segunda-feira, 20 de abril de 2015

Você sabe como cuidar do seu fígado?


Imagem: Sebastian Kaulitzki
Diário da Saúde - O fígado é o órgão central das transformações metabólicas, participando da maioria das funções do corpo, entre elas o armazenamento e liberação de glicose, metabolismo dos lipídeos, metabolismo das proteínas, conversão de amônia em ureia, armazenamento de ferro e vitaminas, processamento de drogas e hormônios etc.

Além de todas essas funções, o fígado também participa da regulação do volume sanguíneo, possui importante ação antitóxica contra substâncias nocivas ao organismo como o álcool, a cafeína, gorduras e outras.

Infelizmente, as coisas podem dar errado, com a instalação de doenças hepáticas de graus variados, podendo ser leves - chamada esteatose hepática - até a forma crônica irreversível - chamada cirrose hepática.

Esteatose hepática

As principais doenças que acometem o fígado são as hepatites, doenças causadas pelo alcoolismo como a cirrose, doenças hepáticas tóxicas, insuficiência hepática, fibroses, entre outras.

A esteatose hepática é o acúmulo de gordura nas células do órgão e pode ser causada por abuso de álcool, hepatites virais, diabetes, obesidade, colesterol ou triglicérides elevados e uso prolongado de certos medicamentos.

A esteatose hepática não alcoólica, que vem aumentando em todo o mundo, ocorre com o depósito de gordura no fígado e está relacionada ao aumento da frequência de obesidade e diabetes mellitus, que são duas causas que, isoladamente ou em conjunto, respondem por grande número de casos da doença.

Atualmente, mais de 70% dos pacientes com esteatose são obesos. O sobrepeso e obesidade podem colocar uma pressão enorme sobre o fígado, por isso uma dieta saudável e exercício físico regular são importantes para manter o peso corporal saudável, o mais próximo do peso ideal.

Alimentação boa para o fígado

O fígado atua como um processador de nutrientes, danos no órgão podem comprometer a sua estrutura levando a um quadro clínico de doença hepática.

Medidas para tratamento das doenças hepáticas incluem controle da ingestão do álcool, e controle da ingestão de gorduras e açúcares.

Uma alimentação saudável é um dos principais determinantes do estado nutricional adequado que pode prevenir as doenças hepáticas. Uma alimentação rica em alimentos gordurosos e açucarados, como os alimentos ultraprocessados, podem contribuir para a instalação ou agravamento das doenças relacionadas ao fígado.

Os alimentos benéficos para o tratamento são: chá verde ou preto, alecrim, alho, frutas cítricas e vermelhas, peixes, cereais integrais como aveia e linhaça, castanhas e leguminosas como feijão, lentilha e grão-de-bico. Alguns vegetais também contribuem no tratamento, por exemplo, o agrião, brócolis, couve-chinesa, couve-flor, mostarda, nabo, rabanete e repolho.

Tóxicos para o fígado

Os medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides do tipo da nimesulida, naproxeno e diclofenaco estão associados com o risco de hepatotoxicidade.

Na maioria das vezes, a hepatotoxicidade se manifesta por alterações das enzimas hepáticas, fato observado em 1 a 3% dos pacientes que usam essas medicações. Em alguns casos, existe a hepatotoxicidade mais grave com quadro de icterícia ou gatilho de autoimunidade (hepatite autoimune-símile).

Tome sempre cuidado ao usar aerossóis, inseticidas e outros produtos químicos tóxicos. Certifique-se sempre que a área é bem ventilada. Muitos produtos de limpeza contêm toxinas que podem prejudicar o fígado.

Evite o contato com o sangue de outras pessoas e outros fluidos corporais, para evitar a transmissão de hepatite C, cuja transmissão é causada por um vírus transmitido principalmente pelo sangue contaminado. As orientações nesse caso são no intuito de se evitar a possibilidade de contato com sangue contaminado. Para isso, a orientação é não se compartilhar instrumentos perfuro-cortantes tais como aparelhos de barbear, alicates de unha, seringas etc.

E evite o álcool. A ingestão crônica de cerca de 20g de álcool/dia em mulheres e 40 g de álcool/dia em homens pode levar a hepatite alcoólica e suas complicações podendo culminar com cirrose hepática.

Com informações do Ministério da Saúde

Homem fica ferido após bater carro em poste na SP-141, em Tatuí

Do G1- Um rapaz ficou ferido depois de colidir o carro em um poste na Rodovia Maria Batista Mori (SP-141), na madrugada desta segunda-feira (20), em Tatuí, segundo o Corpo de Bombeiros.

Apesar do acidente, a vítima caminhou alguns metros e pediu ajuda em uma torre de vigilância localizada na pista. Outra pessoa que passava pelo trecho acionou a corporação e o homem foi socorrido com ferimentos leves e encaminhado ao Hospital de Tatuí. A vítima passa bem.

Carros batem de frente e motoristas têm ferimentos graves em Tatuí

Do G1- Dois homens ficaram gravemente feridos após baterem de frente os carros que dirigiam na tarde desta segunda-feira (20) em Tatuí. O acidente foi no quilômetro 29 da Rodovia Gladys Bernardes Minhoto (SP-129).

De acordo com a Polícia Rodoviária, uma das vítimas ficou presa às ferragens. Ambos motoristas foram conduzidos ao pronto-socorro do município. As causa do acidente ainda estão sendo investigadas.

Veja quem já foi presidente da Câmara de Tatuí

Os presidentes da Câmara Municipal de Tatuí de 1948 aos dias atuais:

1948 - Fernando Guedes de Moraes
1949/1951 - Alberto dos Santos
1952/1955 - Aniz Boneder
1957 - Gualter Nunes
1956 e 1958 - Antonio Jarbas Veiga de Barros
1959 - José Celso de Mello
1964/1965 - Frank Marques
1966 - João Casemiro
1967 - Miguel Iazetti
1960/1963 e 1968 - Olívio Junqueira
1970/1971 - José Machado
1972 - Acassil José de Oliveira Camargo
1973/1974 - Ernani Cavalcanti e Silva
1975/1976 - Guido Rubens Orsi
1977/1978 - Joaquim Amado Quevedo
1979/1980 - Juraci Oscar
1981/1982 - José Cézar
1983/1984 - Dirceu Pires de Camargo
1985/1986 - Paulo Ribeiro
1987/1988 - Darci Corrêa Antunes
1989/1990, 1993/1994 e 2005/2006 - Eugênio dos Santos Neto
13/08 a 11/09 de 1991 - Tarcísio Marques
1991/1992, 1999/2000 e 2001/2002 - Aroldo Rosa da Silva
1995/1996 - Camilo de Lélis Perez
1997/1998 - José Roberto Xavier da Silva
2003/2004 e 2007/2008 - Fábio José Menezes Bueno
2009/2010 - José Tarcísio Ribeiro
2011/2012 e 2015- Wladmir Faustino Saporito
2013-2014 - Oswaldo Laranjeira Filho

domingo, 19 de abril de 2015

Ser bonito tem seu lado feio

Com informações da BBC

Diário da Saúde - É praticamente impossível para a maioria de nós imaginar que ser bonito demais - ou bonita demais - pode ser algo negativo, a ponto de prejudicar vários aspectos da vida de alguém.

Mas para uma dupla de psicólogas da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, que analisaram centenas de estudos sobre o assunto realizados nas últimas décadas, a beleza traz suas maldições.

Diante das evidências coletadas, Lisa Slattery Walker e Tonya Frevert perceberam que a beleza é algo que carrega uma espécie de "aura" - uma aura nem sempre benévola.

"Quando vemos alguém com um atributo positivo, nosso subconsciente, por associação, acredita que aquela pessoa também tem outras qualidades", explica Walker. "Isso é uma característica que identificamos nas primeiras interações de um bebê com o mundo".

O lado bom de ser bonito

Para a Psicologia, essa associação intuitiva explicaria o fenômeno coletivo da premissa de que "tudo o que é bonito é bom". Walker e Frevert descobriram uma grande quantidade de estudos que mostraram que alunos mais bonitos em escolas e universidades tendem a ser julgados por professores como os mais competentes e inteligentes - e isso se reflete em suas notas.

Além disso, a influência dessa premissa tende a aumentar com o passar dos anos. "Ocorre um efeito cumulativo: ao ser bem tratado, você se torna mais autoconfiante e tem pensamentos mais positivos e mais oportunidades para demonstrar sua competência", afirma Frevert.

No ambiente de trabalho, seu rosto pode realmente selar o seu destino. Considerando-se todas as variáveis, foi descoberto que as pessoas mais atraentes tendem a ganhar melhor e a subir mais rápido na carreira do que aqueles considerados fisicamente pouco interessantes.

Um estudo feito com alunos de um curso de MBA dos Estados Unidos mostrou que a diferença entre os salários dos mais bonitos e dos menos atraentes do grupo variava de 10% a 15% - o que significa um acúmulo (ou perda) de até US$ 230 mil ao longo da vida laboral. "As vantagens de uma pessoa bonita começam na escola e a acompanham durante toda a carreira", conclui Walker.

Até nos tribunais, a beleza parece exercer seu fascínio. Réus mais bonitos têm mais chances de obter penas mais leves ou até serem absolvidos.

Da mesma forma, se aquele indivíduo que entrou com o processo for mais atraente, é para ele que a balança da Justiça tende a pender, fazendo com que ganhe seu caso e consiga indenizações maiores. "É um efeito penetrante", define Walker.

O lado ruim de ser bonito

Apesar de a beleza ser algo favorável na maioria das circunstâncias, há situações em que ela ainda atrapalha. Enquanto homens bonitos podem ser considerados bons líderes, certos preconceitos de gênero costumam atrapalhar as mulheres atraentes, diminuindo suas chances de serem contratadas para cargos mais elevados, que requerem autoridade.

E, como é de se esperar, os bonitões também são vítimas de inveja. Um estudo revelou que se você é entrevistado para um emprego por alguém do mesmo sexo, corre mais risco de não ser considerado para a vaga se o recrutador achar que você é mais bonito do que ele.

Mais preocupante ainda é o fato de a beleza poder prejudicar a saúde: as doenças são encaradas com menos seriedade quando afetam os bonitões. Ao tratarem de pacientes com dores, por exemplo, os médicos tendem a descuidar das pessoas mais bonitas.

A "bolha" criada em volta da beleza também pode criar um certo isolamento. Uma pesquisa americana mostrou que as pessoas tendem a se afastar quando cruzam com uma mulher bonita na rua - talvez em um gesto de respeito, mas tornando a interação mais distante.

"O fato de uma pessoa ser atraente pode transmitir uma noção de que ela tem mais poder sobre o espaço à sua volta, mas isso pode fazer com que os outros sintam que não podem se aproximar dela", afirma Frevert.

Um exemplo interessante disso foi a recente informação, divulgada pelo site de encontros britânico OKCupid, de que pessoas que aparecem lindas em seus perfis conseguem menos pretendentes do que aquelas cujas fotos apresentam algumas imperfeições, e, portanto, são menos intimidadoras.

Beleza superficial

Por isso, como você pode imaginar, ser bonito ajuda, mas não é um passaporte carimbado para a felicidade.

Frevert e Walker, no entanto, enfatizam que as influências da beleza são superficiais e não estão arraigadas em nossa biologia, como alguns cientistas já sugeriram.

"Temos um conjunto completo de padrões culturais sobre a beleza que nos permite dizer se alguém é ou não atraente - e através dos mesmos padrões, começamos a associá-la com competência", diz Walker.

De certo modo, trata-se de um atalho cognitivo para uma rápida avaliação. "Assim como muitos dos outros atalhos que usamos, esse também não é muito confiável", rebate Frevert.

E é relativamente fácil diminuir o impacto da beleza - por exemplo, se um departamento de recursos humanos recolher mais detalhes sobre a experiência do candidato antes de fazer uma entrevista, sem se deixar influenciar tanto por sua aparência.

Infelizmente, Frevert ressalta que concentrar-se demais na aparência também pode ser prejudicial se isso criar estresse e ansiedade - mesmo entre aqueles que já são abençoados com esse atributo. "Se você ficar obcecado com a beleza, isso pode alterar suas experiências e relações", afirma ela.

Diretor da OAB em São Paulo morre ao capotar carro em rodovia de Tatuí

Do G1- O diretor-tesoureiro da Seccional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo, Carlos Fornes Mateucci, morreu no início da noite deste sábado (18) após perder o controle do veículo e capotar o carro no quilômetro 116 da Rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127) em Tatuí. O corpo foi velado na capital e enterrado às 16h deste domingo (19) no Cemitério da Consolação.

De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, ele foi levado ao pronto-socorro de pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu e morreu no local. O presidente da seccional, Marcos Costa, também estava no veículo, fraturou a perna e sofreu escoriações pelo corpo. Ele foi encaminhado à Santa Casa de Tatuí e em seguida transferido para o hospital Oswaldo Cruz na capital, onde passou por cirurgia. Ele não corre risco de morte.

Segundo nota da OAB, postada no site da instituição, Mateucci era tesoureiro da OAB-SP. Ele foi presidente do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa) e tinha inaugurado, na semana passada, um novo escritório de advocacia com atuação nas áreas consultivas e contenciosas em direitos civil, público, empresarial, trabalhista e previdenciário. Ele deixa mulher e um casal de filhos.

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, decretou luto oficial por três dias e destacou que “além de um grande profissional, a advocacia brasileira perde um dirigente destacado, que deixa um grande legado de trabalho em defesa das sociedades de advogados”. Mateucci também foi presidente do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados.
(Foto: Sylvia Gosztonyi - MDA)

13 curiosidades sobre Tatuí na Wikipedia

1. Emílio Ribas, renomado cientista, residiu em Tatuí, onde, além de clinicar, era médico da Fábrica São Martinho. O local onde hoje está o Lar Donato Flores era sua chácara. Ele doou a área para a construção de uma beneficência para os portadores do Mal de Hansem.

2. Gualter Nunes, médico carioca, viveu e faleceu em Tatuí. Foi médico amigo da pobreza, bastante popular, e presidente do Rotary Club, A. A. XI de Agosto, além de vereador e apreciador de teatro, música clássica, literatura, todo tipo de esporte, automóveis e motos.

3. A composição "As Sete Palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo na Cruz", canto coral, de Nacif Farah, foi premiada e tocada na Rádio do Vaticano, em Roma.

4. A Rua Prudente de Morais (antiga Rua Direita) recebeu esta denominação no dia 10 de dezembro de 1902, em virtude da morte de Prudente de Morais.

5. O primeiro cemitério de Tatuí ficava atrás da Igreja da Matriz e era chamado Cemitério do Santíssimo. O último a ser enterrado ali foi Antonio Molitor. Hoje, o local abriga a casa S. Pio X. O segundo cemitério foi na Praça Martinho Guedes. O atual cemitério, "Cristo Rei", foi benzido em 23 de junho de 1869.

6. O Cine Santa Helena foi inaugurado no dia 3 de março de 1955. O primeiro filme exibido foi "Quo Vadis?". O cinema tinha capacidade para 680 lugares. Pertencia à Empresa Alberto Stape, gerenciada pelo filho Milton Stape.

7. O Cine São José foi inaugurado dia 11 de janeiro de 1926. Eram proprietários: Euclides Barros, Celestino Boavão e Cia. Depois foi adquirido pela empresa de Alberto Stape.

8. Tatuí teve dois mercados municipais. O primeiro foi construído e inaugurado no dia 24 de dezembro de 1879. Foi seu construtor o mestre de obras sorocabano Antônio Joaquim Dias, conhecido por "Bugre". A localização deste era na rua 11 de Agosto, esquina com a Lúcio Seabra. O segundo mercado é o atual, construído em 1914.

9. O segundo Grupo Escolar (grupinho) foi criado por lei do dia 17 de março de 1932. Seu prédio ficava na esquina das ruas 15 de novembro com 13 de maio, onde depois foi construída a residência de Mário Longhi, demolida recentemente. Depois passou a se chamar Grupo Escolar Professor Eugênio Santos.

10. O primeiro futebolista brasileiro a marcar gol no exterior foi o “Naná”, Juvenal de Campos Filho, nascido em Tatuí. Foi no jogo contra a Argentina no dia 10 de agosto de 1913. Resultado: 1 a 0.

11. O primeiro teatro construído em 1871 foi o teatro São João, na praça Manuel Guedes. Em 1893 transformou–se num quartel para abrigar as tropas em trânsito para o sul na revolta de Itararé.

12. É a cidade natal da atriz Vera Holtz e do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal.

13. Em 1971 é inaugurado o Sítio do Carroção, reconhecido internacionalmente pelos seus projetos pedagógicos.

fotografia / taturana

Foto: HROB (Hélio Bastos)

sábado, 18 de abril de 2015

Nomofobia, a fobia de ficar sem celular


Imagem: Cortesia Kent State University
Diário da Saúde - Nomofobia é um termo originário do inglês, que significa "no-mobile-phobia", ou seja, a fobia de ficar sem celular.

Estar on-line 24 horas por dia parece um caminho sem volta, mas nem todas as pessoas lidam bem com o acesso contínuo à internet.

Como inúmeros psicólogos ao redor do mundo já constataram, o uso constante da tecnologia traz seus próprios riscos - riscos emocionais, psicológicos e até físicos.

Os sintomas dos pacientes vão desde a compulsão a olhar o celular o tempo todo, até movimentos involuntários, com os dedos se mexendo como se estivessem manipulando o aparelho.

"O telefone já não cumpre mais a função daqueles telefones antigos, de se comunicar através da voz. Hoje, você tem rede social, máquina fotográfica, filmadora, GPS, música. Por isso que essa sedução se torna muito maior," comenta o psicólogo Cristiano Nabuco.

Ensino e tecnologia

A tecnologia tem influenciado o ensino, embora algumas escolas tradicionais tentem impedir a utilização de dispositivos tecnológicos na sala de aula, embasados em estudos que garantem que internet na sala de aula é uma má ideia.

Em casa, os pais estão em busca de um caminho. Qual o melhor momento para as crianças começarem a usar tablets, smartphones ou qualquer outro dispositivo tecnológico?

A filósofa Viviane Mosé aconselha: "Precisamos entender que a tecnologia é uma tsunami que já vem. Não podemos lutar contra ela. Não é possível. Não precisa encher seu filho de tecnologia. Mas entenda o que ele está usando, e ajude-o a usar melhor."

Com informações da TV Brasil

Quadrilha rende cinco vigilantes e estoura caixa automático em Tatuí

Do G1- A polícia procura por cinco homens que estouraram um caixa eletrônico localizado em um campo de provas automobilísticas, na Rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127), na madrugada deste sábado (18), em Tatuí.

De acordo com informações da Polícia Civil, os suspeitos estavam armados, renderam os cinco vigilantes e atingiram um deles com golpes de revólver na cabeça. A quadrilha usou explosivos para explodir o caixa, que ficou danificado. Porém, o grupo não conseguiu levar o dinheiro do equipamento, segundo a polícia.

Ainda segundo a polícia, todos estavam encapuzados e fugiram logo após o ataque. Em seguida, as vítimas, que não ficaram feridas, conseguiram acionar a PM. A Perícia Técnica irá até o local no período da tarde. Os policiais fizeram buscas pela região, mas ninguém foi preso até a manhã deste sábado.

artistas tatuianos PEDRO PAULO DE PAULA e SANDRO



Idosa cuida de 100 gatos após morte da filha e separação, em Tatuí

(Foto: Caio Gomes Silveira/G1)
Caio Gomes Silveira

A aposentada Rose Morini, de 68 anos, começou a cuidar de gatos depois que, em menos de cinco anos, o casamento de três décadas terminou e a única filha, de 23 anos na época, morreu vítima de um enfarto. Após os traumas pessoais, ela decidiu adotar animais abandonados dentro da casa onde vive em Tatuí e hoje, 15 anos depois, totaliza 100 bichos espalhados pelo local. “São minha vida. Uso toda minha energia e gasto tudo o que tenho com eles. Faço por amor”, afirma.

Os animais habitam todos os cômodos da casa. Vivem e dormem no quarto da idosa, além da cozinha e até no banheiro. Sobem em qualquer móvel, desde a própria cama da dona até a pia da cozinha. O local com o maior número de gatos é o quintal. Devido a tantos animais dentro de uma só casa, uma das maiores dificuldades é a limpeza.

“Os gatos fazem as necessidades em baldes forrados por papel de jornal. Mesmo assim limpo a casa desde a hora que acordo até dormir. As pessoas me dizem que sou uma acumuladora de bichos, que sofro cuidando deles porque quero. Mas não saio à procura deles nas ruas, pois muita gente sabe que cuido, então, jogam eles em frente de casa. Tenho só duas opções: ou trazer para dentro ou deixá-los para morrer, mas não os deixo”, reflete.
Amarrei uma corda no teto do corredor [...] quando estava a poucos instantes de empurrar a cadeira, um gato cego veio atrás de mim e começou a puxar minha saia, me impedido. Foi como se ele dissesse: ‘Sua covarde, se você for embora, quem vai cuidar de nós?"
Rose Morine, idosa que cuida de 100 gatos

A idosa ressalta que o amor pelos gatos é a única coisa capaz de superar a depressão. Ela conta até que já pensou em se suicidar e foi impedida por um dos animais.

“Era um dia muito triste. Era festa de Ano Novo de 2012. Eu estava sozinha em casa enquanto todas as outras pessoas estavam com suas famílias. Durante a queima de fogos eu amarrei uma corda no teto do corredor. Pensei ‘ninguém vai se importar se eu for, pois ninguém se lembrará de mim.’ Mas enquanto pensava em besteiras, um gato cego veio atrás de mim e começou a puxar minha saia, me impedindo. Foi como se ele dissesse: ‘Sua covarde, se você for embora, quem vai cuidar de nós?’, descreve.

O gato que teria salvado a vida dela é chamado de Negão. Além dele, muitos bichos têm nomes dados por aparências físicas ou pela personalidade. Assim como o Hitler e o Morto, que são bravo e calmo, respectivamente, segundo ela. Os mais antigos estão há mais de dez anos com a idosa. Todos são cadastrados e passam por veterinários para evitar doenças. Ainda segundo a aposentada, mesmo querendo parar de pegar os animais que são abandonados, eles não param de chegar: Só em abril foram mais nove.

A ajuda vem só de algumas vizinhas e de outros apaixonados pelos animais, diz Rose. Mas o auxílio não é suficiente: com gastos mensais que chegam a R$ 1 mil e benefício da aposentadoria de um salário mínimo de R$ 788, a solução, às vezes, é vender o que tem dentro de casa, conta a idosa.

“Vendo desde roupa, cobertor e até aspirador de pó. Às vezes ganho algumas coisas das vizinhas também. Todo mês é uma luta para dar conta de tudo: ração, produtos de limpeza, remédios, comida. Mas no fim eu consigo. Tudo o que queria atualmente eram três dias de folga, só para dormir até tarde. Mas não consigo. E pensar que o primeiro gato que tive eu roubei quando tinha 8 anos. Acho que, de raiva, jogaram uma praga para que eu tivesse um monte deles (risos)”, conta.

Apartamento pega fogo em Tatuí e é destruído, diz Corpo de Bombeiros

Do G1- Um apartamento ficou totalmente destruído após incêndio em Tatuí na tarde desta sexta-feira (17), segundo o Corpo de Bombeiros. A ocorrência foi em um dos apartamentos de um conjunto habitacional que fica no bairro Parque São Rafael. Ninguém ficou ferido.

Ainda de acordo com a corporação, não havia nenhum morador no apartamento no momento do incêndio. A perícia irá investigar as causas do acidente. Nenhuma residência próxima foi atingida pelo fogo, segundo os Bombeiros.

Dia dos Namorados, culinária e beleza são destaques nos cursos gratuitos da Coop

A Coop - Cooperativa de Consumo iniciará no próximo dia 22 de abril (quarta-feira) as inscrições gratuitas para o Ciclo de Palestras do mês de maio, que poderão ser realizadas por meio da Central de Relacionamentos - 0800-772-2667. As vagas são limitadas e os cursos acontecerão na unidade Tatuí, localizada na rua XI de Agosto, 3.045.

Em maio, os cooperados poderão optar pelos temas: Risoto de pinhão; Seu salão de beleza Arno em casa e Medley oferece ursinho apaixonado para o Dia dos Namorados.

A programação completa está disponível no site da Coop www.portalcoop.com.br .

Museu apresenta nova exposição na quinta-feira, 23


Comissão ouve 8 pessoas do caso da compra e reforma de casas para a Educação

Políticos afirmam que imóveis foram adquiridos sem necessidade em Tatuí.
Prefeito Manu diz que compras foram autorizadas inclusive por vereadores.

Do G1 - Vereadores da Câmara em Tatuí ouviram nesta quinta-feira (16) oito pessoas envolvidas em supostas irregularidades na compra e reforma de imóveis usados pela Secretaria de Educação. Os depoimentos foram dados a três vereadores integrantes da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que foi aberta em março para apurar as ações ocorridas durante os anos de 2013 e 2014.

Políticos afirmam que os imóveis foram adquiridos e reformados sem necessidade. O prefeito de Tatuí, José Manoel Correa Coelho, o Manu (PMDB), afirmou já na época que a negociação foi aprovada pelos próprios parlamentares durante sessões ordinárias no Legislativo.

O próximo passo será analisar depoimentos dos envolvidos para fazer o relatório sobre o assunto. A comissão tem até o dia 25 de abril para emitir um parecer sobre o relatório. O prazo ainda poderá ser prorrogado se for necessário, segundo integrantes da Comissão.

Entenda o caso
No dia 10 de março deste ano, a Câmara de Tatuí criou uma CEI para investigar as possíveis irregularidades durante a compra e reforma de imóveis pela prefeitura. Na época, 15 dos 17 vereadores da Casa de Leis votaram a favor. Apenas um deles foi contra. O presidente da Mesa não votou.

O único vereador contrário à decisão foi Osvaldo Laranjeira Filho (PT). Já Alexandre Bossolan (DEM) afirma que foram, ao longo do ano, apresentados vários requerimentos sobre o caso. “Inclusive foram alusivos a compras de casas e todas as respostas foram totalmente evasivas”, conta.

Os vereadores que comandam a CEI são: o presidente nomeado Luis Donizetti Vaz Junior (PSDB), além de Rosana Pontes (PROS) e André Norbal (PT).

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Justiça faz reintegração de posse de estrada de Quadra


Centenas de barracos que foram levantados por integrantes da FNL - Frente Nacional de Lutas nas margens da estrada que liga a SP 129 a Guareí, em território do município de Quadra, foram demolidos em ação de reintegração de posse nesta terça-feira, dia 14. A ação, determinada pela Justiça de Tatuí, empregou mais de duzentos policiais militares, incluindo o batalhão de choque, que não chegou a agir. A maioria dos proprietários não estava presente. Um cachorro preso em um dos barracos foi libertado. Uma barricada com fogo chegou a ser projetada para resistência, mas os líderes do movimento, em conversa com os oficiais de justiça, acabaram cedendo. A ação foi proposta pelo município de Quadra.

Empresários chineses estiveram na Prefeitura de Tatuí

O prefeito Manu recebeu em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira, a visita de um grupo de empresários chineses do setor de iluminação de Led. A comitiva veio conhecer Tatuí para uma possível instalação de uma fábrica na cidade.

fotografia / Escola Eugênio Santos, Tatuí

Foto: Vilma Ceciliato / Apaixonados por Tatuí/Facebook

PRF recupera caminhão roubado em Tatuí

Três vítimas estão desaparecidas

Helio de Freitas, de Dourados

Rapaz que dirigia caminhão roubado em São Paulo é conduzido por policial rodoviário (Foto: Osvaldo Duarte/Dourados News)

CAMPO GRANDE / MS - Um caminhão Volkswagen modelo 24220, com placa de Cesário Lange (SP), roubado em Tatuí, foi recuperado hoje de manhã em Dourados, a 233 km de Campo Grande, quando era levado para o Paraguai. O condutor, Rafael Bueno Vaz, 24, foi preso e confessou que receberia R$ 2 mil para entregar o caminhão em território paraguaio.

O veículo foi interceptado pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) na delegacia de Dourados, na BR-163, saída para a Capital. Quando os policiais pediram o documento do caminhão, Rafael Vaz disse que saiu com pressa do interior de São Paulo e por isso tinha esquecido a documentação.

Os dados no sistema nacional, a PRF descobriu que o caminhão tinha sido roubado em Tatuí na noite de terça-feira desta semana e que o proprietário havia denunciado o desaparecimento do motorista e dois ajudantes que estavam com o veículo.

Levado para a Defron (Delegacia Especializada de Crimes de Fronteira), Rafael Bueno Vaz negou envolvimento no assalto e disse desconhecer o paradeiro do motorista e dos ajudantes. Ele afirma que apenas foi contratado para trazer o caminhão até o Paraguai. Até agora não há pista das vítimas.

13 bombeiros de Tatuí trabalharam no combate ao incêndio de Santos

No dia 2 de abril, uma quinta-feira, por volta das 10 horas, teve início o maior incêndio em região industrial do país e o segundo maior do gênero da história mundial, em volume de pessoal empregado, combatido por mais de 200 homens, com o uso de aproximadamente 40 viaturas, 2 embarcações, 2 rebocadores e outros órgãos privados. O incêndio atingiu o Terminal da Alemoa, operado pela empresa Ultracargo, em Santos, no litoral de São Paulo, entre os dias 2 e 9 de abril.

Uma missão árdua para o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, com a temperatura se aproximando dos 800°C e  com o risco permanente de ignição espontânea do combustível dos tonéis.


Foi mobilizado todo o efetivo do 6º Grupamento de Bombeiros de Santos, além do apoio dos bombeiros da grande São Paulo, São José dos Campos e Sorocaba.

O 2° SubGrupamento de Bombeiros de Tatuí pertencente ao 15º Grupamento de Bombeiros de Sorocaba e participou com 13 bombeiros no combate ao incêndio do dia 6 ao dia 10. Entre eles: Cap PM Marcelo, 1º Ten PM Vinicius, 1º Sgt PM Emídio, 3º Sgt PM Adriano Marques, Cb PM Antonio, Cb PM Trevisan, Cb PM Sérgio Luiz, Sd PM Marques, Sd PM Alfredo, Sd PM Ghiraldi, Sd PM Rubens, Sd Mateus e Sd PM Caseri.

Foi empregado ainda nessa ocorrência o apoio das viaturas Auto Bomba Escada 15201 e Viatura Orgânica 15203.

As ações de controle do fogo incluíram de 500 mil litros de Líquido Gerador de Espuma (LGE) do Estado da Bahia e de 4.500 litros de uma espuma especial chamada cold fire (fogo gelado, em português) da Alemanha. 


Sd PM Rubens e Sd PM Marques (Rescaldo)

Após árduo e contínuo trabalho do Corpo de Bombeiros de São Paulo por nove dias consecutivos, o incêndio chegou ao fim. Graças à braveza heroica dos homens da corporação e de todos que de alguma forma colaboraram. 

ADRIANO DA SILVA MARQUES
3º Sgt PM - 2ºSGB

CAPS (Centro de Atenção Psicossocial)

Tatuí comemora mais uma conquista no setor da saúde. Em um minuto, você vai conhecer o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

Posted by Prefeitura de Tatuí on Quarta, 15 de abril de 2015

Vendas de máquina agrícola e trator caem 20% no trimestre, diz Anfavea

Do G1- Levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostra que as vendas de tratores e máquinas agrícolas no primeiro trimestre deste ano caíram 20% em comparação com o mesmo período de 2014. A alta do dólar e o aumento nas taxas de juros são apontados como alguns dos motivos para a redução. Pátios de lojas em Itapetininga estão lotados devido à falta de negócios no setor.

De janeiro a março do ano passado foram vendidas 14,9 mil unidades no país enquanto que em igual período de 2015 foram 11,9 mil veículos, ainda segundo a Anfavea. Desde o começo do ano, uma loja em Itapetininga está com os equipamentos agrícolas no pátio porque, devido à queda nas vendas, o proprietário disse estar difícil fazer a troca do estoque. Segundo o gerente do comércio, Luiz Carlos Pereira, a procura diminuiu 30%.

“A alta do dólar assusta bastante o produtor porque os insumos são baseados, basicamente, no dólar. O produtor tem que plantar num custo alto e não sabe se no futuro o produto que ele colher vai, pelo menos, equalizar e zerar a conta. Além disso tivemos um aumento na taxa de financiamento muito grande. Estávamos trabalhando há dois anos a uma taxa de 3%, e do fim de março até agora pulou para 7,5%", afirma Pereira.

Em outra loja, em Tatuí, a procura pelos produtos teve um crescimento de 8% nesses primeiros meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado. O gerente Jorge Augusto Vaz afirma que pequenos e médios produtores rurais da região foram afetados pela estiagem dos dois últimos anos. “O produtor rural está com bastante precaução quanto a investimentos”, opina.

Com a oscilação de preços, há algumas alternativas para quem pretende adquirir maquinários novos. Uma delas é o financiamento com juros zero para o produtor. As taxas são pagas pelo governo do estado, mas para isso é necessário que o interessado procure a Casa do Agricultor do município e que se enquadre nas regras do programa.

Uma delas é ter uma renda anual agropecuária de até R$ 800 mil. De acordo com o engenheiro agrônomo Luiz Paulo Mendes, que desenvolve projetos para os agricultores conseguirem financiamentos junto aos bancos, o produtor deve se planejar antes de fechar qualquer negócio. "Nós temos que renovar as máquinas. Então temos que continuar. A terra, o sol e o espaço estão disponíveis. Mesmo com dificuldades temos que continuar, temos que valorizar o produto", reflete.
(Foto: Reprodução/ TV TEM)

artistas tatuianos JARBINHAS interpreta BOLSO DE MOLEQUE, de Roberto Rosendo



Artista denuncia iluminação pública de dia em Tatuí

Rua 11 de Agosto
Rua São Bento
 O artista plástico Jaime Pinheiro denunciou no Facebook que encontra muitas lâmpadas acesas durante o dia nas ruas de Tatuí. Veja o texto:
Rua São Bento

Rua do Cruzeiro

Praça da Bandeira

"Não sou fiscal da cidade, mas é perturbador ver tantas luzes acesas durante o dia. Enquanto isso pagamos Bandeira Vermelha devido ao "custo da energia".
"Me sinto um "MALA" por ficar ligando para a Elektro, ou para a prefeitura (que diz não ter responsabilidade).

"Vi até um funcionário que faz a leitura passar sem se importar. Comentei e ele disse que EU é que teria que ligar.

"Até acho que devemos colaborar, mas ficar ouvindo gravação é muito chato e leva tempo... e ainda ter que ouvir que "a empresa tem 10 dias para solucionar o caso" é um desaforo. 

"Estas luzes estão acesas faz tempo. Tem 2 em frente ao Salles Gomes, na rua 11, ao lado da Creche da Praça da Bandeira, entre outras...e sempre aparece mais... ."

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Coop retorna R$ 15 milhões aos cooperados

A Coop – Cooperativa de Consumo já está distribuindo o total de R$ 15 milhões aos seus cooperados, referente às suas sobras líquidas apuradas no exercício de 2014.

Dessas sobras, a Cooperativa destina uma parte (10%), prevista em lei, para a Reserva Legal, protegendo-a diante de algum contratempo. Outros 5% são destinados, também por lei, à Reserva de Assistência Técnica Educacional e Social, de onde saem – no caso da Coop – os recursos para o pagamento do Auxílio Funeral e de apoio às entidades assistenciais. 

O restante, ou seja, 85% é votado em assembleia para devolução aos cooperados, proporcionalmente às suas aquisições durante o ano, conforme prevê a Lei Cooperativista 5764/71. Tem direito às sobras, todo cooperado que fez aquisições em qualquer uma das suas unidades no decorrer do ano passado e o processo para receber o retorno é bastante simples e realizado diretamente nos caixas da rede.

Câmara derrubou veto do prefeito a projeto que visa direito do consumidor

O prefeito Manu havia vetado de forma total o projeto de lei nº 17/2014 do vereador Antonio Marcos de Abreu (Marquinho da Santa Casa), que dispõe sobre a obrigatoriedade da exibição em postos revendedores de combustíveis, em local visível ao consumidor, o valor do percentual do litro de etanol em relação ao valor do litro da gasolina. 

Na última sessão extraordinária, os vereadores derrubaram o veto total aposto a este projeto. O vereador Marquinho, em defesa de seu projeto, argumentou que este é um direito básico de todo cidadão/consumidor, de ter informado, de forma clara, qual combustível é mais vantajoso.

Esta propositura visa tornar obrigatória a exibição em postos revendedores de combustíveis, em local visível ao consumidor, o valor do percentual do litro de álcool em relação ao valor do litro da gasolina, a fim de que o consumidor possa conhecer da diferença previamente dos preços do etanol para a gasolina e optar, dentro do livre comércio, a opção que lhe seja mais vantajosa, dentro das condições de seu veículo quanto ao rendimento de seu veículo com determinado combustível.

Grupo de Percussão utiliza materiais de escritório como instrumentos em concerto

O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, utiliza objetos inusitados em seu próximo concerto, agendado para a quarta-feira, 29. O concerto será a partir das 20h30, no teatro Procópio Ferreira, com ingressos vendidos a R$ 12 (R$ 6 meia entrada).

Sob coordenação de Luis Marcos Caldana, o grupo utilizará materiais de escritório, como papel sulfite, grampeadores, clips, computador, cadeiras e arquivos, para apresentar as obras “A 4 – Manipulação de Papel e Voz”, de Antônio Nunes, e “Office Max”, de Chris Crockarell. Ambas serão apresentadas pela primeira vez em Tatuí.

Também integram o repertório do concerto obras de Ronald Lo Presti (“Prelúdio e Dança”), que utiliza apenas os barrafones (marimba, vibrafone, xilo, bells e campanas), e obra de Edson Zampronha para cinco percussionistas que utiliza latas, cowbells, gongos, tumbadoras, templeblock\'s e bongôs. “Renan Dias Bueno fará o solo de marimba da peça ‘Time Traveler’, de William L. Cahn, cujo caráter é ritmo africano com participação de mais quatro percussionistas”, destaca o coordenador Luis Marcos Caldana.

Ainda no mesmo concerto será apresentada obra de Ramon Meyer, “Toccata sem Instrumentos”, que se utiliza da 
corporal. A apresentação será finalizada com a obra “Cuba”, de Paulo Flores, composição que integra CD do grupo. “Será um concerto, como de costume, bem eclético, misturando compositores nacionais e internacionais, bem como instrumentação supervariada”, destacou Caldana.

O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí é o mais antigo grupo do gênero no país. Criado em 1975, com objetivos de oferecer aos estudantes de níveis básico, intermediário e avançado da escola de música a oportunidade de executar peças específicas para grupos de percussão. Com isso, os instrumentistas poderiam obter aperfeiçoamento individual e aprimorar a experiência de apresentação em grupo.

SERVIÇO
Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí
Data: Quarta-feira, 29 de Abril de 2015
Horário: 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Centro – Tatuí
Ingressos: R$ 12 (R$ 6 meia entrada). Alunos do Conservatório de Tatuí não pagam ingressos.
Bilheteria: de terça a sexta, das 17h às 19h, ou nos dias dos eventos, momentos antes do início das apresentações
Informações: 15 3205-8444

‘Dia do Choro’ é antecipado e ganha celebração especial na quarta, 22

O Dia do Choro, celebrado nacionalmente em 23 de abril, terá homenagem antecipada no palco do Teatro Procópio na próxima quarta-feira, 22, às 20h30. Na data, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresenta clássicos do gênero. O concerto tem ingressos vendidos a R$ 12 (R$ 6 meia entrada).

A apresentação contará com composições de Pixinguinha (“Minha Gente” e “Displicente”), Adalberto Azevedo (“Carnaval Duvidoso”), Orlando Silveira (“O Meu Amigo”), Bonfiglio de Oliveira (“A Cesar o que é de Cesar” e “Saudades do Guará”), Zequinha de Abreu (“Sururu na Cidade”), Aymoré (“Choro Triste”), João dos Santos (“Paulista”), Esmeraldino Sales (“Uma Noite no Sumaré”), Garoto (“Quanto Dói Uma Saudade”), Izaias Bueno (“Tão Só”) e Amador Pinho (“Fricotes de Viúva”).

O repertório foi selecionado pelo professor e coordenador do grupo, Alexandre Bauab Junior. Especializado no gênero, Bauab Junior é coordenador da área no Conservatório de Tatuí, uma das primeiras instituições no país a ter o choro como disciplina. Tido como referência nacional, Bauab Junior participa, também na próxima semana, abril da inauguração da Casa do Choro, no Rio de Janeiro, além de participar do VI Festival de Choro. Ele desenvolverá várias atividades na inauguração, que acontece nos dias 25 e 26 de abril.

O Dia Nacional do Choro é comemorado em 23 de abril, em homenagem à data de nascimento de Pixinguinha, uma das figuras exponenciais da música popular brasileira, e em especial do choro. O choro entrou na cena musical brasileira em meados e finais do século 19 e, desse período, se destacam Callado, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth. Inicialmente, o gênero mesclava elementos da música africana e europeia e era executado principalmente por funcionários públicos, instrumentistas das bandas militares e operários têxteis. Segundo José Ramos Tinhorão, o termo choro resultaria dos sons plangentes, graves (baixaria) das modulações que os violonistas exercitavam a partir das passagens de polcas que lhes transmitiam os cavaquinistas, que induziam a uma sensação de melancolia. O século 20 traria uma grande leva de chorões, compositores, instrumentistas, arranjadores, e entre eles, com destaque, Pixinguinha.

Alfredo da Rocha Vianna Júnior, o Pixinguinha, nasceu em 23 de abril de 1887. Cedo dedicou-se à música e deixou um legado de inúmeros clássicos, arranjos e interpretações magistrais, como flautista e saxofonista. O apelido Pixinguinha veio da união de pizindim – menino bom – como sua avó o chamava, e bexiguento, por ter contraído a varíola, que lhe marcou o semblante.

O Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí foi fundado em 1993 e, desde a fundação, é formado por Alexandre Bauab Junior (violão sete cordas, arranjos e coordenação), Altino Toledo (bandolim), Rodrigo Moura (percussão) e Marcelo Cândido (cavaquinho).

SERVIÇO
Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí
Data: Quarta-feira, 22 de Abril de 2015
Horário: 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Centro – Tatuí
Ingressos: R$ 12 (R$ 6 meia entrada). Alunos do Conservatório de Tatuí não pagam ingressos.
Bilheteria: de terça a sexta, das 17h às 19h, ou nos dias dos eventos, momentos antes do início das apresentações
Informações: 15 3205-8444

Duas mulheres são presas em Tatuí ao tentar sacar fundo de garantia apresentando documentos falsos

O gerente da Caixa Econômica Federal localizada na Rua XI de Agosto, no centro de Tatuí, acionou a Polícia Militar após identificar que duas mulheres tentavam sacar dinheiro do fundo de garantia apresentando documentação falsa.

A polícia compareceu ao banco e deteve Cleonice Aparecida Casalunga, de 65 anos, e Raquel Aparecida de Souza, 41 anos.

Elas foram apresentadas à Delegacia de Tatuí, onde o delegado Hélio Momberg de Camargo ratificou flagrante por estelionato e uso de documento falso. O caso aconteceu nesta terça-feira 14, à tarde.

Tatuí goleia e fecha primeira fase com a melhor campanha na Copa TV TEM

Resultado fecha primeira fase e garante os quatro classificados para a segunda fase

Por GloboEsporte.- Tatuí fechou a primeira fase da Copa TV TEM de futsal feminino de Itapetininga com a melhor campanha entre todas as equipes. O time jogou, nesta terça-feira, em Cesário Lance e venceu Avaré por 8 a 3, encerrando o Grupo 1 com 9 pontos e 100% de aproveitamento. Outra equipe que encerrou a primeira fase só vencendo foi i
Itapeva, líder do Grupo 2. 

Os classificados para a segunda fase são: Tatuí e Boituva no Grupo 1, Itapeva e Taquarivaí no Grupo 2. A organização divulgará a tabela e os locais dos jogos da segunda fase.

PAT disponibiliza 25 vagas de empregos em Tatuí

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Tatuí divulgou nesta quarta-feira (15) as oportunidades disponíveis para quem estiver em busca de emprego. Tatuí têm abertas 25 oportunidades. A procura por profissionais varia entre as áreas da indústria, comércio e demais setores.

Quem estiver interessado deve se cadastrar por meio do site do Emprega São Paulo ou ir pessoalmente até uma das unidades e apresentar documentos pessoais como RG, CPF, Carteira de Trabalho e o número do PIS. A validade das vagas é condicionada ao fluxo de acessos de empresas e usuários, por meio do site e movimento nas unidades, que ocasionam alteração das vagas a qualquer momento.

Auxiliar de limpeza(uma vaga)
Carregador de caminhões (cinco vagas)
Desenhista industrial gráfico (uma vaga)
Desenhista técnico em eletricidade (uma vaga)
Desenhista técnico em hidráulica (uma vaga)
Eletricista de automóveis (uma vaga)
Mecânico de molas (uma vaga)
Mecânico de autos (uma vaga)
Mestre de obras (uma vaga)
Pedreiro (duas vagas)
Serralheiro (uma vaga)
Trabalhador rural (oito vagas)
Soldador (uma vaga)

O PAT está na Rua Professor Adauto Pereira, 352, Vila Minghini

Abertas as inscrições para o vestibulinho da Etec Salles Gomes

A Escola Técnica Estadual Salles Gomes abriu nesta terça-feira, 14, as inscrições para o vestibulinho do 2º semestre deste ano. As inscrições serão encerradas no dia 14 de maio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-772.2829 ou pelo site www.vestibulinhoetec.com.br/home. Abaixo, os cursos oferecidos.

Habilitação
Período
Turmas
Administração
Tarde
1
Bioquímica
Noite
1
Informática
Tarde
1
Mecatrônica
Noite
1
Nutrição e Dietética
Tarde
1
Segurança do Trabalho
Noite
1
CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIA
Habilitação
Período
Administração
Noite
Edificações
Noite
Eletrotécnica
Noite
Mecânica
Tarde
Mecânica
Noite
Nutrição e Dietética
Noite

Apae inaugura Centro de Convivência no dia 25

A APAE de Tatuí inaugura no próximo dia 25, sábado, o centro de convivência da entidade. O evento é exclusivo para pais e familiares dos assistidos.

Homem é condenado a 15 anos de reclusão por homicídio duplamente qualificado

O Tribunal do Juri da Comarca de Tatuí condenou, nesta terça-feira 14, Vando Oliveira de Jesus, o Vandinho, a 15 anos de reclusão no regime inicial fechado pela morte de Cleber Fernandes do Nascimento Moraes, mediante emprego de arma de fogo. O fato ocorreu no dia 12 de março de 2011, à noite, na Vila Santa Helena, em Tatuí. O homicídio foi qualificado como de motivo torpe (descumprimento de acordo em negócio de entorpecentes) e à traição (pelas costas), o que elevou a pena do réu.

O réu confessou o crime, mas se defendeu alegando legítima defesa. Essa foi a tese defendida por sua advogada Jacira Provasi, que teve assistência da também advogada Flávia Regina Lima Scher.  Mas a tese de acusação do Ministério Público, representado pelo promotor de justiça Carlos Eduardo Pozzi, acabou prevalecendo, sendo acolhida pela maioria dos integrantes do Conselho de Sentença.

A sessão durou 4 horas e 43 minutos. Foi presidida pela juíza Mariana Teixeira Salviano da Rocha, auxiliada pela escrevente Vanilda Bastos de Barros e pelos oficiais de justiça Rubens Antônio da Silva e Vilma Domingues de Albuquerque Bueno. 

Morreu Paulo Vagalume

Morreu na segunda-feira o radialista e carnavalesco tatuiano Paulo Vagalume, aos 87 anos. No carnaval de 2014, Vagalume foi homenageado como enredo de escola de samba e recebeu prêmio. Paulo Vagalume foi funcionário público municipal, exercendo a função de motorista, conviveu próximo de vários prefeitos da cidade. Deixa viúva, filhos, netos e bisnetos.

Torres de telefonia celular

O prefeito Manu encaminhou na tarde desta terça-feira para a Câmara Municipal o projeto de lei que trata da norma para instalação de novas torres de telefonia celular para melhorar a qualidade do sinal em nossa cidade.

Plano Municipal de Turismo está pronto

O Departamento de Cultura e Desenvolvimento Turístico de Tatuí acaba de elaborar de maneira abrangente e muito profissional o Plano Municipal de Turismo. O projeto permitirá a Tatuí pleitear vaga entre os municípios de interesse turístico. Foram responsáveis pelo trabalho: Rafael, Jean e Jorge Rizek.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Expoagro espera gerar R$ 10 milhões em evento de 10 dias em Itapetininga

ITAPETININGA - G1 - A Expoagro, que será realizada em Itapetininga (SP) de 17 a 26 de abril, deverá gerar cerca de R$ 10 milhões em negócios, segundo os organizadores. Mais de 70 funcionários trabalham na montagem da estrutura que vai receber os animais e o público. O evento volta a ser realizado depois de ter sido cancelado no ano passado.

A festa será realizada no Recinto de Exposições Acácio de Moraes Terra. O endereço fica na Avenida João Olímpio de Oliveira, na Vila Asem. Entre as atrações programadas estão palestras, leilões e julgamentos. A entrada será gratuita apenas nos dias 19, 21, 22, 23 e 26 de abril, segundo os organizadores. Esta é a 45ª edição do evento.

De acordo com Amauri Xavier, presidente do Sindicato Rural de Itapetininga, a exposição não foi realizada no ano passado porque houve imprevistos de ordem financeira. “Esperamos que supere os anos anteriores e que alcance até mais de R$ 10 milhões de movimentação geral”, afirmou. A interrupção de 2014 foi a primeira desde 1996 quando o evento passou a ser anual.

De acordo com a organização, mais de 3 mil animais serão expostos no evento, entre ovinos, caprinos e equinos. Em um barracão instalado no local, as camas de palhas de arroz já foram montadas para receber o gado.

Nelson Correa de Lara, coordenador técnico da Expoagro, afirma que neste ano o evento traz novas técnicas. “Teremos stands com técnicos para os visitantes tirarem as dúvidas. É uma grande vitrine para o produtor rural”, afirmou.

Instituto Federal abre 105 matrículas para o segundo semestre em Boituva

BOITUVA (G1) - O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) campus de Boituva (SP) abriu matrículas para 105 vagas em logística, automação industrial e administração no segundo semestre deste ano. O prazo segue de segunda-feira (13) a 10 de maio. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site do processo seletivo. A prova será em 31 de maio, às 13h.

Ao total são 40 vagas para técnico em logística (curso presencial de quatro semestres noturno); 40 vagas para técnico em automação industrial (curso presencial de três semestres noturno) e 25 vagas para técnico em administração (curso de ensino à distancia de três semestres).

O IFSP oferece também o benefício de isenção do pagamento do valor da inscrição para os candidatos em situação de vulnerabilidade social que tenham cursado o Ensino Fundamental na rede pública de ensino ou como bolsista integral em escola da rede privada. Os interessados devem manifestar interesse no formulário de inscrição até 26 de abril.

Mais informações e o edital completo podem ser consultados no site ifsp.edu.br/processoseletivo.

Em Itapetininga, mulher com problema mental morre ao cair de ambulância em movimento

ITAPETININGA (G1) - Uma mulher de 52 anos morreu na tarde desta segunda-feira (13) após cair da ambulância em que era transportada em Itapetininga. Ela sofria de transtornos psiquiátricos e teria arrombado a porta da ambulância com um chute antes de cair na rua. Ela era transportada de Guareí (SP) ao Hospital Regional de Itapetininga.

Segundo o Pronto Atendimento de Guareí, a vítima morreu logo após a queda. Ainda segundo o PA, a mulher só foi transportada pela ambulância de Guareí porque havia se recusado a viajar no carro da filha. A mulher estava sendo transferida para ser medicada no Hospital Regional. Antes disso ela já tinha sido atendida no PA de Guareí.

Festa de São Jorge será realizada no próximo dia 26 em Tatuí

Tatuí prepara-se para uma das suas comemorações católicas mais antigas e recentemente resgatada. Já está tudo pronto e preparado para mais uma edição da Festa de São Jorge. O evento acontecerá no dia 26 de abril, domingo, com concentração agendada para a Avenida das Mangueiras, a partir das 9h. O evento é promovido pela Prefeitura de Tatuí com organização do Departamento de Cultura e Desenvolvimento Turístico e da Comissão de Cavaleiros de São Jorge. A expectativa é que mais de 200 cavaleiros participem do desfile.

A programação tem início às 10h, com a marcha dos cavaleiros pelas principais ruas do município, seguindo até o Alambique Artesanal Pinga Dos Ramos, no Jardim Bela Vista. Após o encerramento da procissão, os cavaleiros receberão uma bênção. A partir das 12h, haverá a premiação para os cavaleiros que se destacaram durante a festa, seguida do almoço caipira com moda de viola e música sertaneja até as 17h.

Segundo o diretor de Cultura e Desenvolvimento Turístico, Jorge Rizek, a estrutura da festa foi amplamente elogiada pelos cavaleiros em 2013 e 2014 e será mantida, porém com um novo ponto de chegada. “A escolha desse novo local atende uma sugestão da comissão Cavaleiros de São Jorge que gostaria de realizar a festa no tradicional alambique da cidade, que é inclusive um ponto de visitação de muitos turistas. A expectativa é que mais pessoas possam prestigiar o evento que está presente no hino da nossa cidade”, explicou.

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, lembrou que a celebração faz parte do calendário oficial de festas religiosas do município que, apesar da restrição orçamentária adotada este ano em todas as secretarias, será realizada em formato econômico, mas repleto de atrações. “Trata-se de um evento que se confunde com a nossa própria história de culto ao santo e também das tradições tropeiras, dos cavaleiros e amazonas. Uma festa sempre muito alegre, bonita e repleta de participação popular”, finalizou.

Mais informações e outros detalhes sobre a Festa de São Jorge podem ser obtidas pelo telefone (15) 3259-4135.

Revista e programa Vida e Saúde planejam magafeira de saúde no dia 31 de maio em Tatuí

Michelson e Teru
O editor da revista Vida e Saúde, Michelson Borges, e a apresentadora do programa televisivo Vida e Saúde, da TV Novo Tempo, Teru Gouveia, se uniram em uma pauta comum no domingo, dia 12 de abril, em Tatuí. Eles participaram de um programa sobre saúde mental. A programação contou com a entrevista de profissionais de saúde e a demonstração de receitas saudáveis pela Teru e pela Marcella, que tem um blog de receitas saudáveis. Os próximos cultos de domingo no templo adventista da Nova Tatuí serão dedicados ao ensino dos oito remédios naturais, princípios que foram apresentados em uma feira de saúde comunitária no mesmo domingo de manhã, dia 12. Os adventistas que vivem em Tatuí, onde está localizada a editora da denominação, planejam atender milhares de pessoas numa megafeira de saúde no dia 31 de maio. Enquanto isso, os responsáveis pela revista e o programa com o mesmo nome procuram integrar os dois veículos a fim de potencializar o ministério de ambos. No domingo que vem, o jornalista Michelson vai apresentar na Igreja Adventista de Nova Tatuí o tema “8 dicas do Fabricante”.

falecimentos

13/04/2015- ANTONIO SERGIO MACEDO AOS 76 ANOS
13/04/2015- PAULO PEDRO SILVA AOS 88 ANOS
11/04/2015- ALMIRO LOPES DE ARRUDA AOS 69 ANOS
10/04/2015- ALCIDES PIRES BUENO AOS 88 ANOS
10/04/2015- IVANI ZANQUETA CARRIEL AOS 73 ANOS
10/04/2015- PEDRA FELICIANO AOS 69 ANOS
10/04/2015- ELTON CRISTIANO AGUIAR RIBEIRO AOS 26 ANOS
09/04/2015- CLAUDIO DI GRAZIA AOS 84 ANOS
09/04/2015- CRISTINO RODRIGUES DE PAULA AOS 65 ANOS
09/04/2015- MARIA TEREZA DA COSTA SOUZA AOS 64 ANOS
08/04/2015- JOÃO FRANCISCO OLIVEIRA AOS 58 ANOS
07/04/2015- SANDRA REGINA BALTHAZAR CORREA AOS 58 ANOS
06/04/2015- DOURIVAL ANTONIO DA SILVA AOS 61 ANOS
05/04/2015- MILTON NUNES SOARES AOS 61 ANOS
05/04/2015- LEONILDA RAMOS AOS 96 ANOS
05/04/2015- MARIA CAMARGO DA SILVA AOS 87 ANOS
02/04/2015- EUGENIO ALVES CARRIEL FILHO AOS 67 ANOS

Jorginho do Sertão, a primeira música caipira gravada no Brasil

A música Jorginho do Sertão foi a primeira música caipira gravada no Brasil. Era o ano de 1929 e o folclorista tieteense Cornélio Pires, juntamente com sua turma, chamada Os Caipiras de Cornélio, que incluíam ninguém menos que Raul Torres, Jararaca e Ratinho, Mandi e Sorocabinha, o palhaço Ferrinho e a dupla Caçula e Mariano, estes respectivamente pai e tio do sanfoneiro Caçulinha, gravaram o primeiro disco de música caipira da história.

Jorginho do Sertão, a primeira moda de viola gravada, faz parte do folclore paulista e foi adaptada por Cornélio Pires e interpretada por Caçula e Mariano, com gravação em disco de 78 rotações (ou rpm). Percebam que no disco lemos “industria brazileira”, com ‘z’, como se escrevia na época. E o formato de 78 rpm determinou também o tamanho padrão das músicas caipiras, que antes eram enormes, e que a partir deste formato teriam apenas de 1 a 4 minutos.

O áudio original de Jorginho do Sertão pode ser encontrado no canal do YouTube do Centro Cultural São Paulo, mais especificamente na Discoteca Oneyda Alvarenga.

Clique em Veja Mais para ver a letra.

Jorginho do Sertão - Cornélio Pires - 1929 - a primeira gravação caipira


Tatuí em Foco (filme de Ricardo Rosendo)



segunda-feira, 13 de abril de 2015

Motorista para carro na Raposo Tavares para vomitar e morre atingido por caminhão

Por: Diário SP Online 

Um motorista parou o carro para vomitar e morreu atingido por um caminhão, na madrugada deste domingo (12), na Rodovia Raposo Tavares (SP-270). O caminhão não viu o veículo parado no meio da pista e bateu na traseira do carro. Havia neblina na hora do acidente.

Segundo a Polícia Rodoviária, outros dois homens se encontravam no carro, um deles ficou gravemente ferido e outro apenas com ferimentos leves. 

Vômito foi visto no chão pelos policiais que estiveram no local. Os passageiros feridos foram encaminhados ao Hospital Regional de Itapetininga. O caminheiro não ficou ferido.

O acidente ocorreu às 4h40 na altura do quilômetro 148, no sentido de Sorocaba a Itapetininga. De acordo com Polícia Rodoviária, o dono do Fiat Uno vinha de onde mora, Sarapuí, quando parou na pista ao passar mal, conforme informação da testemunha que estava no carro. O caminhoneiro que vinha atrás não conseguiu frear.

As informações são do portal G1.

Cadela morre picada por abelhas, e casal que socorreu é hospitalizado

Do G1- Uma cachorra morreu depois de ser atacada por abelhas na tarde deste domingo (12), segundo o Corpo de Bombeiros. O animal foi picado principalmente na região dos olhos dentro da casa onde vivia, em Tatuí. Marisa Piedemonte Gabriel e o marido dela, ambos de 56 anos, foram hospitalizados ao tentar socorrer a cachorra e outro cão de estimação. "Ao tentar salvar os cães nós levamos picadas dos pés à cabeça. Passamos algumas horas no hospital, mas ficamos melhor. A sorte é que minha filha que mora aqui e é alérgica não estava em casa."

Abigail, que era da raça blue heeler, tinha 6 anos de idade e morreu horas depois devido à paralisação de órgãos que foram atingidos pelo veneno da abelha, segundo Marisa. "Estamos muito tristes porque criamos ela desde filhote. Ela estava há anos na família, desde que a encontramos na rua. Quando ela estava sendo picada foi um desespero. Meu marido e eu tentamos socorrê-la, levamos a outro cômodo e batiamos para afastar os insetos, mas ela não resistiu às picadas", lamenta.

A cadela foi atacada no canil que fica nos fundos da casa, no Bairro Colina Verde. No local são criados outros quatro cães, mas apenas Abigail e um pitbull foram picados pelas abelhas - o outro cão está bem. Uma colmeia estava no telhado nos fundos da casa. "Não sei o motivo para o ataque das abelhas. Estava tudo calmo quando, de repente, o pitbull estava sendo atacado. Fomos socorrê-lo e logo depois as abelhas tinham cercado a Abigail", descreve.

Depois da ocorrência, os bombeiros espantaram as abelhas usando fumaça. Ainda não está definido o que será feito com a colmeia, já que exterminar os insetos é considerado um crime ambiental. Algumas das abelhas ficaram espalhadas pelo chão dos cômodos da casa. O inseto morre depois da picada porque parte de seu abdômen sai com o ferrão, segundo os bombeiros.
(Foto: Arquivo Pessoal/ Marisa Piedemonte)