sábado, 19 de julho de 2025

Conservatório de Tatuí promove o 30º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo

Entre os dias 19 e 25 de julho, programação artística intensa e gratuita oferece espetáculos, oficinas, performances e show da atriz e pianista Cida Moreira

Espetáculo estudantil: Cálice – o circo |  Foto: Geovana Andrieta

18/07/2025 |  O Conservatório de Tatuí realiza entre os dias 19 e 25 de julho a 30ª edição do FETESP – Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo. O evento proporciona ao público participante um grande intercâmbio cultural e de conhecimento entre grupos estudantis e profissionais das artes da cena, com atrações gratuitas que ocupam o Conservatório de Tatuí e diferentes espaços públicos e culturais da Cidade Ternura.

Neste ano, o Festival prepara uma programação intensa com mais de 25 atrações, entre elas as apresentações dos 8 projetos estudantis selecionados pela comissão avaliadora do evento, show da atriz e pianista Cida Moreira, espetáculos convidados, oficinas, mesas de debate, um cortejo de abertura e mais. Como principal objetivo, o FETESP busca promover um intercâmbio cultural entre grupos de artes cênicas, por meio de uma programação intensa, que este ano contará com criações em processo, espetáculos, residência artística, produção de material crítico, oficina e mesas de debate com a participação de estudantes e profissionais de diversas regiões do país.

Para Antonio Salvador, gerente artístico-pedagógico de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, o FETESP chega à sua 30ª edição celebrando o protagonismo estudantil como proposição artística educacional. “Após um hiato de 7 anos, o FETESP teve sua retomada em 2022 com novos contornos. Nessas trinta edições passamos por diversas fases, desde mostras competitivas ao formato de hoje, uma proposição de encontro, um formato mais imersivo, sem competição. O FETESP transformou-se num intercâmbio entre estudantes, profissionais e comunidade para praticarmos o exercício do fazer e refletir sobre as artes da cena. Para 2025, ano da trigésima edição, teremos a participação de grupos bastante numerosos de estudantes e esse foi o ponto de partida para desenharmos o mote da programação do evento: um exercício de permanência ao longo dos dias de Festival, que possibilita às pessoas participantes uma rica troca de saberes por meio de espetáculos, oficinas e uma infinidade de atividades pedagógicas. Esse intercâmbio envolve escolas livres, de ensino médio, fundamental, grupos profissionais já consolidados, docentes e outros”, explica.

As atividades ocupam diversos espaços da cidade, como uma forma de democratizar e disseminar o livre acesso à arte. Entre os locais escolhidos para a festividade deste ano, destaque para o Centro Cultural de Tatuí, Praça da Matriz, Praça Martinho Guedes, escolas e ginásios da cidade, além dos espaços culturais pertencentes ao Conservatório de Tatuí, como o Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga, Unidade 3, Salão Villa-Lobos e o Teatro Procópio Ferreira. “Uma das características importantes dessa retomada é esse caráter itinerante, da arte ocupando os lugares e sua democratização. Temos espetáculos sendo apresentados tanto nas unidades Conservatório de Tatuí quanto em escolas e importantes centros culturais da cidade. Outro exemplo disso, e que virou tradição, é o cortejo de abertura. Um abre alas, uma espécie de grito de carnaval, como nas escolas de samba, marcando o início dos trabalhos, convidando o público transeunte a desfilar, festejar, se expressar. E como este ano teremos uma edição tão simbólica, promovemos até um curso que preparou um bloco percussivo para embalar o desfile, com a Maria Carolina Simões, Mestra Regente do Bloco Pagu, de São Paulo”, comenta.

Os trabalhos apresentados são produzidos por grupos de teatro estudantis e profissionais, com artistas convidados de várias cidades paulistas, inclusive de outros estados do Brasil. Em 2025, a programação da 30ª edição do Festival contará com nomes tradicionais, como SP Escola de Teatro, Unicamp, UNESP e USP. Ainda este ano, completam o evento coletivos com a Cia Atuará, de Jundiaí; Labirinto do Meio Dia, de Gavião Peixoto; Grupo Sala 9, de Tatuí; Cia de Tal&Pá, de São Paulo; Berinjelas Fritas, de Vinhedo; além da participação especial da Cia. de Teatro e da primeira turma do curso de especialização em Teatro Musical, ambas do Conservatório de Tatuí.

Para integrar a seleção de projetos, os grupos e suas propostas artísticas passaram por uma Comissão Avaliadora composta por docentes e estudantes Conservatório de Tatuí. Dos mais de 60 projetos inscritos, a Comissão selecionou oito trabalhos, pautados na consistência artística e pedagógica, capacidade técnica de execução, relevância e inovação dos temas propostos pelos grupos.

Entre os grupos convidados a participar do Festival, Antonio Salvador destaca o espetáculo de abertura ‘Jacinta – Você só morre quando dizem seu nome pela última vez’, da Cia do Pássaro, Voo e Teatro. A montagem integra a chamada ‘Trilogia do Resgate’, projeto que revive personagens emblemáticas vítimas do apagamento histórico. Também em destaque nesta edição, a Cia Passo a 2 de Teatro, de São João del-Rei, Minas Gerais, apresenta ‘Por Visões’. Inicialmente concebida como uma palestra, a peça cria uma instalação artística no Salão Villa-Lobos, do Conservatório de Tatuí, usando quase 8 toneladas de pedras e convida as pessoas a participarem de uma reflexão que passeia por temas como o valor da confiança, o amor, diferenças, silêncios, conflitos.

Antonio Salvador destaca ainda o show de Cida Moreira, atriz, cantora e pianista – conhecida como a nobre dama do cabaré brasileiro. O evento gratuito, será realizado no dia 22, às 19h30, com classificação indicativa de 10 anos. Ao lado do piano, seu fiel escudeiro, Cida sobe ao palco do Teatro Procópio Ferreira para apresentar um compilado de seus espetáculos mais recentes. O público pode esperar canções como ‘Summertime’, ‘Menino bonito’, ‘Hora do almoço’, ‘Ciúme’, entre outras obras.


Sobre o FETESP

Criado por Moisés Miastkwosky e pelo então diretor do Conservatório de Tatuí, professor José Coelho de Almeida, homenageado deste ano, o Festival Estudantil de Teatro surgiu em 1977, inicialmente apenas no âmbito municipal, reunindo participantes das escolas de Tatuí e do recém-criado curso de teatro da instituição. Em pouco tempo, a iniciativa cultural tornou-se um grande movimento teatral na região e a partir de 1982 foi oficializado como evento estadual pelo Decreto nº 18.434/82.

Em 1992, passa a ser coordenado por Antonio Mendes (1958-2008). Durante os anos 1990 e 2000, o FETESP afirma-se como instrumento para o estímulo e a difusão de trabalhos teatrais vinculados a processos pedagógicos de formação fundamental, média, técnica e profissionalizante. Em 2008, o festival passa por modificações por meio da coordenação de Carlos Ribeiro. A 21ª edição do FETESP privilegiou o pensamento e o exercício crítico e o júri passou a ser composto por um representante de cada espetáculo concorrente, presidido por um profissional designado pelo Conservatório de Tatuí, fruto de um exercício crítico coletivo. Dessa forma, o FETESP seguiu transformando-se, com evolução de competitivo a estritamente pedagógico, que tem por objetivo a busca de vocação fundamental e intercâmbio entre estudantes e profissionais.

Em 2022, após um hiato de sete anos, o Festival é retomado em sua 27ª edição. Realizado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio da Sustenidos Organização Social de Cultura – atual gestora do Conservatório de Tatuí, o resgate do projeto marca uma grande reformulação dos moldes do FETESP: o evento foi atualizado e expandido, passando a ocupar diferentes espaços ao redor da cidade em uma semana de intensa programação cultural.


SERVIÇO:

30º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (FETESP)
Data: 19 a 25 de julho de 2025


Cortejo | ‘Só Vem’
Data: 19 de julho de 2025, sábado
Horário: 17h
Local: Praça da Matriz
Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: livre

Sinopse: O cortejo ‘Só Vem’ é o grito que anuncia o início da 30ª edição do FETESP! O festejo coletivo ocupa as ruas de Tatuí com arte, cenas, cores e sons, transformando o espaço urbano em um palco vivo e pulsante. Tem estandarte, tem perna de pau, tem alegria, tem pertencimento e liberdade, tem!

Em 2025, o tradicional abre alas do Festival terá a participação da turma integrante de ‘Ritmos e Ecos de um Cortejo: Percussão Popular Brasileira para Todos’, formação livre oferecida pelo Conservatório de Tatuí. Intitulado de ‘Ambiciosas e Impressionadas’, o conjunto percussivo formado apenas por mulheres sacudirá o público, e as ruas da cidade, com muito ijexá, baião e samba reggae. Maria Carolina Simões, Mestra Regente e docente do curso, é quem dita o compasso. Ao lado de estudantes, artistas e do público, o grupo faz o convite: Só vem!

Organizadores Adriana Afonso, João Fabbro, Erica Pedro. Mestra regente Maria Carolina Simões


--



Espetáculo convidado | Jacinta – Você só morre quando dizem seu nome pela última vez (Cia. do Pássaro, Voo e Teatro – São Paulo/SP)
Data: 19 de julho de 2025, sábado
Horário: 19h30
Local: Teatro Procópio Ferreira – Retire seu ingresso pela plataforma INTI
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: A peça é baseada no caso real de Jacinta Maria de Santana, mulher negra brasileira que, após sua morte, teve o corpo embalsamado e exposto como curiosidade científica, sendo usado em trotes estudantis por quase trinta anos na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na cidade de São Paulo. O espetáculo integra o projeto "Trilogia do Resgate", da Companhia do Pássaro. Projeto aprovado no Edital Fomento CULTSP PNAB nº 27/2024 | DIFUSÃO E CIRCULAÇÃO DE PROJETOS ARTÍSTICOS CULTURAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO

Idealização Cia do Pássaro - Voo e Teatro. Realização Proac - Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo - Cia do Pássaro - Voo e Teatro. Produção Plataforma – Estúdio de Produção Cultural. Texto e Direção Dawton Abranches. Elenco Gislaine Nascimento e Alessandro Marba. Musicista Camila Silva. Direção de Movimento Verônica Santos. Direção Musical Alexandre Guilherme. Concepção de Iluminação Alice Nascimento. Concepção de Cenário Pedro de Alcântara e Dawton Abranches. Concepção de Figurinos Pedro de Alcântara e Érika Bordin. Operação de Luz Rebeka Teixeira. Operação de Som Dawton Abranches. Costureira Érika Bordin. Direção de Produção Fernando Gimenes e Plataforma – Estúdio de Produção Cultural. Produção Executiva Alessandro Marba. Assistente de Produção e Contrarregra Irlley de Mello. Fotos Bob Sousa. Identidade Visual e Designer Gráfico Murilo Thaveira



--


Participação Especial | Ópera do Malandro (Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí - Tatuí/SP)
Data: 20 de julho de 2025, domingo
Horário: 14h
Local: Unidade 3 do Conservatório de Tatuí – Sala 9
Rua 11 de Agosto, 620 – Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 16 anos


Sinopse: Em 2025, a Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí, sob direção artística de Aysha Nascimento e direção musical de Salloma Salomão e Roberto Anzai, apresenta uma nova leitura de Ópera do Malandro, de Chico Buarque. Nesta adaptação, o foco se desloca dos grandes tubarões do crime e da política para dar voz aos que sempre estiveram à margem: o proletariado, as putas, os capangas — e, claro, Geni, que se ergue como símbolo de resistência e humanidade. Mantendo o espírito crítico e mordaz da obra original de 1978, a montagem atualiza a narrativa para refletir as urgências sociais e políticas do Brasil contemporâneo.

Elenco Alef Ramos, Andressa Lima, Camila Alomba, ⁠Camila Barbagallo, Gustavo Rolim, James Rocha, Kadu Dias, Kaião, Lohu Saron, Rafaela Gunther, Vic Domingues/Avik Dominik, Wagner Santos e Zuza. Banda Karen Pereira, Murilo Juvencio, Otávio Arruda e Vinícius Ost. Direção Aysha Nascimento. Assistência de direção João Fabbro. Direção Musical Salloma Salomão e Roberto Anzai Direção de movimento, preparação corporal e coreografias Rener Oliveira. Figurino Paula Fernandes. Costureiro Cristian Lourenço. Cenógrafo e cenotécnica Rager Luan. Iluminadora Gabriele Souza. Produtora da área de artes cênicas Vitória Cardoso. Bolsista de produção Ariele Barbosa. Bolsista de cenografia Felipe Xavier. Bolsistas de Iluminação/Som Ivan Freitas e Giuseppe Carlos Tomazela. Inspetor de grupos artísticos Diego Figueiredo. Texto Chico Buarque

--

Espetáculo estudantil | O amor na prática é sempre ao contrário (Núcleo Atuará – Atuará Escola de Teatro – Jundiaí/SP)
Data: 20 de julho de 2025, domingo
Horário: 16h
Local: Centro Cultural de Tatuí
Praça Martinho Guedes, 12, Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 10 anos

Sinopse: O nome disso é teatro. Um teatro que tenta falar de amor. Partindo da letra 'Ritual' (Cazuza), do texto 'Música para cortar os pulsos' (Rafael Gomes) e de outras canções e histórias de amor, 16 jovens atuantes vêm contar a história de 3 personagens, mostrando diferentes facetas de uma mesma pessoa; ou variadas versões de uma mesma história; ou possíveis variações desse mesmo sentimento: o amor.

Elenco Beatriz Salinas Santos, Gabriela Lopes Ferreira Moreira, Gabriel Ribeiro Mattos, Iara de Barros Malta, Isabella Freire Olanda, Isadora Torelli, Igor Villar Jorge, João Eduardo Arvelos e Silva, José Antonio Varela Suarez, Luísa Mezadri Mendonça, Maria Eduarda Cegobia Salles, Miguel Merlo Zaparoli, Olívia Makowski Ribeiro, Safira Valle, Sophia de Oliveira Gatti, Sophie Ribeiro Mattos. Direção Tábata Makowski. Texto original Rafael Gomes. Texto adaptado Tábata Makowski e turma. Iluminação Daniel Dutra. Cenários e Figurinos Tábata Makowski e turma. Trilha sonora Tábata Makowski e turma. Operação de som Tábata Makowski. Operação de luz Daniel Dutra.

--


Espetáculo estudantil | Mero (Berinjelas Fritas – Centro Educacional Eduardo Von Zuben – Vinhedo/SP)
Data: 20 de julho de 2025, domingo
Horário: 19h30
Local: Teatro Procópio Ferreira – Retire seu ingresso pela plataforma INTI
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: Livre


Sinopse: "Mero" conta a história do Senhor K, um burocrata que trabalha no Ministério da Pesca, mas nunca viu um peixe fora do supermercado. Um dia, ele é engolido por Mero, um peixe gigante que vive no fundo do mar. A peça aborda temas como gênero, meio ambiente e saúde mental.

Texto Sara Pinheiro. Direção Maria Clara Teixeira. Cenografia Ana Lu Geraldini, Maria Clara Teixeira e Rosa Zito. Figurino Rosa Zito Iluminação Ana Lu Geraldini Sonoplastia Maria Clara Teixeira e Gustavo Moura Elenco Heloá Rayane, Anna Clara Santos, Jhenifer Gabriella, Alex Henrique, Debora Bianca, Ana luiza dos Anjos Santana e Fernando Sousa Araujo.

--


Ação Pedagógica | Oficina – Quer participar de uma leitura dramática?

Data: 21 de julho de 2025, segunda-feira e terça-feira
Horário: das 9h às 12h
Local: Unidade 3 do Conservatório de Tatuí – Sala 4
Rua 11 de Agosto, 620 – Centro, Tatuí-SP
Público: adolescentes de 13 a 18 anos

Sinopse: Essa oficina é um convite: quer participar de uma leitura dramática da peça JOGO DAS POSSIBILIDADES? JOGO DAS POSSIBILIDADES é uma peça de teatro que foi escrita para ser lida ou encenada ou vista por adolescentes. Ou tudo isso. Os participantes desta oficina irão: conhecer a dramaturgia JOGO DAS POSSIBILIDADES; dialogar com a autora sobre a obra, sobre processos de criação em dramaturgia e afins; fazer parte do elenco da leitura dramática de JOGO DAS POSSIBILIDADES que acontecerá durante o 30º FETESP.

Com Tábata Makowski

Tábata Makowski (DRT 31918/SP) é atriz, dramaturga, professora de teatro e uma das artistas gestoras da ATUARÁ, escola de teatro da cidade de Jundiaí-SP. É Formada em Letras/USP, Cinema/FAAP e possui especialização em Dramaturgia pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Atualmente, cursa Mestrado em Artes da Cena, orientada pelo Prof. Dr. Marcos Barbosa, na Escola Superior de Artes Célia Helena. Estudou Teatro, sobretudo dramaturgia e interpretação, por meio de cursos e oficinas; em destaque: Círculo de Dramaturgias do CPT-Sesc; O Corpo Multifacetado, coordenado por Ana Cristina Colla (LUME); O Corpo como Fronteira, coordenado por Renato Ferracini (LUME); Summer Suzuki and Viewpoints Training, com SITI Company-NY; Skidmore SITI Summer Theater Workshop, com SITI Company-NY; Núcleo de Direção, Escola Livre de Teatro, coordenado por Claudia Schapira; Núcleo de pesquisa e montagem em teatro de rua, Escola Livre de Teatro, coordenado por Ana Roxo; Centro de Pesquisa Teatral (CPT), dirigido por Antunes Filho; Dramaturgia, no TUSP, coordenado por Rogério Toscano.

Escreveu dramaturgias originais e adaptações, para montagens profissionais e de grupos de alunos. Algumas dessas peças foram premiadas: É tudo família! recebeu APCA 2018, Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Juvenil e está no Catálogo Dramática Ibero-Americana do CELCIT; DIA recebeu 1º lugar no Prêmio Heleny Guariba 2010/2011; A AVIADORA recebeu menção honrosa no 3º Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina/Cepa Torta/Portugal.

--

Ação pedagógica | Fórum: Poéticas de Atuação (Cia Passo a 2 de Teatro – São João del-Rei/MG)
Data: 21 de julho de 2025, segunda-feira
Horário: das 9h às 12h
Local: Unidade 3 do Conservatório de Tatuí – Sala 5
Rua 11 de Agosto, 620 – Centro, Tatuí-SP

Sinopse: Conversas a partir do mote "Diálogos, pausas e silêncios: qual a questão?".

Este encontro entre a Cia Passo a 2 de Teatro e os professores, alunos e coordenadores do Conservatório de Tatuí, objetiva lançar perguntas sobre as práticas artísticas e pedagógicas no mundo atual.

Buscamos refletir sobre questões como: Como o processo de ensino e aprendizado é estruturado? Quais são os elementos essenciais desse processo? E qual o imaginário sobre o trabalho do ator/atriz é cultivado nesse contexto? Quais são os meios utilizados para difundir suas atividades e promover a democratização do acesso às artes na região? De que maneira os gestores, coordenadores e professores se envolvem com essas questões?

Com Cia Passo a 2 de Teatro


Formada em 2008 por membros da Escola Livre de Teatro de Santo André, SP, a cia dedica-se à investigação cênica em diálogo com outras linguagens artísticas, incluindo um olhar para questões pedagógicas e para uma terapêutica dos sentidos.


Com uma prática corporal, vocal e musical continuada, vinculada ou não a espetáculos, as ações do grupo se baseiam em abordagens, como: a pedagogia da cooperação, a Música do Círculo, a técnica Michael Chekhov de atuação, o Corpo Sensível e a Escola do Desvendar da Voz. Por meio dessas práticas, são investigados processos de autodesenvolvimento e de conexão com o outro, com o intuito de se ampliar a escuta e a atenção e enriquecer tanto a presença e a atuação cênica, quanto a qualidade de vida dos participantes.


Desde 2013, em uma dinâmica de descentralização, o núcleo principal da companhia, formado por Maria Cordélia e Juliana Monteiro, se instalou em São João del-Rei, interior de Minas Gerais, onde tem estabelecido trocas com artistas e comunidades locais, além de integrar egressos dos cursos de Teatro da Universidade Federal de São João del-Rei em suas atividades, expandindo e fortalecendo sua rede de pesquisa e criação.


--


Espetáculo estudantil | Mero (Berinjelas Fritas – Centro Educacional Eduardo Von Zuben – Vinhedo/SP)
Data: 21 de julho de 2025, segunda-feira
Horário: 10h
Local: Ginásio de Esportes Professor Jordão Canto e Silva
Rua Dionísio Campos Pedroso, 315, Jardim Santa Rita de Cássia – Tatuí/SP
Classificação indicativa: Livre


Sinopse: "Mero" conta a história do Senhor K, um burocrata que trabalha no Ministério da Pesca, mas nunca viu um peixe fora do supermercado. Um dia, ele é engolido por Mero, um peixe gigante que vive no fundo do mar. A peça aborda temas como gênero, meio ambiente e saúde mental.

Texto Sara Pinheiro. Direção Maria Clara Teixeira. Cenografia Ana Lu Geraldini, Maria Clara Teixeira e Rosa Zito. Figurino Rosa Zito Iluminação Ana Lu Geraldini Sonoplastia Maria Clara Teixeira e Gustavo Moura Elenco Heloá Rayane, Anna Clara Santos, Jhenifer Gabriella, Alex Henrique, Debora Bianca, Ana luiza dos Anjos Santana e Fernando Sousa Araujo.

--


Espetáculo estudantil | Cálice – o circo (Labirinto do Meio Dia – Oficinas Culturais da Secretaria da Cultura de Gavião Peixoto – Gavião Peixoto/SP)
Data: 21 de julho de 2025, segunda-feira
Horário: 16h
Local: Centro Cultural de Tatuí
Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro, Tatuí-SP
Classificação indicativa: livre

Sinopse: Um mistério que paira sob as lonas de um circo cerca uma família circense. Na trama essa família de artistas tenta desvendar um enigma se envolvendo em intrigas e desconfianças a fim de desvendar esse quebra cabeça. Ambientado no circo, a peça resgata a cultura circense e toca questões como a importância da vida, das relações humanas e a confiança.

Direção José Gobbo Neto. Produção Geovana Andrieta. Iluminação Paola Maia Alves. Contrarregra Letícia Anunciação Cruz e Anna Clara Casari Pavão. Elenco Millena Jesus, Moreira Trindade, Mariane dos Santos, Lara Tainá de Paiva, Vitória Oliveira de Souza, Rafael Anunciação Cruz, Carlos Vicente de Assis Souza, Henry Cristian Dos Santos, Vinícius Rodrigues de Souza, Kevin Dias da Silva e Gabriel Sampaio Martins.

--

Espetáculo estudantil | Tempus Fugit (Cia de Teatro Tal&Pá – Centro Cultural ArenArt de Artur Alvim – São Paulo/SP)
Data: 21 de julho de 2025, segunda-feira
Horário: 19h30
Local: Teatro Procópio Ferreira – Retire seu ingresso pela plataforma INTI
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: "O tempo é uma ilusão frágil. Quanto vale a vida que você ainda tem?”. Ambientada em uma comunidade isolada após um cataclismo global, a trama explora as tensões entre o desejo de sobrevivência e a busca por um propósito maior, o perigo das ideologias extremistas e a difícil relação da humanidade com seu planeta. “No final de todas as coisas, restará o eco das nossas escolhas.”

Direção Geral Val Oliveira. Direção de Atores Lucas Ruiz e Val Oliveira. Produção Musical Sol Oliveira e Tomé de Souza. Coreografia Pat Nogueira. Oficina de Atores Amanda Suterio. Preparação Vocal Sol Oliveira e Angelo Favero. Designer de Iluminação Rodrigo Damas. Cenografia Amanda Suterio, Paulo Volpato, Felipe Franti e Giovanna Guadanholi. Figurino Vini Nara. Ilustração e Designer Gráfico Matheus Cristhian. Contrarregras Matheus Cristhian, Amanda Suterio, Pat Nogueira e Lucas Ruiz. Apoio Helena de Oliveira e Aline Dourado. Elenco Aísha Pinheiro, Amanda Mota, Bianca Silva, Bya Briga, Ceci Bezerra, Daniel Dias, Estefany Pereira, Guilherme Ferreira, Guilherme Manfredi, Jéssica Nunes, João Vitor Camargo, Julho Milford, Lara Ruiz, Maria Flor, Mary Caires, Maxine Nascimento, Naylla Tarcha, Pablo Garcia, Raffael Nogueira, Sarah Nogueira, Thomas Gonçalves e Wellington Caires.

--


Ação Pedagógica | Oficina – Quer participar de uma leitura dramática?

Data: 21 de julho de 2025, segunda-feira e terça-feira
Horário: das 9h às 12h
Local: Unidade 3 do Conservatório de Tatuí – Sala 4
Rua 11 de Agosto, 620 – Centro, Tatuí-SP
Público: adolescentes de 13 a 18 anos

Sinopse: Essa oficina é um convite: quer participar de uma leitura dramática da peça JOGO DAS POSSIBILIDADES? JOGO DAS POSSIBILIDADES é uma peça de teatro que foi escrita para ser lida ou encenada ou vista por adolescentes. Ou tudo isso. Os participantes desta oficina irão: conhecer a dramaturgia JOGO DAS POSSIBILIDADES; dialogar com a autora sobre a obra, sobre processos de criação em dramaturgia e afins; fazer parte do elenco da leitura dramática de JOGO DAS POSSIBILIDADES que acontecerá durante o 30º FETESP.

Com Tábata Makowski

Tábata Makowski (DRT 31918/SP) é atriz, dramaturga, professora de teatro e uma das artistas gestoras da ATUARÁ, escola de teatro da cidade de Jundiaí-SP. É Formada em Letras/USP, Cinema/FAAP e possui especialização em Dramaturgia pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Atualmente, cursa Mestrado em Artes da Cena, orientada pelo Prof. Dr. Marcos Barbosa, na Escola Superior de Artes Célia Helena. Estudou Teatro, sobretudo dramaturgia e interpretação, por meio de cursos e oficinas; em destaque: Círculo de Dramaturgias do CPT-Sesc; O Corpo Multifacetado, coordenado por Ana Cristina Colla (LUME); O Corpo como Fronteira, coordenado por Renato Ferracini (LUME); Summer Suzuki and Viewpoints Training, com SITI Company-NY; Skidmore SITI Summer Theater Workshop, com SITI Company-NY; Núcleo de Direção, Escola Livre de Teatro, coordenado por Claudia Schapira; Núcleo de pesquisa e montagem em teatro de rua, Escola Livre de Teatro, coordenado por Ana Roxo; Centro de Pesquisa Teatral (CPT), dirigido por Antunes Filho; Dramaturgia, no TUSP, coordenado por Rogério Toscano.

Escreveu dramaturgias originais e adaptações, para montagens profissionais e de grupos de alunos. Algumas dessas peças foram premiadas: É tudo família! recebeu APCA 2018, Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Juvenil e está no Catálogo Dramática Ibero-Americana do CELCIT; DIA recebeu 1º lugar no Prêmio Heleny Guariba 2010/2011; A AVIADORA recebeu menção honrosa no 3º Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina/Cepa Torta/Portugal.

--

Ações pedagógicas | Oficina: Corpo Sensível (Cia Passo a 2 de Teatro – São João del-Rei/MG)
Data: 22 de julho de 2025, terça-feira
Horário: das 10h às 12h
Local: Unidade 3 do Conservatório de Tatuí – Sala 5
Rua 11 de Agosto, 620 – Centro, Tatuí-SP

Público: 14 anos


Sinopse: Baseada em alguns princípios do seitai-ho, educação corporal japonesa, esta oficina propõe o exercício de elementos como a escuta, a paragem, o diálogo com o espaço e sua relação com a cena.

Com Cia Passo a 2 de Teatro


Formada em 2008 por membros da Escola Livre de Teatro de Santo André, SP, a cia dedica-se à investigação cênica em diálogo com outras linguagens artísticas, incluindo um olhar para questões pedagógicas e para uma terapêutica dos sentidos.


Com uma prática corporal, vocal e musical continuada, vinculada ou não a espetáculos, as ações do grupo se baseiam em abordagens, como: a pedagogia da cooperação, a Música do Círculo, a técnica Michael Chekhov de atuação, o Corpo Sensível e a Escola do Desvendar da Voz. Por meio dessas práticas, são investigados processos de autodesenvolvimento e de conexão com o outro, com o intuito de se ampliar a escuta e a atenção e enriquecer tanto a presença e a atuação cênica, quanto a qualidade de vida dos participantes.


Desde 2013, em uma dinâmica de descentralização, o núcleo principal da companhia, formado por Maria Cordélia e Juliana Monteiro, se instalou em São João del-Rei, interior de Minas Gerais, onde tem estabelecido trocas com artistas e comunidades locais, além de integrar egressos dos cursos de Teatro da Universidade Federal de São João del-Rei em suas atividades, expandindo e fortalecendo sua rede de pesquisa e criação.

--

Espetáculo estudantil | Vazio agudo: uma utopia poluída (Coletivo Bando Dezoito – SP Escola de Teatro + USP + UNESP – São Paulo/SP)
Data: 22 de julho de 2025, terça-feira
Horário: 10h
Local: Escola Estadual Professor “Ary de Almeida Sinisgalli”
Rua Cecílio Boneder, 428 – Vila Nova Esperança, Tatuí-SP
Classificação indicativa: 10 anos

Sinopse: O espetáculo versa sobre a vivência de diversas corpas que atualmente habitam a cidade de São Paulo. A trajetória através do território perpassa monumentos históricos, populações marginalizadas e violências que se tornaram cotidianas, desmistificando a "cidade dos sonhos" onde tudo é possível.

Atuação, sonoplastia e direção Vitória Arocho e Silva. Atuação e figurino Cleide Helen Priscila de Souza. Atuação, dramaturgia e direção Thamires Cristina da Silva. Atuação e direção Isabela de Jesus Oliveira. Atuação e cenografia Isabella Soares Helias. Técnico de som e sonoplastia Isaque Santos Oliveira. Iluminação Leonardo Espinosa. Atuação Larissa Luisa Campos Reis, Ana Mikley Vinturini e Maria Eduarda Gonçalves Sousa Ferreira


--



Ações Pedagógicas | Painel de Intercâmbio 1
Data: 22 de julho de 2025, terça-feira
Horário: das 14h às 18h
Local: Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga
Rua São Bento, 808, Centro – Tatuí/SP



Sinopse: O Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil é parte da Red VQV – uma rede latino-americana de festivais de teatro adolescente que teve início em 2009 na Argentina. A primeira edição brasileira aconteceu em 2018 na cidade de Santo André. Tendo como um dos princípios fundantes da Red VQV o protagonismo jovem, a comissão organizadora do VQV Brasil, participa como parceira da 30⁰ edição do FETESP na mediação e apreciação dos espetáculos por meio de dois Painéis.

Serão duas rodas distribuídas durante a programação do festival onde os coletivos irão apreciar os trabalhos apresentados em um processo de escuta e debate em torno das relações estéticas, diferenças e afinidades entre as temáticas e pesquisas de encenação das obras. Cada grupo será responsável pela mediação do debate a partir da obra artística de outro grupo. Ao final do painel, com a ajuda das apreciadoras convidadas Marcus Groza e Ymoirá Micall, cada grupo irá elaborar um texto apreciativo do trabalho artístico de outro grupo.

--


Espetáculo convidado | Por Visões (Cia Passo a 2 de Teatro – São João del-Rei/MG)
Data: 22 de julho de 2025, terça-feira
Horário: 16h
Local: Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: Foi concebido como uma palestra teatral, estabelecendo um jogo que transita entre aquilo que ouvimos sem ver e aquilo que vemos sem ouvir. A peça utiliza o mito de Cassandra - mulher visionária que, por se opor ao desejo de Apolo, é desconsiderada, para discutir o valor das palavras e a crença que temos (ou nāo) nelas. Num cenário que se estabelece como uma instalação, à medida que a narrativa de Cassandra se infiltra no discurso proferido, a cena é transformada. Os códigos que compõem o contexto da conferência são revirados, permitindo o surgimento de outras camadas de leitura da situação em que as palestrantes, ora guerreiras, ora amantes, ora Cassandra e Apolo, são atravessadas pela trama. De maneira lúdica e poética, os espectadores são conduzidos a refletir sobre o valor da confiança, sobre violências perpetradas e o amor, as diferenças, o silêncio e a busca por uma outra via entre conflitos.

Direção e dramaturgia Maria Clara Ferrer. Atuação Juliana Monteiro e Maria Cordélia. Direção musical Maria Cordélia. Composições musicais Cia Passo a 2 de Teatro. Assessoria para o grego na canção O Kosmos Jean Pierre Kaletrianos. Orientação em captação sonora Morgana Martins. Preparação corporal Claudia Barreto Haddad. Design de cena e figurinos Phamela Dadamo. Orientação em logística e instalação cenográfica Taisa Campos. Iluminação e operação de luz Diego Machado. Assistente de direção e operação de câmera Luísa Amorim. Orientação em captação de imagens Marcius Barcelos. Fotos Phamela Dadamo, Rafael Nascimento e Lina Mintz. Design gráfico Murilo Thaveira. Webdesign gráfica e produtora executiva Alexa Vitória. Direção de produção e redes sociais Amora Pinheiro. Concepção e realização Cia Passo A 2 De Teatro. Apoio Na Sala Da Nossa Casa.

--

Show | Cida Moreira
Data: 22 de julho de 2025, terça-feira
Horário: 19h30
Local: Teatro Procópio Ferreira – Retire seu ingresso pela plataforma INTI
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 10 anos

Sinopse: Cida Moreira, a nobre dama do cabaré brasileiro, sozinha no palco com seu inseparável piano, faz uma mostra das canções dos seus últimos shows. Iniciou sua carreira profissional em 1977 na peça “A Farsa da Noiva Bombardeada” (dir. Márcio Aurélio), escrita por Alcides Nogueira. No mesmo ano, se reúne a Cacá Rosset, Luiz Roberto Galízia e Maria Alice Vergueiro ao Teatro do Ornitorrinco. Em 1980 estreia sua carreira solo com o show “Summertime” (dir. José Possi Neto), lançado em LP em 1981. Ao longo dos anos 80 grava outros três álbuns e participa como atriz de filmes como “Onda Nova” e “O Olho Mágico do Amor” (dir. José Antônio Garcia e Ícaro Martins). Em 1989, lança o icônico “Cida Moreira interpreta Brecht”, referência brasileira da obra do poeta alemão. De 1993 a 1995, fica em turnê com o show “Cida Moreyra canta Chico Buarque”. Ao longo dos anos 90 e 2000, participa de peças e filmes como “Elogio das Sombras” (dir. Denise Stoklos), “A Ópera do Fim do Mundo" (dir. Solange Farkas), “Ópera dos Crocodilos” (dir. Arrigo Barnabé) e “O Tronco” (dir. João Batista de Andrade), além de realizar turnês nacionais e internacionais. Em 2008 lança o álbum “Angenor”, em homenagem a Cartola. Em 2012 celebra os 30 anos de “Summertime” retornando ao formato voz e piano no álbum “A Dama Indigna” e ganha o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Gramado pelo filme “O Que Se Move” (dir. Caetano Gotardo). Lança em 2015 o álbum “Soledade”, que lhe rende o Prêmio Governador do Estado de Melhor Álbum. Em 2020 estreia no Canal Brasil o programa “Copo de Veneno” (dir. Murilo Avesso), lançado como álbum nas plataformas digitais, e em 2022 celebra seus 70 anos. Em 2023, reestreia o show “Leros e Boleros”, em homenagem a Sérgio Sampaio, ao lado de Ivan Gomes e Lê Coelho e se prepara para retornar a estúdio com um novo trabalho.

--

Espetáculo estudantil | O amor na prática é sempre ao contrário (Núcleo Atuará – Atuará Escola de Teatro – Jundiaí/SP)
Data: 23 de julho de 2025, quarta-feira
Horário: 10h
Local: Escola Estadual Professor ‘José Celso de Mello’
Rua Dr. Alberto Quinto Labronice, 55 – CDHU – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 10 anos

Sinopse: O nome disso é teatro. Um teatro que tenta falar de amor. Partindo da letra 'Ritual' (Cazuza), do texto 'Música para cortar os pulsos' (Rafael Gomes) e de outras canções e histórias de amor, 16 jovens atuantes vêm contar a história de 3 personagens, mostrando diferentes facetas de uma mesma pessoa; ou variadas versões de uma mesma história; ou possíveis variações desse mesmo sentimento: o amor.

Elenco Beatriz Salinas Santos, Gabriela Lopes Ferreira Moreira, Gabriel Ribeiro Mattos, Iara de Barros Malta, Isabella Freire Olanda, Isadora Torelli, Igor Villar Jorge, João Eduardo Arvelos e Silva, José Antonio Varela Suarez, Luísa Mezadri Mendonça, Maria Eduarda Cegobia Salles, Miguel Merlo Zaparoli, Olívia Makowski Ribeiro, Safira Valle, Sophia de Oliveira Gatti, Sophie Ribeiro Mattos. Direção Tábata Makowski. Texto original Rafael Gomes. Texto adaptado Tábata Makowski e turma. Iluminação Daniel Dutra. Cenários e Figurinos Tábata Makowski e turma. Trilha sonora Tábata Makowski e turma. Operação de som Tábata Makowski. Operação de luz Daniel Dutra.

--

Ações pedagógicas | Mesa de debates – 30 anos de FETESP
Data: 23 de julho de 2025, quarta-feira
Horário: das 10h às 12h
Local: Unidade 3 do Conservatório de Tatuí
Rua 11 de Agosto, 620 – Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: livre



--

Espetáculo estudantil – Manduka: Às Margens (Grupo Sala 9 – Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí – Tatuí/SP)
Data: 23 de julho de 2025, quarta-feira
Horário: 14h
Local: Unidade 3 do Conservatório de Tatuí – Sala 9
Rua 11 de Agosto, 620 – Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: livre

Sinopse: MANDUKA: Às Margens é o espetáculo-performance guiado por um pequeno rio e contado por seus habitantes: as casas, os moradores e o lixo. O Grupo Sala 9 te convida rio adentro, além de onde nos dá pé, para questionar o processo de marginalização nos centros urbanos.

Atuantes Arielle Barbosa, Camila Barbagallo, Giovanna Eça, Henrique Ribeiro, James Rocha, Julio Basile e Kaião. Técnico de som e luz Ivan Freitas. Produção Murilo Delesposti.

--

Espetáculo convidado | Por Visões (Cia Passo a 2 de Teatro – São João del-Rei/MG)
Data: 23 de julho de 2025, quarta-feira
Horário: 16h
Local: Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: Foi concebido como uma palestra teatral, estabelecendo um jogo que transita entre aquilo que ouvimos sem ver e aquilo que vemos sem ouvir. A peça utiliza o mito de Cassandra - mulher visionária que, por se opor ao desejo de Apolo, é desconsiderada, para discutir o valor das palavras e a crença que temos (ou nāo) nelas. Num cenário que se estabelece como uma instalação, à medida que a narrativa de Cassandra se infiltra no discurso proferido, a cena é transformada. Os códigos que compõem o contexto da conferência são revirados, permitindo o surgimento de outras camadas de leitura da situação em que as palestrantes, ora guerreiras, ora amantes, ora Cassandra e Apolo, são atravessadas pela trama. De maneira lúdica e poética, os espectadores são conduzidos a refletir sobre o valor da confiança, sobre violências perpetradas e o amor, as diferenças, o silêncio e a busca por uma outra via entre conflitos.

Direção e dramaturgia Maria Clara Ferrer. Atuação Juliana Monteiro e Maria Cordélia. Direção musical Maria Cordélia. Composições musicais Cia Passo a 2 de Teatro. Assessoria para o grego na canção O Kosmos Jean Pierre Kaletrianos. Orientação em captação sonora Morgana Martins. Preparação corporal Claudia Barreto Haddad. Design de cena e figurinos Phamela Dadamo. Orientação em logística e instalação cenográfica Taisa Campos. Iluminação e operação de luz Diego Machado. Assistente de direção e operação de câmera Luísa Amorim. Orientação em captação de imagens Marcius Barcelos. Fotos Phamela Dadamo, Rafael Nascimento e Lina Mintz. Design gráfico Murilo Thaveira. Webdesign gráfica e produtora executiva Alexa Vitória. Direção de produção e redes sociais Amora Pinheiro. Concepção e realização Cia Passo A 2 De Teatro. Apoio Na Sala Da Nossa Casa.

--

Espetáculo estudantil | Sete verbos para manter corpo viva (Grupo Sete Verbos – UNESP – São Paulo/SP)
Data: 23 de julho de 2025, quarta-feira
Horário: 19h30
Local: Teatro Procópio Ferreira – Retire seu ingresso pela plataforma INTI
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: A trajetória da existência é contada por trinta e nove corpos, a partir de suas memórias, suas lutas, histórias, sonhos e desejos. A encenação é um curto poema composto de sete verbos que experimentam fabular sobre ser-indivíduo, ser-comunidade: tudo é corpo, tudo é viva.

Direção Fab Trindad e Marcella Vicentini. Preparação corporal Lilian Vilela, Laura Puche e Dante Morais. Direção musical Mau Machado. Preparação vocal Wânia Storolli e Isabella Bottan. Provocadores cênicos Dafne Michellepis e Daniel Gonzalez Alvarez. Dramaturgia Criação Coletiva. Elenco Alyce Luna, Anaí Cacilhas, Beatriz Petroni, Brenda Petronilho, Camilla Benitez, Emmanuelly Berbel, Flavia Mayumi, Gian Vitor, Gustavo Nolla, iça Simeão, Isabella Bottan, Karoline Valença, Laura Aragão, Laura Puche, Lazuli Ansanelli, Letícia Karen, Lígia Martarelli, Lulu (cachorro), Matteo Lucca, Rafa Jacomini, Rafael Pira, Victor Avlis. Iluminação Ton Ribeiro. Assistência e operação de iluminação Pedro Alves e Sora Sena. Sonoplastia Fab Trindad. Operação de som Sassa Cauduro. Projeção de vídeo Fab Trindad. Operação de vídeo Alex Castilho. Técnica Dani Avilez. Cenotecnia Ana Valim e Beatriz Souza.

--

Ações pedagógicas | Mesa de debate: Perspectivas e desafios da profissionalização em Arte (Mediação Valéria Rocha e Douglas Emilio)
Data: 24 de julho de 2025, quinta-feira
Horário: das 9h30 às 12h
Local: Unidade 3 do Conservatório de Tatuí – Sala 9
Rua 11 de Agosto, 620 – Centro – Tatuí/SP



--

Espetáculo estudantil – Manduka: Às Margens (Grupo Sala 9 – Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí – Tatuí/SP)
Data: 24 de julho de 2025, quinta-feira
Horário: 10h
Local: E.E. Professora ‘Lienette Avallone Ribeiro’
Rua Professor Licínio Alves da Cruz, 140 – Parque Santa Maria – Tatuí/SP
Classificação indicativa: livre

Sinopse: MANDUKA: Às Margens é o espetáculo-performance guiado por um pequeno rio e contado por seus habitantes: as casas, os moradores e o lixo. O Grupo Sala 9 te convida rio adentro, além de onde nos dá pé, para questionar o processo de marginalização nos centros urbanos.

Atuantes Arielle Barbosa, Camila Barbagallo, Giovanna Eça, Henrique Ribeiro, James Rocha, Julio Basile e Kaião. Técnico de som e luz Ivan Freitas. Produção Murilo Delesposti.

--

Espetáculo estudantil | Vazio agudo: uma utopia poluída (Coletivo Bando Dezoito – SP Escola de Teatro + USP + UNESP – São Paulo/SP)
Data: 24 de julho de 2025, quinta-feira
Horário: 16h
Local: Centro Cultural de Tatuí
Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro, Tatuí-SP
Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: O espetáculo versa sobre a vivência de diversas corpas que atualmente habitam a cidade de São Paulo. A trajetória através do território perpassa monumentos históricos, populações marginalizadas e violências que se tornaram cotidianas, desmistificando a "cidade dos sonhos" onde tudo é possível.

Atuação, sonoplastia e direção Vitória Arocho e Silva. Atuação e figurino Cleide Helen Priscila de Souza. Atuação, dramaturgia e direção Thamires Cristina da Silva. Atuação e direção Isabela de Jesus Oliveira. Atuação e cenografia Isabella Soares Helias. Técnico de som e sonoplastia Isaque Santos Oliveira. Iluminação Leonardo Espinosa. Atuação Larissa Luisa Campos Reis, Ana Mikley Vinturini e Maria Eduarda Gonçalves Sousa Ferreira


--

Espetáculo estudantil | Azimute (Cia. Fresquinha – UNICAMP – Campinas/SP)
Data: 24 de julho de 2025, quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Teatro Procópio Ferreira – Retire seu ingresso pela plataforma INTI
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP

Classificação indicativa: 10 anos

Sinopse: Como capturar as palavras? Como narrar a travessia de se estar no mundo? A peça tem como ponto de partida os diários de bordo dos velejadores Amyr e Tamara Klink. O elenco questiona relações familiares, gênero, o direito à narrativa e a construção de hegemonias políticas. AZIMUTE revela o não dito através de um seminário cênico construído de dissonâncias.

Direção Lara Duarte. Orientação Fernanda Machado. Elenco Aline Dantas, Ana Berlendis, Antero Vilela, Bárbara Consales, Beatriz Nani Riper, Érica Natalense, João Cirillo e Julia Rocha. Música Fran Castro, Jas, Luiz Leder e Vinícius Vanzella. Dramaturgia Concepção coletiva. Concepção de iluminação Beatriz Nani Riper, Érica Natalense e Julia Rocha. Operação de luz Yasmin Florentino. Apoio teórico Alessandra Montagner. Produção O grupo.


--

Ações pedagógicas | Lançamento de livros
Data: 25 de julho de 2025, sexta-feira
Horário: das 10h às 12h
Local: Unidade 3 do Conservatório de Tatuí – Sala 8
Rua 11 de Agosto, 620 – Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa:

Sinopse: Lançamento dos livros “Teatro, afeto e adolescências periféricas” e “Um rio grande demais pra se navegar com pressa” de Lígia Helena; e “Para o mundo aumentar de tamanho: formação de espectadores, mediação teatral e acessibilidade”, de Thiago de Castro Leite

No livro “Teatro, afeto e adolescências periféricas”, a autora traça o que chama de “Pistas para uma escrita sobre uma pedagogia do afeto”, traçando linhas entre a experiência de vínculo formadas com 10 adolescentes (hoje jovens) periféricos moradores do Jardim Marek e região e de sua própria formação como educadora no encontro com eles e elas.

Já em “Um rio grande demais pra se navegar com pressa”, contos, cenas, poesias, crônicas narram o testemunho de uma educadora de teatro do processo de tornar-se adolescente, e, inevitavelmente, adulto quando se é uma ‘sujeita’ ou um ‘sujeito periférico’.

Publicado em 2024, “Para o mundo aumentar de tamanho: formação de espectadores, mediação teatral e acessibilidade”, de Thiago de Castro Leite, integra a coleção Pedagogia do Teatro/Artes Cênicas da editora HUCITEC e reúne reflexões filosóficas e análises de dois projetos de Formação de Espectadores. O primeiro deles, trata-se do Programa Formación de Espectadores, de Buenos Aires, Argentina. O segundo, do projeto Ações para suspender o tempo, realizado pela Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí no ano de 2021, junto a estudantes de Ensino Médio da cidade e associados da APODET – Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí.

Fruto da pesquisa de doutorado do autor, a obra se debruça sobre a figura do espectador – mais especificamente, sobre os elementos constitutivos de sua experiência e dos efeitos dessa no modo como se relaciona com o mundo. Recorrendo à metáfora de uma viagem mar afora, Thiago tece sua narrativa, reunindo fatos observados e práticas desenvolvidas junto a estudantes de artes cênicas e música do Conservatório de Tatuí, no intuito de construir novos elos com espectadores da cidade.

Sobre os(as) autores(as)

Lígia Helena é arte-educadora, atriz e escritora. Doutoranda em Ciências pelo Programa Mudança Social e Participação Política da EACH-USP com a pesquisa "Afeto radical: a educadora, o educador se faz enquanto caminha", orientadora artístico pedagógica do Espaço Comunitário Quixote, coordenadora pedagógica da Escola Itinerante de Teatro e integrante da comissão organizadora do Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil.

Thiago de Castro Leite é ator, pesquisador e pedagogo teatral. Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), é graduado no curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). De 2017 a 2019, atuou como professor colaborador no Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART-UDESC). Ator-pesquisador da Nossa Trupe Teatral, grupo sediado na cidade de Tatuí desde 2011, integra também a La Luna Cia de Teatro (Canelinha/SC) desde 2018. Entre 2021 e 2022, foi coordenador da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, onde atuou como professor de Artes Cênicas de 2016 a 2025. Atualmente, é professor adjunto do curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Como autor, tem produzido reflexões no âmbito da pedagogia do teatro e da filosofia da educação – mais especificamente, dedicando-se aos temas do teatro na escola, da formação de artistas da cena, da formação de espectadores e da acessibilidade em teatro.

--

Ações pedagógicas | Painel de intercâmbio 2
Data: 25 de julho de 2025, sexta-feira
Horário: das 14h às 18h
Local: Auditório de Unidade Chiquinha Gonzaga do Conservatório de Tatuí
Rua São Bento, 808 – Centro – Tatuí-SP
Classificação indicativa: 10 anos



--

Participação especial | Cabaret dos Bichos (Curso de Especialização em Teatro Musical do Conservatório de Tatuí – Tatuí/SP)
Data: 25 de julho de 2025, sexta-feira
Horário: 19h30
Local: Teatro Procópio Ferreira – Retire seu ingresso pela plataforma INTI
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 10 anos

Sinopse: A fábula de George Orwell ganha adaptação musical inspirada nos cabarés alemães e no teatro épico. Animais se rebelam contra seu dono e tentam criar uma sociedade igualitária, mas os porcos, ao assumirem o poder, passam a repetir os abusos anteriores. Com texto de Zé Henrique de Paula e músicas de Fernanda Maia.

Estudantes Adeildo da Silva Rodrigues Junior, Beatriz Pires Delesposti dos Santos, Daniel Júnior Correia de Souza, Fernanda Quésia Rodrigues Alves, Guilherme Fontão, Isabela Fernanda Lima de Matos, José Matheus Alheiros Marinho, Letícia Oliveira de Napoli, Lisa Marie Bittar, Lucas Migliorini Teodoro Petruli, Mariana de Moraes Pandagis Emygdio, Marjorie Blaitt Dias, Nicoli Cristina Montanaro de Oliveira, Pedro Henrique Andreotti Dotta da Silva, Tamara Maria Vieira Chiavegato, Thiago Eugenio de Oliveira, Tiago Augusto Marcos, Vinicius de Mello Vieira e Wellington Alex Idra Rodrigues. Direção geral Davi Tápias. Direção musical Guilherme Gila. Texto e letras Zé Henrique de Paula. Músicas Fernanda Maia. Preparação vocal Aurora Dias. Preparação física e coreografias Douglas Emilio. Figurino Ùga agÚ. Costureiro Cristian Lourenço. Cenografia Nathalia Campos. Iluminação Wagner Antonio e Dimitri Luppi. Músicos Edson Piza (piano) e Enzo Delesposti (percussão). Produção Vitória Cardoso. Estudante de visualidades da cena Vincenzo Daldoss. Bolsista de cenografia Xavier de Sá. Bolsistas de iluminação Giuseppe Tomazela, Vik Miranda e Ivan Freitas Tavares. Bolsista de produção Giovanna Eça. Estudantes que compõem a equipe de cenografia Gabriel Longui, Jhony Furlaneto, Vik Miranda, Manu Moraes, Matheus Alheiros, Guilherme Fontão, Lucas Petruli e Allex Pereira.


Confira todos os detalhes da programação da 30ª edição do Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo, na Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí.
Mais informações: (15) 3205-8434


***


O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Instituto da Motiva, Zanchetta, Cipatex, Drogal, Marquespan, Sicoob


Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 3.000 estudantes anualmente, vindos(as) de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.


Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área cultural que já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas em 25 anos de atuação. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, do Conservatório de Tatuí e do Musicou, além do projeto especial MOVE e o festival Big Bang. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de São Paulo e outras, de empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.




























CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP, CEP 18270-820

Tel.: (15) 3205-8444

Funcionamento: segunda a sexta, das 08h às 17h e das 18h às 22h
Bilheteria: terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h. Para eventos realizados às segundas-feiras, aos sábados, domingos e feriados, a bilheteria também abrirá duas horas antes da apresentação.

www.conservatoriodetatui.org.br

Informações para a Imprensa:

Conservatório de Tatuí


Setor de Comunicação
Equipe | comunicacao@conservatoriodetatui.org.br (15) 3205-8441


Assessoria de imprensa
Fernanda Yizuka | comunicacao@conservatoriodetatui.org.br (11) 94982-7688

Gerência de Comunicação
Sabrina Magalhães | sabrina.magalhaes@conservatoriodetatui.org.br (19) 99774-0110


Secretaria da Cultura, Economia e Indústria
Criativas do Estado de São Paulo

(11) 3339-8062 / (11) 3339-8585
imprensaculturasp@sp.gov.br







Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram
Twitter | LinkedIn | YouTube















CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP, CEP 18270-820

Tel.: (15) 3205-8444

Funcionamento: segunda a sexta, das 08h às 17h e das 18h às 22h
Bilheteria: terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h. Para eventos realizados às segundas-feiras, aos sábados, domingos e feriados, a bilheteria também abrirá duas horas antes da apresentação.

www.conservatoriodetatui.org.br



Informações para a Imprensa:


Conservatório de Tatuí

- Assessoria de Imprensa
Máquina Cohn & Wolfe| conservatoriodetatui@maquinacohnwolfe.com | (11) 3147-7900

Ricardo Marques – direção |ricardo.marques@maquinacohnwolfe.com | (11) 3147 7442

Vânia Goersch – gerência | vania.goersch@maquinacohnwolfe.com | (11) 3147 7263

Adriana Monori – atendimento | adriana.monori@maquinacohnwolfe.com | (11) 3147 7263

- Gerência de Comunicação
Sabrina Magalhães | sabrina.magalhaes@conservatoriodetatui.org.br (19) 99774-0110


Secretaria de Cultura de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162

(11) 98849-5303 (plantão)

imprensaculturasp@sp.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário