tietê. O curso teve 9 horas de duração, dividido entre aula teórica sobre direção defensiva e pilotagem avançada e aula prática em pista de aplicação e percurso em trilhas. O curso foi ministrado pelo instrutor de pilotagem Emerson Frutuoso de Campos.

Saiba o que é o projeto Prefeitura em Ação

Você conhece o projeto Prefeitura em Ação? Ainda não? Veja como foi a estreia na Fundação Manoel Guedes. Saiba de mais novidades em um minutinho!

Posted by Prefeitura de Tatuí on Quarta, 29 de abril de 2015

Monitores de creches recebem novas capacitações

A Secretaria de Educação, Cultura e Turismo realizou nesta semana a capacitação com 260 monitores de creches municipais. No encontro os educadores participaram de seis oficinas, entre elas: brincadeiras na educação infantil, práticas de leitura e "contação" de histórias, musicalização e prática de artes. A ação faz parte do Programa de Formação dos Educadores das Creches Municipais de Tatuí, que acontece a cada seis meses.

Campeonato varzeano tem jogos na sexta e no domingo

No próximo final de semana, o Campeonato Varzeano terá rodada em dois dias. Na sexta-feira, feriado, a partir das 15h, no estádio “Dr. Gualter Nunes”, da Associação Atlética XI de Agosto, pela série ouro da competição, a equipe da casa enfrenta o São João. No domingo, mais quatro jogos válidos pela série prata do torneio encerram a rodada. Às 9h, no estádio “Professor Simeão Sobral”, na Vila Jurema, o Força Jovem joga diante do Meninos do Morro Futebol Clube. Na sequência, o Esporte Clube Laurindense enfrenta a equipe da Fundação Manoel Guedes. A partir das 14h, no campo do Jardim Lírio, jogam São Cristóvão Futebol Clube e Vila Brasil “B” e, em seguida, se enfrentam Tatuiano e Inter Paulistano. Todos os jogos terão entrada gratuita.

Soldador, mestre de obras e mecânico de autos têm vagas abertas

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Tatuí oferece diversas vagas de emprego. Entre elas: duas vagas para soldador, uma para mestre de obras e uma para mecânico de autos. Os interessados devem se dirigir ao PAT que fica na Rua Adauto Pereira, 352 - Centro. Os documentos necessários são a carteirinha do PAT ou documentos como RG, CPF e Carteira de Trabalho. Mais informações podem ser obtidas pelo número 3251-4766.

'Abujamra foi um grande mestre', diz a atriz Vera Holtz

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Colegas lamentaram a morte de Antônio Abujamra ao longo desta terça-feira (28). O ator e diretor, conhecido do público pelo papel de Ravengar na novela "Que Rei Sou Eu?" (1989) e por "Provocações", da TV Cultura, dedicou a carreira ao teatro e dirigiu peças como "Um Certo Hamlet", com a qual venceu o Prêmio Molière de melhor direção. A atriz tatuiana Vera Holtz elogiou a autoridade de Abujamra como diretor, e diz que trabalhar com ele foi "fundamental" à sua formação. "Ele multiplicava os nossos pontos de vista não só sobre trabalho, mas também sobre o mundo", afirmou ela à reportagem. Abaixo, a repercussão. Vera Holtz, atriz "Abujamra para a minha formação foi fundamental. Ele obrigava a gente a não ficar voltado só para o nosso mundo. Ele multiplicava os nossos pontos de vista não só sobre o trabalho, mas também sobre o mundo. Dizia: 'saia disso', desse mundo autocentrado. Mas era muito amoroso, sem perder a autoridade. Era um grande regente, um grande diretor. Para mim, ele foi realmente um grande mestre. Nós fizemos juntos 'Fedra', depois uma versão feminina de 'Um Certo Hamlet'. Eu estreei com Abujamra em novelas com 'Que Rei Sou Eu?'. Essa relação foi expandida em [o grupo teatral] Os Fodidos Privilegiados. Ele é especial, o Abu segue com a gente."